Consciência Corporal é o que te Separa do Corpo dos Sonhos

Iniciamos nossa conversa com uma afirmação um tanto quanto controversa, de que a consciência corporal é o que te separa do corpo dos sonhos.

Essa colocação se deve a descobertas muito recentes referentes a consciência corporal e como ela está ligada a uma estrutura interna de mentalidade.

Exatamente isso… Quando falamos em consciência corporal devemos ter em mente que não se trata somente de corpo mecânico e sim da percepção dos eventos e como o corpo responde a eles.

Com certeza você ou algum conhecido já deve ter esbarrado em coisas, errado a boca na hora de beber algo, chutado grama ao invés da bola… Muitas situações são engraçadas, não é mesmo?

Porém, a repetição de situações como bater nas coisas quando está andando, má postura, sensação de ser “desastrado(a)”, não é muito agradável! E o que pode estar acontecendo?

Estando tudo bem clinicamente, podemos afirmar que provavelmente se trata de uma falta de conscientização corporal.

A consciência corporal está ligada diretamente aos mecanismos de percepção dos estímulos (a visão de uma bola, o toque em algo quente, a distância entre as coisas, de onde vem um determinado som…) ou seja, os estímulos captados pelo nosso corpo, o processamento dessas informações e a interação do corpo com o meio em relação a eles.

Exemplo na academia:

  • Um exercício a ser feito;
  • Uma postura adequada para execução;
  • Observamos os movimentos, mas, na hora de executar, mostramos uma descoordenação acentuada.

Apesar de isso ser normal inicialmente, ao longo do tempo e com a devidas correções, deve-se conseguir executar e ter os resultados pretendidos.

Porém, muitas vezes, mesmo com as correções e repetições, a execução continua com problemas. Em geral, trata-se de uma falta de consciência corporal, ocasionada por algum elemento que compõe este sistema- estímulo corpo-resposta.

Necessariamente o problema não precisa ser físico, pelo contrário, na maioria das vezes, salvo momentos pontuais como: picos de crescimento na infância, na adolescência, picos hormonais e alguma debilidade ou sequela, trata-se de uma inconsciência gerada por diversos fatores como:

  • Falta de atenção;
  • Distrações;
  • Falta de estímulo;
  • A maneira que a pessoa percebe o estímulo (grau de importância);
  • Atitude;
  • Decisão; e
  • Conhecimento de suas próprias proporções.

Com base nessas informações, podemos entender a afirmação de que a consciência corporal é o que te separa do corpo dos sonhos.

Na realidade a falta dela é que provoca isso. Imagine a seguinte situação: você está se exercitando e não está consciente de como o seu corpo se encontra, literalmente, não tem a noção de proporção, postura, movimentos que está realizando.

Associe a isso a ansiedade de resultados rápidos e está pronta a fórmula que pode te causar, lesões, frustrações, cansaço demasiado e consequentemente te afastar do seu objetivo, seja emagrecer, desenvolver músculos etc. E não é isso que queremos, certo?

Como desenvolver a consciência corporal e alcançar a sua meta.

Aqui delimitamos alguns passos básicos, siga-os e com certeza evitará sérios problemas e ainda melhor, conseguirá o que muitos tentam e não conseguem… A realização de sua meta… O corpo dos sonhos!

Passo 1:

espelho

O passo mais importante para desenvolver a consciência corporal é o da observação a si mesmo. Exatamente! Se olhar no espelho… as proporções, perceber a postura e ter um parâmetro definido- modelo. Não se trata de estereótipos e sim de posturas adequadas.

Passo 2:

Observar ao seu redor com atenção e o que está acontecendo. Fazer de forma proposital e consciente.
Localize as coisas, movimentos, dinâmica… E com o passar do tempo isso se tornará automático e imperceptível. Trata-se de captar que existe um ritmo nas manifestações.

Passo 3:

Nos treinamentos prescritos pelo seu professor/preparador:

  • Pergunte como se executa o movimento;
  • Observe com atenção;
  • Realize para que ele se certifique que está o mais correto possível.

Um truque todo especial: se observe no espelho! Não somente se o abdômen está chapado, peitoral trincado… Observe como você executa o exercício.

Quanto melhor a execução do exercício, melhor é para o sistema proprioceptivo- sistema responsável por trocas de informação da parte neuromuscular do nosso corpo e a relação espacial.

Pois, ele atuará te auxiliando no desenvolvimento das tarefas, na dinâmica das musculaturas, estruturas necessárias para o movimento, posicionamentos adequados…

Imprescindível!

Há diversos fatores que interagem na questão da consciência corporal e para mais informações você deve procurar sempre um profissional capacitado que lhe dará todo apoio e irá prescrever um treinamento adequado à sua meta e com elementos necessários para atingi-la.

Tenha sempre em mente que você deve assumir o compromisso não só de executar as tarefas, mas, de se dedicar a MELHOR execução possível!

Pois, através da MENTALIDADE E CONSCIÊNCIA CORPORAL desenvolvida é que você obterá os resultados de maneira mais fácil e estimulante.

Cassia Góes

Especialista em Preparação Física, Treinamento Físico Militar, Preparação Física para Concursos

Hipnóloga

 

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Cassia Góes

Cassia Góes

Especialista em Preparação Física, Treinamento Físico Militar, Preparação Física para Concursos

Hipnóloga

 

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail