A moringa é uma planta medicinal, também conhecida como acácia branca, cujo nome científico é Moringa oleifera.
Todavia, ela é muito utilizada para uma infinita variedade de problemas de saúde, devido aos altos índices nutricionais das suas folhas.
Entretanto, a partir de 2019 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) proibiu a comercialização da planta no Brasil.
A justificativa pela proibição foi a inexistência de estudos científicos confiáveis que demonstrem segurança e eficácia no uso da moringa para a saúde.
No entanto, muita gente tem utilizado a planta mesmo assim, já que a planta foi trazida pro Brasil e pode crescer em qualquer tipo de solo.
O mais interessante da moringa é a sua alta capacidade nutricional, onde suas folhas contém grande quantidade de vitaminas e minerais, principalmente de ferro e vitamina C.
Uso Empírico da Moringa no Brasil
A moringa é utilizada por aqui para uma série de problemas de saúde como doenças respiratórias, emagrecimento, diabetes, ansiedade e problemas cardíacos.
Mas, é preciso informar que existem poucos estudos confiáveis que comprovam os benefícios da planta, o que dificulta estabelecer as doses mínimas seguras para a sua ingestão.
Então, a planta é utilizada de forma empírica, veja a seguir todas as possíveis propriedades e benefícios da moringa, de acordo com a baixa biografia existente da planta no país.
Benefícios da Moringa
Prevenção de Diabetes
A moringa contém muitos compostos antioxidantes, o que sugere que ela é capaz de regular o estresse oxidativo das células do corpo, contribuindo para seu melhor funcionamento.
Por essa razão, ela tem o efeito de controlar os níveis de glicose no sangue, já que ela fortalece a ação das células pancreáticas, que produzem a insulina.
Aumento da Capacidade Respiratória
Muitas pessoas usam o chá de moringa para aliviar sintomas de doenças respiratórias como asma e hipoxemia.
Ela consegue aumentar os níveis de hemoglobina no sangue, a principal proteína responsável pela circulação e oxigenação sanguínea.
Controle da Pressão Arterial
Os agentes antioxidantes da planta, os flavonóides, polifenóis e tocoferóis possuem efeito vasodilatador.
Assim, eles promovem o relaxamento dos vasos sanguíneos e consequentemente, melhora da circulação, prevenindo a pressão alta.
Emagrecimento
Por ser rica em fibras e proteínas, a moringa é uma ótima aliada no combate ao ganho de peso, já que suas folhas aumentam a saciedade.
Logo, quando estamos saciados,comemos menos, o que é peça chave para o emagrecimento através de déficit calórico.
Estudos feitos em animais indicaram que o consumo de moringa provocou perda de gordura abdominal acumulada em camundongos.
Prevenção da Anemia
A moringa é uma das plantas que mais contém ferro na composição, cerca de 105 mg a cada 100 gramas das folhas.
Sendo assim, ela aumenta os níveis de hemoglobina sanguínea e favorece a formação de novos glóbulos vermelhos, essenciais no combate à anemia provocada pela falta de ferro.
Proteção Cardíaca
As fibras da planta conseguem diminuir a quantidade de colesterol no organismo, assim como evitam que placas de gordura de alojem no coração.
Este efeito demonstra capacidade de fortalecer os órgãos cardíacos, bem como diminuir o risco de problemas cardiovasculares.
Aumento da Imunidade
Dentre as vitaminas que mais existem na moringa estão a vitamina C e o betacaroteno, vitaminas essenciais para prevenir a queda da imunidade.
Então, a planta reforça as defesas naturais do nosso corpo, através desses agentes que agem como protetores do sistema imunológico.
Hidratação da Pele
Devido a alta concentração de proteínas e vitaminas B, C, E e A, esta planta pode auxiliar na formação do colágeno, proteína que evita o envelhecimento precoce e problemas na pele.
Sem contar a atividade de restauração e cicatrização dos tecidos que é uma das principais funções das proteínas.
Efeito Anti-inflamatório E Analgésico
Quercetina, ácido clorogênico e isotiocianato são substâncias que atuam diretamente sobre os processos inflamatórios do corpo.
Sendo assim, a moringa é rica nesses componentes, o que sugere que a planta possua capacidade de prevenir dores e inflamações como artrite, artrose, dores nas juntas e reumatismo.
Melhora das Funções Intestinais
As fibras da moringa contribuem para o combate a constipação, e podem auxiliar no tratamento de úlceras estomacais, por exemplo.
Além disso, seu efeito vasodilatador estimula a circulação sanguínea, o que pode ser uma opção para o tratamento de doenças como as hemorróidas.
Saúde dos Olhos
O betacaroteno, que é agente precursor da vitamina A, é o grande responsável por produzir os pigmentos visuais que auxiliam a saúde da visão.
Então,a moringa contém grandes quantias desse agente, contribuindo assim para a manutenção da saúde dos olhos e prevenção de doenças oftalmológicas.
Alívio de Sintomas da Menopausa
A moringa pode ter a capacidade de diminuir e atenuar os sintomas da menopausa, devido a sua capacidade de manter o equilíbrio hormonal do organismo.
Entretanto, este benefício é empírico e ainda não foi comprovado pela ciência, mas, algumas mulheres utilizam a planta para esta atribuição.
Prevenção do Câncer
Alguns estudos indicaram que as folhas da moringa conseguiriam destruir células cancerígenas, o que seria útil para a prevenção do câncer.
Porém, assim como o alívio dos sintomas da menopausa, este benefício ainda não é comprovado, e não deve substituir exames de prevenção para o câncer.
Propriedades da moringa
Como podemos ver, os benefícios que a moringa pode trazer ao corpo são inúmeros, mesmo que grande parte deles ainda precise de comprovação científica.
As propriedades que fazem as pessoas recorrerem a planta são as suas principais “famas” medicinais:
- Antioxidação;
- Anti-inflamação;
- Antidiabetes;
- Anti-hipertensão;
- Cicatrizante;
- Analgésica;
- Hepatoproteção.
Efeitos Colaterais
Os sintomas abaixo podem ocorrer na forma de efeito colateral com o uso da planta no dia a dia:
- Náuseas;
- Diarreia;
- Vômitos;
- Dor de cabeça.
Contra-indicações
Não é indicado consumir a raiz e os extratos da moringa, pois são ricos em substâncias tóxicas, que podem levar a paralisia e em grandes doses, até o óbito.
Pessoas com problemas tireoidianos também devem evitar o consumo, pois a planta afeta a produção dos hormônios produzidos pela glândula.
Por fim, a moringa pode interferir na gestação e produção de leite materno, sendo contra-indicada para mulheres grávidas e que estejam amamentando.