Iniciamos nossa conversa com uma afirmação um tanto quanto controversa, de que a consciência corporal é o que te separa do corpo dos sonhos.
Essa colocação se deve a descobertas muito recentes referentes a consciência corporal e como ela está ligada a uma estrutura interna de mentalidade.
Exatamente isso… Quando falamos em consciência corporal devemos ter em mente que não se trata somente de corpo mecânico e sim da percepção dos eventos e como o corpo responde a eles.
Com certeza você ou algum conhecido já deve ter esbarrado em coisas, errado a boca na hora de beber algo, chutado grama ao invés da bola… Muitas situações são engraçadas, não é mesmo?
Porém, a repetição de situações como bater nas coisas quando está andando, má postura, sensação de ser “desastrado(a)”, não é muito agradável! E o que pode estar acontecendo?
Estando tudo bem clinicamente, podemos afirmar que provavelmente se trata de uma falta de conscientização corporal.
A consciência corporal está ligada diretamente aos mecanismos de percepção dos estímulos (a visão de uma bola, o toque em algo quente, a distância entre as coisas, de onde vem um determinado som…) ou seja, os estímulos captados pelo nosso corpo, o processamento dessas informações e a interação do corpo com o meio em relação a eles.
Exemplo na academia:
- Um exercício a ser feito;
- Uma postura adequada para execução;
- Observamos os movimentos, mas, na hora de executar, mostramos uma descoordenação acentuada.
Apesar de isso ser normal inicialmente, ao longo do tempo e com a devidas correções, deve-se conseguir executar e ter os resultados pretendidos.
Porém, muitas vezes, mesmo com as correções e repetições, a execução continua com problemas. Em geral, trata-se de uma falta de consciência corporal, ocasionada por algum elemento que compõe este sistema- estímulo corpo-resposta.
Necessariamente o problema não precisa ser físico, pelo contrário, na maioria das vezes, salvo momentos pontuais como: picos de crescimento na infância, na adolescência, picos hormonais e alguma debilidade ou sequela, trata-se de uma inconsciência gerada por diversos fatores como:
- Falta de atenção;
- Distrações;
- Falta de estímulo;
- A maneira que a pessoa percebe o estímulo (grau de importância);
- Atitude;
- Decisão; e
- Conhecimento de suas próprias proporções.
Com base nessas informações, podemos entender a afirmação de que a consciência corporal é o que te separa do corpo dos sonhos.
Na realidade a falta dela é que provoca isso. Imagine a seguinte situação: você está se exercitando e não está consciente de como o seu corpo se encontra, literalmente, não tem a noção de proporção, postura, movimentos que está realizando.
Associe a isso a ansiedade de resultados rápidos e está pronta a fórmula que pode te causar, lesões, frustrações, cansaço demasiado e consequentemente te afastar do seu objetivo, seja emagrecer, desenvolver músculos etc. E não é isso que queremos, certo?
Como desenvolver a consciência corporal e alcançar a sua meta.
Aqui delimitamos alguns passos básicos, siga-os e com certeza evitará sérios problemas e ainda melhor, conseguirá o que muitos tentam e não conseguem… A realização de sua meta… O corpo dos sonhos!
Passo 1:
O passo mais importante para desenvolver a consciência corporal é o da observação a si mesmo. Exatamente! Se olhar no espelho… as proporções, perceber a postura e ter um parâmetro definido- modelo. Não se trata de estereótipos e sim de posturas adequadas.
Passo 2:
Observar ao seu redor com atenção e o que está acontecendo. Fazer de forma proposital e consciente.
Localize as coisas, movimentos, dinâmica… E com o passar do tempo isso se tornará automático e imperceptível. Trata-se de captar que existe um ritmo nas manifestações.
Passo 3:
Nos treinamentos prescritos pelo seu professor/preparador:
- Pergunte como se executa o movimento;
- Observe com atenção;
- Realize para que ele se certifique que está o mais correto possível.
Um truque todo especial: se observe no espelho! Não somente se o abdômen está chapado, peitoral trincado… Observe como você executa o exercício.
Quanto melhor a execução do exercício, melhor é para o sistema proprioceptivo- sistema responsável por trocas de informação da parte neuromuscular do nosso corpo e a relação espacial.
Pois, ele atuará te auxiliando no desenvolvimento das tarefas, na dinâmica das musculaturas, estruturas necessárias para o movimento, posicionamentos adequados…
Imprescindível!
Há diversos fatores que interagem na questão da consciência corporal e para mais informações você deve procurar sempre um profissional capacitado que lhe dará todo apoio e irá prescrever um treinamento adequado à sua meta e com elementos necessários para atingi-la.
Tenha sempre em mente que você deve assumir o compromisso não só de executar as tarefas, mas, de se dedicar a MELHOR execução possível!
Pois, através da MENTALIDADE E CONSCIÊNCIA CORPORAL desenvolvida é que você obterá os resultados de maneira mais fácil e estimulante.