Condropatia patelar – Lesões da cartilagem do joelho – Aprenda mais 

condropatia joelho

Condropatia é uma doença que acomete a cartilagem, podendo comprometer qualquer tipo de articulação, como os dedos, quadril, joelho, entre outras.

Comumente, o problema acontece com maior frequência entre a patela e o fêmur, chamada tróclea.


Anatomia do joelho

Anatomia do joelho

O joelho é composto pela junção de três ossos, o fêmur, a tíbia e patela, a qual é movimentada durante a flexão e extensão do membro, possuindo uma cartilagem mais espessa, para que esse deslizamento ocorra sem prejudicar as estruturas. 

A cartilagem é um tecido conjuntivo, rígido, e avascular, devido a isso possui uma cicatrização mais lenta, constituída de células chamadas de condrócitos e colágeno.

Esse tecido, possui a função de revestimento das superfícies articulares, proteção contra atrito entre os ossos, e sustentação de algumas partes do corpo.


Sintomas da Condropatia Patelar

O sintoma mais comum é dor na região anterior do joelho.

SintomaDescrição
DorDor na frente do joelho, principalmente ao dobrar ou ajoelhar.
VermelhidãoA área ao redor da rótula pode ser sensível ao toque.
InchaçoO joelho pode inchar e ficar rígido.
RigidezO joelho pode ficar rígido, especialmente ao acordar.
Sensação de estalidoUma sensação de clique ou estalo pode ser sentida no joelho ao dobrá-lo ou endireitá-lo.
FraquezaO joelho pode parecer fraco e ceder facilmente.


Como a condropatia surge?

Anatomia Do Joelho
Anatomia Do Joelho

Quando ocorre algum problema nesse local, ou seja, quando a cartilagem que reveste a patela apresenta sinais de fissura, e desgaste, acontece a chamada Condropatia Patelar.

A doença ocorre devido ao excesso de uso, e com o passar dos anos, muitas pessoas apresentam esse desgaste, porém em algumas ele pode ser mais severo por diversos fatores. 

A cartilagem articular, também conhecida como cartilagem hialina, são capazes de suportar altas cargas, e possibilita que ocorra a movimentação sem dor, porém traumas, doenças e condições anormais de cargas, poderão afetá-la.

Sabe-se que a cartilagem hialina possui quatro camadas, a superficial, intermediária, profunda e calcificada.

Quando acometida pela Condropatia, o grau da doença irá depender da camada que foi afetada, assim como sua progressão, podendo chegar ao osso subjacente ou subcondral.

  • Grau 1 = lesão inicial, atingindo camadas mais externas
  • Grau 2 = quando ocorre pequenas fissuras
  • Grau 3 = quando possui fissuras mais profundas,
  • Grau 4 = começa a ter atrito osso com osso
  • Grau 5 = cartilagem já está toda comprometida, e possui um desgaste mais severo.


Causas da Condropatia 

caimbra corredores dor nas pernas

A Condropatia é um problema comum, acometendo cerca de 70 a 80% de pessoas pelo mundo.

Sua principal causa é o excesso de pressão entre a patela e a tróclea femoral, devido ao amolecimento da cartilagem, e incapacidade de absorver a força pela qual é submetida.

Além disso, se a pessoa possui um histórico familiar com esse tipo de problema, as chances de desenvolver são grandes.

Outros fatores que podemos citar são, sexo, pois acomete em sua grande maioria mulheres, obesidade, reumatismo, traumas, uso em excesso, esportes de alto impacto, entre outros. Conforme dito anteriormente, a cartilagem por ser um tecido avascular, uma vez lesada, a possibilidade de haver um reparo, é praticamente nula. 

Geralmente, é mais frequente em pessoas com mais de 30 anos, porém por alguns motivos, pode ser que acometa pessoas mais jovens.

CausaDescrição
Lesão TraumáticaLesão da patela devido a um golpe direto ou queda.
Lesões por uso excessivoEsforço repetido e tensão na patela devido a corrida excessiva, salto ou outra atividade física.
Desgaste relacionado à idadeA quebra natural da cartilagem e outros tecidos devido à idade.
Instabilidade ligamentarLigamento e tendões enfraquecidos ou tensos que sustentam a patela, levando à instabilidade.
Desequilíbrio mecânicoDesequilíbrio muscular ou desalinhamento dos ossos que podem levar ao deslocamento anormal da patela.
OsteoartriteInflamação da articulação devido à artrite.

Mulheres fazem parte da classe mais propensa a desenvolver o problema, podendo ser devido a estrutura anatômica do joelho. 

Outra causa importante, é quando a pessoa apresenta um desequilíbrio muscular, por alterações biomecânicas, podendo gerar uma sobrecarga no joelho, afetando o osso subcondral, o qual está localizado atrás da cartilagem do joelho, causando a dor. 


Sinais e Sintomas 

O principal sintoma é a dor localizada na frente do joelho, crepitação, sensação de choque, dor no tendão patelar, localizado abaixo da patela, e na lateral do joelho.

A condropatia é uma doença lenta, que vai acometendo gradualmente, começando com um leve desconforto, e se agravando com o passar dos anos, causando dor ao andar, correr, sentar, subir e descer escadas. 

Como falado anteriormente, essa doença pode atingir várias articulações do corpo, e os sintomas vão variar de acordo com o local afetado, mais basicamente a pessoa sentirá dor, dificultando os movimentos.

Em alguns casos pode ser observado inchaço, perda de força muscular.

No joelho, ocorre a sensação que está saindo do lugar, e em casos mais graves pode levar a incapacitação, necessitando o uso de próteses. 

Quando ocorre danos no tecido cartilaginoso, pode haver um processo inflamatório, onde o líquido sinovial, presente entre as articulações, comece a ser produzido em excesso, causando a chamada “água no joelho”.


Diagnóstico 

raio-x joelho

O diagnóstico é clínico, onde durante a consulta o médico irá investigar sintomas, início da dor, localização, presença de inchaço, se há perda de força, analisar a mobilidade da articulação, manchas na pele, e testes para avaliação. 

Para confirmar o diagnóstico é feito exames de imagem, como radiografias para detectar a diminuição do espaço articular, edemas, e alterações, tomografia, ultrassonografia, e ressonância magnética. 

Em alguns casos, poderá ser feito uma análise do líquido sinovial, chamado de punção articular. 

DiagnósticoDescrição
Exame FísicoUm exame físico para avaliar a amplitude de movimento e a força do joelho, bem como para detectar qualquer sensibilidade ou inchaço.
Raio XUma radiografia para avaliar quaisquer alterações estruturais na patela ou nas estruturas circundantes.
Ressonância magnéticaAvalia qualquer dano nos tecidos moles, como rupturas de cartilagem ou ligamentos.
UltrassomUm exame para avaliar qualquer sinal de inflamação ou acúmulo de líquido.
Exames de sangueUma variedade de exames de sangue para verificar qualquer sinal de infecção, inflamação ou distúrbios metabólicos.


Tratamento da condropatia

fisioterapia dor na patela tendinopatia

O tratamento inicial da doença é conservador, evitando que ocorra progressão, aliviando a dor e com fortalecimento muscular.

Durante o tratamento, a fisioterapia será importante para alívio da dor, utilizando técnicas de liberação miofascial, eletroterapia, mobilização articular, laser para melhorar o quadro inflamatório, e principalmente fortalecimento muscular.


Fisioterapia para condropatia

  1. Controle da dor: a fisioterapia pode ajudar a reduzir a dor causada pela condropatia patelar diminuindo a inflamação e aumentando a amplitude de movimento. Por meio do uso de terapia manual, alongamento e exercícios corretivos, os fisioterapeutas podem ajudar a reduzir a dor e melhorar a mobilidade.
  2. Fortalecimento: a fisioterapia pode ajudar a fortalecer os músculos, tendões e ligamentos ao redor do joelho que sustentam a patela e ajudam a reduzir o estresse colocado na articulação. Exercícios de fortalecimento, como conjuntos de quadríceps e isquiotibiais, exercícios de força glútea e exercícios de abdução do quadril podem ajudar a melhorar a estabilidade geral do joelho.
  3. Alongamento: exercícios de alongamento podem ajudar a melhorar a flexibilidade dos músculos e tendões ao redor do joelho e ajudar a reduzir o risco de novas lesões. O alongamento também pode ajudar a melhorar a amplitude de movimento, o que é importante para o bom funcionamento do joelho.
  4. Treinamento de equilíbrio e propriocepção: O treinamento de equilíbrio e propriocepção pode ajudar a melhorar a coordenação e a estabilidade em torno da articulação do joelho, o que pode ajudar a reduzir o risco de novas lesões. Esse tipo de treinamento também pode ajudar a melhorar a função do joelho e reduzir a dor.
  5. Educação Postural: A educação postural pode ajudar a melhorar a postura e o alinhamento da articulação do joelho e ajudar a reduzir o risco de novas lesões. Os fisioterapeutas podem fornecer educação sobre postura adequada e mecânica corporal para ajudar a melhorar a saúde geral do joelho e reduzir a dor.
  6. Mobilização de tecidos moles: a mobilização de tecidos moles pode ajudar a melhorar a circulação ao redor da articulação do joelho e diminuir a tensão muscular. Por meio do uso de técnicas de terapia manual, como massagem, liberação miofascial e mobilização articular, os fisioterapeutas podem ajudar a reduzir a dor e melhorar a função do joelho.


Modalidades terapêuticas na fisioterapia para dor no joelho

Modalidades de FisioterapiaBenefícios
Terapia de calorAumenta o fluxo sanguíneo para a área afetada, ajuda a diminuir a dor e relaxa os músculos.
Terapia com GeloDiminui a inflamação e a dor, ajuda a reduzir o inchaço e entorpece a área.
UltrassomAumenta a circulação, diminui a dor e ajuda a relaxar os músculos tensos.
Estimulação Elétrica (TENS)Diminui a dor, ajuda a relaxar os músculos e aumenta a amplitude de movimento.
LaserterapiaDiminui a inflamação e a dor, aumenta a circulação e ajuda a relaxar os músculos.
MassagemAjuda a reduzir a dor, aumenta a circulação e relaxa os músculos tensos.
AlongamentoAumenta a amplitude de movimento, ajuda a reduzir a dor e aumenta a flexibilidade.


Ácido Hialurônico – Infiltração Articular

Alguns casos, onde a dor persiste mesmo após tratamento fisioterápico, poderá ser feito aplicação de ácido hialurônico, onde o procedimento é realizado no próprio consultório médico, com objetivo de diminuir o processo inflamatório, melhora da viscosidade do líquido sinovial, estabilização da degeneração da cartilagem, estímulo de produção de colágeno, e analgesia.

  • Redução da dor: as injeções de ácido hialurônico podem ajudar a reduzir a dor causada pela condropatia patelar. Ao atuar como lubrificante, o ácido pode reduzir o atrito e a inflamação causada pelo desalinhamento da articulação do joelho.
  • Mobilidade aprimorada: ao reduzir a quantidade de fricção e inflamação na articulação do joelho, as injeções de ácido hialurônico podem melhorar a mobilidade. Isso permite que o paciente volte às suas atividades normais sem sentir dor ou desconforto.
  • Inchaço reduzido: as injeções de ácido hialurônico podem reduzir o inchaço causado pela condropatia patelar. O ácido atua como um anti-inflamatório natural, ajudando a reduzir a inflamação, o que pode reduzir o inchaço.
  • Função articular aprimorada: ao reduzir o atrito, a inflamação e o inchaço, as injeções de ácido hialurônico podem ajudar a melhorar a função articular. Isso pode ajudar o paciente a se mover mais livremente e reduzir o risco de mais danos à articulação do joelho.
  • Maior conforto: as injeções de ácido hialurônico podem ajudar a reduzir a dor e melhorar a mobilidade, o que pode ajudar a aumentar o nível geral de conforto do paciente.


Tratamento por Ondas de Choque

  • Redução da dor – A terapia por ondas de choque pode reduzir a dor associada à dor no joelho, visando a fonte da dor e usando pulsos de ondas sonoras para romper o tecido cicatricial.
  • Redução da inflamação – A terapia por ondas de choque pode reduzir a inflamação na articulação do joelho ao romper o tecido cicatricial e estimular a produção de proteínas antiinflamatórias.
  • Aumento da flexibilidade e mobilidade nas articulações – A terapia por ondas de choque pode ajudar a aumentar a flexibilidade e a mobilidade na articulação do joelho ao romper o tecido cicatricial e aumentar o fluxo sanguíneo para a área afetada.
  • Redução da necessidade de medicamentos para dor de longo prazo – A terapia por ondas de choque pode reduzir a necessidade de medicamentos para dor de longo prazo, visando a fonte da dor e reduzindo a inflamação.
  • Melhora a circulação na área afetada – A terapia por ondas de choque pode melhorar a circulação na área afetada, aumentando o fluxo sanguíneo para a área e rompendo o tecido cicatricial.
  • Estimula a regeneração de novos tecidos – A terapia por ondas de choque pode estimular a regeneração de novos tecidos na articulação do joelho, rompendo o tecido cicatricial e estimulando a produção de fatores de crescimento.
  • Diminuição do tecido cicatricial – A terapia por ondas de choque pode diminuir o tecido cicatricial na articulação do joelho ao romper o tecido cicatricial e promover o crescimento de um novo tecido.


Medicamentos para dor

Além disso, também poderá ser indicado uso de medicamentos para melhora do quadro. Vale ressaltar que o melhor tratamento deverá ser indicado após consulta médica, e realização de exames, somente ele poderá avaliar qual melhor maneira de tratar.

Para ser observado uma melhora durante o tratamento conservador, o tempo é de 6 a 12 semanas, e se persistir, outras medidas serão tomadas. 

Existem algumas recomendações, as quais são importantes para os portadores de Condropatia, tais como evitar ficar ajoelhado por muito tempo, manter o peso corporal, para evitar sobrecarga no joelho, fortalecimento de quadríceps, usar gelo para aliviar a dor, e evitar subir e descer escadas na primeira fase do tratamento. 


Opções iniciais de medicamentos incluem

DrogaTipo
IbuprofenoAntiinflamatório não esteróide (AINE)
NaproxenoAntiinflamatório não esteróide (AINE)
ParacetamolAnalgésico
DipironaAnalgésico
DiclofenacoAntiinflamatório não esteróide (AINE)
CelecoxibeAntiinflamatório não esteróide (AINE)
Corticosteróides (Prednisona)Medicamento esteroide
Tramal, CodeínaAnalgésico opióide, para dores moderadas a intensas


Tratamento cirúrgico – em raros casos

A cirurgia para condropatia é indicada em casos muito graves, ou quando o tratamento conservador não foi eficiente.

A cirurgia poderá ser feita por via artroscópica, e seu objetivo é recompor a superfície articular, tratar o processo inflamatório no local, e realinhar a patela. 



Condropatia Patelar – Conclusão

A condropatia patelar pode ser uma condição dolorosa e debilitante, mas com cuidados médicos e hábitos de vida corretos, ela pode ser controlada de forma eficaz.

Embora em alguns casos não haja cura definitiva para a condropatia patelar, fisioterapia e medicamentos podem ajudar a reduzir a dor e melhorar a mobilidade.


Perguntas Frequentes sobre Condropatia Patelar

O que é condropatia patelar?

A condropatia patelar, também conhecida como síndrome da dor femoropatelar, é uma condição em que a cartilagem da patela (rótula) fica danificada ou inflamada. Isso pode causar dor na frente do joelho e dificuldade em atividades que envolvam a articulação do joelho, como correr ou pular.

Quais são os sintomas da Condropatia Patelar?

Os sintomas da condropatia patelar incluem dor e sensibilidade na frente do joelho, sensação de estalo ou trituração, inchaço e dificuldade com atividades que envolvem a articulação do joelho.

O que causa a Condropatia Patelar?

A condropatia patelar é frequentemente causada pelo uso excessivo da articulação do joelho, como movimentos repetitivos ou atividades que envolvem a articulação do joelho. Também pode ser causada por desalinhamento da articulação do joelho ou trauma no joelho.

Como é diagnosticada a Condropatia Patelar?

A condropatia patelar é geralmente diagnosticada por meio de exame físico e exames de imagem, como raios-X, ressonância magnética ou tomografia computadorizada.

Como é tratada a Condropatia Patelar?

O tratamento para a condropatia patelar geralmente envolve repouso, gelo e medicamentos anti-inflamatórios. A fisioterapia também pode ajudar fortalecendo os músculos ao redor da articulação do joelho e melhorando a flexibilidade. Em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária.

O que posso fazer para prevenir a Condropatia Patelar?

Para reduzir o risco de desenvolver condropatia patelar, você deve manter um peso saudável, aquecer antes do exercício e evitar atividades que envolvam movimentos repetitivos ou tensão na articulação do joelho. Você também deve usar calçados apropriados e fazer pausas regulares nas atividades que envolvem os joelhos.

A condropatia patelar pode ser curada?

Embora a condropatia patelar não possa ser curada, ela pode ser controlada com modificações e tratamentos no estilo de vida. O objetivo do tratamento é reduzir a dor e melhorar a função da articulação do joelho. Com o tratamento certo, as pessoas com Condropatia Patelar muitas vezes podem voltar às suas atividades regulares.

Dr. João Arthur Ferreira

CRM-SP 19759 / RQE 3179 Atua no tratamento de reabilitação em atletas, dor aguda e dor crônica (cervicalgia, lombalgia, enxaqueca). Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura Coordenador do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa – Curso de Pós-Graduação em Acupuntura Médica, reconhecida pelo CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).
Ex-Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. João Arthur Ferreira

Dr. João Arthur Ferreira

CRM-SP 19759 / RQE 3179 Atua no tratamento de reabilitação em atletas, dor aguda e dor crônica (cervicalgia, lombalgia, enxaqueca). Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura Coordenador do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa – Curso de Pós-Graduação em Acupuntura Médica, reconhecida pelo CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).
Ex-Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail