Como posso acelerar a perda de gordura?

gordura obesidade

O processo de queima de gordura corporal é complexo. Infelizmente, não é uma simples questão de tomar uma pílula para queimar gordura ou simplesmente comer menos gordura.

A perda de gordura é influenciada por fatores genéticos que não estão sobre nosso controle, além de fatores emocionais e toda uma gama de questões de dieta e estilo de vida do passado e do presente.

Acreditamos que as próximas grande área da pesquisa sobre perda de peso serão a de todo o corpo-mente e o aspecto hormonal, que ainda são relativamente mal compreendidos.

Começar a perder gordura corporal requer um desejo consciente e esforço para fazer ajustes. Mas primeiro você precisa ver por que você quer perder gordura em primeiro lugar e se você realmente precisa.

Além disso, é importante entender que um pouco de gordura corporal é importante para uma boa saúde, produção de hormônios e proteção de seus ossos.


Armazenamento de gordura

É interessante saber que homens e mulheres armazenam gordura de forma diferente.

Os homens normalmente carregam o excesso de gordura corporal acima da cintura em um padrão do tipo maçã ou barril.

Essas células de gordura são grandes e não estão bem compactadas.

As mulheres são mais propensas a carregar peso indesejado abaixo do cinto no padrão em forma de pêra.

Essa diferença é simplesmente genética.

As mulheres armazenam peso extra nesta área para promover e apoiar uma gravidez saudável e amamentação posterior.

Essas células de gordura tendem a ser mais numerosas, menores em tamanho e mais compactadas do que aquelas armazenadas acima da cintura nos homens.

Em parte, é por isso que se um homem e uma mulher iniciarem um programa de exercícios para reduzir a gordura corporal, o homem geralmente perderá peso mais rapidamente.

Isso pode ser frustrante para as mulheres!

Também é frustrante que o corpo armazene gordura abaixo da cintura para as mulheres muito depois da idade fértil.


Abordagens para perda de peso e queima de gordura

Se o seu médico sugeriu que você perca peso para melhorar a saúde ou seja uma meta que você estabeleceu para si mesmo, você pode estar se sentindo frustrado com a extrema variedade de abordagens de perda de peso que você encontrou.

Alguns programas sugerem que simplesmente eliminando todos os carboidratos você pode perder 10 quilos por semana.

Outros programas sugerem que tudo o que você precisa fazer é beber um shake no café da manhã, um shake no almoço e comer um jantar equilibrado e você alcançará seu objetivo.

O ponto é que carregar peso indesejado é frustrante o suficiente sem se sentir sobrecarregado pelos muitos programas de dieta que existem para escolher.

Em nossa experiência, trabalhamos com muitos indivíduos que ficam frustrados após um histórico de tentar todos os programas de dieta que encontraram. Infelizmente, também conheci muitas pessoas preocupadas com aprender e ganhar conhecimentos sobre perda de peso, mas que não conseguem incorporá-los em suas vidas.

Para ajudá-lo a começar a transformar o conhecimento em uma mudança de comportamento, você precisa primeiro explorar por que você quer perder peso.

As razões pelas quais você escolhe fazer ajustes em seus hábitos alimentares e de exercícios serão os principais fatores para mantê-lo motivado.

Se você está iniciando um programa porque seu cônjuge sugeriu que você ganhou peso, é provável que sua motivação diminua rapidamente.

Se você está motivado pelo fato de que, apesar do seu tamanho, deseja estar o mais em forma e saudável possível, será mais fácil permanecer no caminho dos bons hábitos.

Não existe uma maneira mágica de alcançar um peso saudável.

Embora seja tentador seguir um programa rápido de perda de peso, aceite que é o que você faz a partir de agora, pelo resto de sua vida, que determinará sua capacidade de permanecer em uma faixa de peso saudável.

Estabeleça metas realistas para si mesmo.

Um peso saudável para você não é necessariamente o número que sai de um gráfico de altura/peso.

Seu peso saudável é o que você pesa quando está tomando realmente medidas para cuidar de seu corpo por meio de uma alimentação otimizada e exercícios regulares.

É interessante que pessoas ativas, independentemente do tamanho, são consideradas mais saudáveis ​​do que pessoas mais magras que são sedentárias.

Ao começar a modificar sua dieta, tenha em mente que você é o chefe do seu próprio corpo.

Você pode comer o que quiser.

Mas se você pretende ser saudável, tente fazer boas escolhas pelo menos 80% do tempo.

  • Escolha refeições com uma grande porção de vegetais ou frutas, porções de proteína do tamanho da palma da sua mão e um nível razoável de gordura.
  • Não deixe passar mais de três horas durante o dia sem comer.
  • Planeje incluir pequenos lanches como um pedaço de fruta, legumes, um punhado de nozes, iogurte ou uma barra energética ao longo do dia para manter seu sistema queimando gordura e calorias.
  • Beba água com todas as refeições e lanches.

Melhor ainda pode ser procurar um nutricionista que possa ajudá-lo a desenvolver um plano alimentar personalizado e fácil de usar.

Dicas práticas

  • Coma a cada três horas para “abastecer” o metabolismo e estimular seu corpo a queimar combustível com eficiência. Quando estiver alimentando melhor seu corpo, você provavelmente se sentirá mais energizado e interessado em ser ativo.
  • Exercitar-se pelo menos três a quatro vezes por semana durante trinta minutos em um nível intenso o suficiente para fazer você suar ou pelo menos sentir calor ajudará na perda de peso. Além disso, os especialistas sugerem adicionar algum levantamento de peso ou treinamento de força para promover a tonificação muscular.

O tecido muscular do corpo queima calorias com mais eficiência do que o tecido adiposo.


Controle de peso – processo contínuo

Acima de tudo, perceba que o controle de peso é um processo para toda a vida. As pessoas que aprendem a comer de forma inteligente e fazem do exercício uma prioridade alcançam e mantêm seus objetivos de forma permanente.

E para constar, a celulite é simplesmente gordura corporal. Ela pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas seus locais favoritos são os quadris, mas os dedos e as coxas.

Tem aparência de covinhas porque os fios de colágeno que prendem a pele às estruturas subjacentes cedem com a idade.

A pele também se torna menos elástica e flexível com a idade.

Setenta e cinco por cento de todas as mulheres têm celulite, que é em grande parte determinado geneticamente.

Se todos na sua família têm celulite, as chances são de que não importa o quão bem você coma e o quanto você se exercite, você provavelmente também terá. Evite golpes de marketing que promovam a rápida dissolução da celulite.


Conclusão

Há muito a considerar na perda de gordura corporal, incluindo uma compreensão clara de por que você quer fazê-lo e se você realmente precisa ou não.

É importante definir metas e trabalhar no que puder, mas é igualmente importante abraçar a si mesmo e seus pontos fortes no presente.

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Juliana Toma

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail