O Que É O Cloreto de Magnésio?
Antes de falar sobre o cloreto de magnésio, é importante entender o que é o magnésio.
O magnésio é um mineral e principal cátion intracelular. Ele desempenha muitas funções celulares, como transporte de íons potássio (K) e cálcio (Ca), além disso, esse mineral modula sinais de transdução, metabolismo energético e proliferação de células2.
Estudos têm demostrado que o magnésio é um cofator em mais de trezentas reações enzimáticas tão importantes na bioquímica celular. Suas atividades tem ênfase na estabilização da estrutura de ATP nos músculos e em outros tecidos moles, fortalecimento da estrutura óssea e regulação da excitabilidade cardíaca, do tônus vasomotor e da pressão arterial2,3.
O Cloreto de Magnésio é um suplemento alimentar fonte de magnésio que serve para complementar o consumo deste nutriente. Ele é um tipo de sal que consiste na combinação do magnésio com o cloro. Nos casos de deficiência de magnésio, esse suplemento irá suprir essa falta e melhorar a saúde e a função fisiológica do organismo.
É importante sinalizar que as demandas e necessidades de magnésio são individuais. Por isso, sempre é importante buscar a orientação e acompanhamento de um médico e nutricionista.
A Melhor Opção É O Cloreto de Magnésio?
O cloreto de magnésio pode ser dissolvido em água, por isso são facilmente absorvidos no intestino e é mais biodisponível do que as formas menos solúveis, como o óxido de magnésio e o sulfato de magnésio4,5.
Apesar de serem considerados seguros para uso conforme as instruções, algumas pessoas podem apresentar efeitos colaterais típicos como3:
- Epigastralgia
- Náuseas
- Diarreia
- Vômito
A maioria desses efeitos colaterais pode ser evitada quando o suplemento é tomado junto com os alimentos.
Quase todas as formas de suplementos de magnésio aceleram os movimentos peristálticos intestinais. Contudo, doses mais baixas costumam ser mais facilmente absorvidas no intestino, resultando na redução do desconforto estomacal.
Então, provavelmente o óxido de magnésio cause mais diarreia porque ele necessita de uma dose maior do suplemento.
Confira os Benefícios do Cloreto de Magnésio
A adequada concentração sérica de magnésio ajuda na prevenção de muitos problemas de saúde e auxilia na melhora de diversas situações. Confira abaixo 5 benefícios2,3,4:
1. Produção de energia:
O magnésio ajuda na decomposição e utilização de energia proveniente do metabolismo intermediário dos carboidratos, proteínas e lipídeos (por exemplo, glicólise e fosforilação oxidativa na cadeia respiratória). O ATP existe principalmente associado a um complexo com o magnésio (MgATP).
2. Fortalecimento dos ossos:
O magnésio auxilia na formação óssea, pois está envolvido na absorção do cálcio no osso e influencia as atividades dos osteoblastos e osteoclastos. O magnésio também regula as quantidades do hormônio da paratireoide e da vitamina D em sua forma ativa, e estes são os principais reguladores da homeostase óssea.
Esse mineral ajuda na prevenção e tratamento da osteoporose e é muito indicado em mulheres na pós-menopausa e idosas, porém são necessárias mais estudos para esclarecer o papel do magnésio na saúde óssea.
3. Melhora da Saúde Cardiovascular:
O magnésio garante adequados níveis de batimentos cardíacos. Ele possui função na modulação do tônus vasomotor, da pressão arterial, do fluxo sanguíneo periférico e redução da agregação plaquetária o que o torna um importante defensor da saúde cardiovascular.
Ainda sobre a influência relevante do magnésio sobre a musculatura cardíaca, alguns estudos sugerem que níveis séricos mais elevados desse mineral estavam significativamente associados a um menor risco de doença cardíacas; e uma maior ingestão dietética de magnésio (até aproximadamente 250 mg/dia) estava significativamente associada a um menor risco de doença cardíaca isquêmica.
