Benefícios da Moringa

A moringa é uma planta medicinal, também conhecida como acácia branca, cujo nome científico é Moringa oleifera.

Todavia, ela é muito utilizada para uma infinita variedade de problemas de saúde, devido aos altos índices nutricionais das suas folhas.

Entretanto, a partir de 2019 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) proibiu a comercialização da planta no Brasil.

A justificativa pela proibição foi a inexistência de estudos científicos confiáveis que demonstrem segurança e eficácia no uso da moringa para a saúde.

No entanto, muita gente tem utilizado a planta mesmo assim, já que a planta foi trazida pro Brasil e pode crescer em qualquer tipo de solo.

O mais interessante da moringa é a sua alta capacidade nutricional, onde suas folhas contém grande quantidade de vitaminas e minerais, principalmente de ferro e vitamina C.


Uso Empírico da Moringa no Brasil

A moringa é utilizada por aqui para uma série de problemas de saúde como doenças respiratórias, emagrecimento, diabetes, ansiedade e problemas cardíacos.

Mas, é preciso informar que existem poucos estudos confiáveis que comprovam os benefícios da planta, o que dificulta estabelecer as doses mínimas seguras para a sua ingestão.

Então, a planta é utilizada de forma empírica, veja a seguir todas as possíveis propriedades e benefícios da moringa, de acordo com a baixa biografia existente da planta no país.


Benefícios da Moringa

Prevenção de Diabetes

A moringa contém muitos compostos antioxidantes, o que sugere que ela é capaz de regular o estresse oxidativo das células do corpo, contribuindo para seu melhor funcionamento.

Por essa razão, ela tem o efeito de controlar os níveis de glicose no sangue, já que ela fortalece a ação das células pancreáticas, que produzem a insulina.

Aumento da Capacidade Respiratória

Muitas pessoas usam o chá de moringa para aliviar sintomas de doenças respiratórias como asma e hipoxemia.

Ela consegue aumentar os níveis de hemoglobina no sangue, a principal proteína responsável pela circulação e oxigenação sanguínea.

Controle da Pressão Arterial

pressao 1

Os agentes antioxidantes da planta, os flavonóides, polifenóis e tocoferóis possuem efeito vasodilatador.

Assim, eles promovem o relaxamento dos vasos sanguíneos e consequentemente, melhora da circulação, prevenindo a pressão alta.

Emagrecimento

Por ser rica em fibras e proteínas, a moringa é uma ótima aliada no combate ao ganho de peso, já que suas folhas aumentam a saciedade.

Logo, quando estamos saciados,comemos menos, o que é peça chave para o emagrecimento através de déficit calórico.

Estudos feitos em animais indicaram que o consumo de moringa provocou perda de gordura abdominal acumulada em camundongos.

Prevenção da Anemia

A moringa é uma das plantas que mais contém ferro na composição, cerca de 105 mg a cada 100 gramas das folhas.

Sendo assim, ela aumenta os níveis de hemoglobina sanguínea e favorece a formação de novos glóbulos vermelhos, essenciais no combate à anemia provocada pela falta de ferro.

Proteção Cardíaca

cardiaca

As fibras da planta conseguem diminuir a quantidade de colesterol no organismo, assim como evitam que placas de gordura de alojem no coração.

Este efeito demonstra capacidade de fortalecer os órgãos cardíacos, bem como diminuir o risco de problemas cardiovasculares.

Aumento da Imunidade

Dentre as vitaminas que mais existem na moringa estão a vitamina C e o betacaroteno, vitaminas essenciais para prevenir a queda da imunidade.

Então, a planta reforça as defesas naturais do nosso corpo, através desses agentes que agem como protetores do sistema imunológico.

Hidratação da Pele

Devido a alta concentração de proteínas e vitaminas B, C, E e A, esta planta pode auxiliar na formação do colágeno, proteína que evita o envelhecimento precoce e problemas na pele.

Sem contar a atividade de restauração e cicatrização dos tecidos que é uma das principais funções das proteínas.

Efeito Anti-inflamatório E Analgésico

Quercetina, ácido clorogênico e isotiocianato são substâncias que atuam diretamente sobre os processos inflamatórios do corpo.

Sendo assim, a moringa é rica nesses componentes, o que sugere que a planta possua capacidade de prevenir dores e inflamações como artrite, artrose, dores nas juntas e reumatismo.

Melhora das Funções Intestinais

As fibras da moringa contribuem para o combate a constipação, e podem auxiliar no tratamento de úlceras estomacais, por exemplo.

Além disso, seu efeito vasodilatador estimula a circulação sanguínea, o que pode ser uma opção para o tratamento de doenças como as hemorróidas.

Saúde dos Olhos

olhos

O betacaroteno, que é agente precursor da vitamina A, é o grande responsável por produzir os pigmentos visuais que auxiliam a saúde da visão.

Então,a moringa contém grandes quantias desse agente, contribuindo assim para a manutenção da saúde dos olhos e prevenção de doenças oftalmológicas.

Alívio de Sintomas da Menopausa

A moringa pode ter a capacidade de diminuir e atenuar os sintomas da menopausa, devido a sua capacidade de manter o equilíbrio hormonal do organismo.

Entretanto, este benefício é empírico e ainda não foi comprovado pela ciência, mas, algumas mulheres utilizam a planta para esta atribuição.

Prevenção do Câncer

Alguns estudos indicaram que as folhas da moringa conseguiriam destruir células cancerígenas, o que seria útil para a prevenção do câncer.

Porém, assim como o alívio dos sintomas da menopausa, este benefício ainda não é comprovado, e não deve substituir exames de prevenção para o câncer.


Propriedades da moringa

Como podemos ver, os benefícios que a moringa pode trazer ao corpo são inúmeros, mesmo que grande parte deles ainda precise de comprovação científica.

As propriedades que fazem as pessoas recorrerem a planta são as suas principais “famas” medicinais:


Efeitos Colaterais

Os sintomas abaixo podem ocorrer na forma de efeito colateral com o uso da planta no dia a dia:

  1. Náuseas;
  2. Diarreia;
  3. Vômitos;
  4. Dor de cabeça.


Contra-indicações

Não é indicado consumir a raiz e os extratos da moringa, pois são ricos em substâncias tóxicas, que podem levar a paralisia e em grandes doses, até o óbito.

Pessoas com problemas tireoidianos também devem evitar o consumo, pois a planta afeta a produção dos hormônios produzidos pela glândula.

Por fim, a moringa pode interferir na gestação e produção de leite materno, sendo contra-indicada para mulheres grávidas e que estejam amamentando.

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Renato Fernandes da Silva

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail