Nas últimas décadas, o número de veganos disparou em todo mundo e a cada dia que passa o veganismo ganha mais adeptos.
Seja por questões de valores ou mesmo por questões alimentares, os veganos podem ter a mesma qualidade de vida do que os onívoros.
Contudo, é necessário ter atenção pois a mudança para um estilo de vida vegano deve ser feita com cautela e com o auxílio de um profissional da nutrição.
Assim, o veganismo é sim um estilo de vida saudável, entretanto, não é a única opção para uma qualidade de vida adequada.
O que acontece quando nos tornamos veganos
Ao optar por tornar-se vegano, o ser humano passa a ter vários benefícios para a saúde que implicam no aumento da expectativa de vida e maior proteção contra doenças.
Passamos a ter uma alimentação equilibrada e saudável
O veganismo prioriza a alimentação saudável mais do que tudo, então, não é permitido consumir qualquer alimento que não seja considerado natural.
Nesse sentido, tornar-se vegano fará com que você modifique sua alimentação por completo, com foco na alimentação in natura, sem processamento.
Comemos mais frutas, verduras e legumes
Um dos maiores desafios das pessoas onívoras e carnívoras é a dificuldade de sentir prazer ao comer frutas, verduras e legumes.
Existem pessoas que passam a vida toda tendo problemas de saúde por não consumirem esses alimentos com frequência.
Sabemos que a salada, as frutas e os legumes são as maiores fontes de vitaminas, minerais e antioxidantes disponíveis.
Por essa razão, tornar-se vegano fará com que passemos a comer esses alimentos com mais frequência, contribuindo para o melhor funcionamento do organismo.
A expectativa de vida aumenta
Vários estudos afirmam que os veganos podem ter uma expectativa de vida similar ou até superior aos carnívoros, ou onívoros.
Como a quantidade de antioxidantes que este grupo ingere é infinitamente maior que as demais formas de alimentação, a expectativa de vida de uma pessoa vegana tende a ser alta.
Preservação da natureza e preocupação com os animais
Os veganos preocupam-se muito com questões sustentáveis e ambientais e eles contribuem bastante para diminuir os efeitos negativos sobre o planeta.
A alimentação vegana diminui os índices de emissão de gases do efeito estufa e evita que a vida de milhões de animais seja sacrificada.
Riscos de tornar-se vegano sem acompanhamento
Carência de nutrientes
É comum que os veganos sofram de carências nutricionais, como a anemia ferropriva e baixa dosagem de vitaminas do Complexo B.
Por este motivo, é arriscado tornar-se vegano sem acompanhar os exames bioquímicos e a alteração promovida pelo novo estilo de vida.
Ingestão baixa de proteínas
Os alimentos vegetais conseguem fornecer a maior parte das proteínas que as carnes, ovos e laticínios possuem.
Entretanto, o valor biológico de uma proteína animal é superior ao valor biológico de uma proteína vegetal.
O que pode comprometer a massa muscular do organismo e diminuir a imunidade com o passar do tempo.
Conclusão
O veganismo é uma filosofia de vida totalmente saudável e sustentável, porém, quando é aplicada com devido acompanhamento médico.
Visto que os riscos nutricionais de uma alimentação vegana incompleta podem tornar uma pessoa mais fraca e mais propensa a infecções e doenças.