4. Controle do Diabetes Tipo 2
O magnésio tem um importante papel na modulação do metabolismo da glicose e sua deficiência pode contribuir para o desenvolvimento de resistência à insulina. Por isso, pesquisas demonstram que dietas com maiores quantidades de magnésio estavam significativamente associadas a um menor risco de ter diabetes.
O diabetes resulta em aumento das perdas urinárias de magnésio, concomitantemente a essa inadequação de magnésio pode ocorrer prejuízos na secreção e na ação da insulina, pois há uma diminuição da atividade da tirosina-quinase no receptor da insulina, piorando assim o controle glicêmico.
No entanto, a American Diabetes Association (ADA) afirma que não existem evidências científicas suficientes para recomendar o uso rotineiro de suplementação de magnésio no controle da hiperglicemia em pacientes diabéticos que não apresentam deficiências nutricionais subjacentes.
5. Melhora da enxaqueca pré-menstrual:
A deficiência de magnésio está presente em pacientes com cefaleia e enxaqueca, especialmente no período pré-menstrual. Isso porque sua falta está relacionada a fatores que promovem dores de cabeça, como a liberação de neurotransmissores e vasoconstrição.
Então, a suplementação com cloreto de magnésio é “provavelmente eficaz” no alívio dos sintomas da tensão pré-menstrual. Esse tratamento deve ser administrado apenas sob a orientação e supervisão de um profissional habilitado da área de saúde.
Como Saber Se Estou Com Nível de Magnésio Baixo?
A falta de magnésio no seu organismo está geralmente associada a distúrbios na absorção e/ou na elevação na excreção renal. A perda de magnésio ocorre nas doenças renais, na acidose metabólica e na diurese, já os prejuízos na sua absorção se devem a diarreia persistente, deficiência de vitamina D e do uso de medicamentos (por exemplo, alguns antibióticos, antiácidos e anti-hipertensivos)2,6.
É fundamental prestar atenção no que se come. Uma alimentação pobre em vegetais folhosos, legumes, produtos marinhos e oleaginosas, e rica em alimentos industrializados está diretamente relacionada à carência desse nutriente.
Alguns sintomas típicos da deficiência de magnésio no organismo são2:
- Anorexia
- Dores de cabeça e enxaqueca
- Náuseas
- Vômitos
- Letargia (cansaço excessivo, desproporcional)
- Fraqueza
- Cãibras Musculares
Se a deficiência de magnésio for grave, os sintomas são2:
- Arritmia cardíaca
- Parestesia
- Irritabilidade
- Diminuição de atenção
- Confusão mental
Agora que você já sabe quais são os benefícios do cloreto de magnésio para a saúde e os principais sintomas da sua deficiência, é importante que você procure orientações de um profissional da área de saúde para saber como está o nível desse mineral no seu organismo.
O excesso de magnésio também é toxico e traz problemas e efeitos colaterais. Por isso, é imprescindível que um profissional habilitado prescreva a dosagem correta pra cada caso.
Referências Bibliográficas:
- Al Alawi AM, Majoni SW, Falhammar H. Magnesium and Human Health: Perspectives and Research Directions. International Journal of Endocrinology. 2018;2018:1–17.
- Cozzolino, SMF. Biodisponibilidade de Nutrientes. 4ª edição. São Paulo: Manole. 2012;1334p.
- Gröber U, Schmidt J, Kisters K. Magnesium in Prevention and Therapy. Nutrients. 2015 Sep 23;7(9):8199–226.
- National Institutes of Health: Office of Dietary Supplements. Consumer fact sheet on Magnesium. Disponível em: https://ods.od.nih.gov/factsheets/Magnesium-HealthProfessional/. Acessado em: 13/06/2022.
- Schuchardt JP, Hahn A. Intestinal Absorption and Factors Influencing Bioavailability of Magnesium-An Update. Current nutrition and food science [Internet]. 2017;13(4):260–78.
- Schwalfenberg GK, Genuis SJ. The Importance of Magnesium in Clinical Healthcare. Scientifica. 2017;2017:1–14