Ultraformer: O Que É, Quais As Indicações E Como Funciona

O uso de tratamentos estéticos que utilizam ultrassom vem crescendo em todo o mundo, devido tanto aos seus efeitos quanto ao fato de ser não invasivo.

Um desses tratamentos é o Ultraformer, um equipamento que, de acordo com o fabricante e alguns especialistas, vem demonstrando resultados significativos e trazendo grande satisfação dos pacientes.

Entretanto, existem condições específicas para as quais a técnica é indicada e demonstra melhores resultados, o que torna a avaliação pré-procedimento algo bastante importante, tanto para evitar a frustração das expectativas de pacientes quanto para evitar a ocorrência de efeitos indesejados.


O Que É O Ultraformer?

O Ultraformer é um equipamento utilizado no tratamento de sinais de envelhecimento da pele, como flacidez, rugas e marcas de expressão. Ele utiliza ultrassom micro e macrofocado, com o objetivo de estimular a produção de colágeno, além de queimar gordura localizada.

Assim, ele age como um lifting não invasivo, uma vez que durante o tratamento não são realizados cortes ou perfurações na pele.


Como Funciona?

A tecnologia de ultrassom focado de alta intensidade utiliza energia térmica para criar uma “zona de coagulação” em locais específicos do corpo, realizando assim o estímulo da produção de colágeno e melhorando a aparência e a elasticidade da pele.

Assim, normalmente é recomendado o uso de algum suplemento de colágeno nos dias após a aplicação, para auxiliar o corpo na produção desse composto.

Outro efeito do tratamento é a queima de gordura localizada, através da quebra das células armazenadoras de gordura, chamadas de adipócitos, e do aumento da firmeza do tecido ao seu redor.

E, além do uso terapêutico do ultrassom, o Ultraformer também é capaz de visualizar camadas da pele com profundidade de até 8mm, garantindo assim que o tratamento seja realizado apenas nas áreas desejadas, além de permitir o ajuste a profundidade e a energia a serem usadas.


Indicações

rugas

O uso do Ultraformer, assim como de outros tratamentos semelhantes, é indicado para o tratamento dos sinais típicos do envelhecimento da pele, como:

  • Flacidez;
  • Rugas;
  • Marcas de expressão.

Ademais, o tratamento também pode auxiliar na eliminação da gordura localizada, o que, associado ao tratamento da flacidez, evita que a pele, agora com uma quantidade de gordura subcutânea menor, “caia” e forme dobras e papadas.


Resultados

A eficácia da técnica depende de uma série de fatores, como a temperatura e a frequência utilizadas, além da experiência do profissional responsável pelo procedimento1.

Todavia, quando os devidos cuidados são tomados e o procedimento é realizado de forma adequada, os resultados têm se mostrado bastante animadores, com um alto grau de satisfação dos pacientes.

Ademais, estudos que avaliam o uso do Ultraformer e de outros aparelhos semelhantes sugerem uma melhora importante no aspecto da pele, principalmente nas regiões periorais, periorbitárias e no pescoço2.

Outro ponto importante a se destacar é que o uso do Ultraformer não causou, nos estudos avaliados, efeitos colaterais permanentes2,3, o que indica que a técnica é bastante segura.


Qual A Duração Dos Resultados?

Como é um tratamento que estimula a produção de colágeno em áreas específicas, não há uma duração definida para os efeitos do Ultraformer.

Entretanto, com o passar dos anos, é normal uma redução na quantidade de colágeno produzida pelo organismo, e o surgimento de rugas, marcas de expressão e flacidez é algo comum e esperado, mesmo com a realização de tratamentos estéticos.

Por este motivo, muitos especialistas recomendam a realização de ao menos uma sessão ao ano, para criar um estímulo regular da produção do colágeno.


Efeitos Colaterais E Cuidados

A técnica não costuma causar efeitos colaterais, mas, quando eles ocorrem, são leves e normalmente incluem:

Entretanto, em raras ocasiões, outros efeitos podem ocorrer, mas tendem a desaparecer em poucos dias. São eles:

  • Inchaço;
  • Hematomas;
  • Dormência.

Riscos E Contraindicações

Apesar de ser um tratamento considerado seguro e com poucos efeitos colaterais, existem algumas condições que aumentam o risco de complicações e reações adversas. São elas:

  • Uso de anticoagulantes ou antiagregantes plaquetários, que podem aumentar o risco de hemorragias e formação de hematomas;
  • Casos de diabetes sem controle adequado, pelos danos à vasculatura periférica que a doença causa;
  • Gravidez, principalmente no primeiro trimestre;
  • Casos de problemas cutâneos na área a ser tratada, como ferimentos, queimaduras e dermatites, que podem piorar com o uso da técnica.

Por fim, o tratamento com o Ultraformer não é indicado para casos de flacidez severa, uma vez que os resultados não são muito bons. Assim, para esses pacientes, é recomendada a realização do lifting cirúrgico.

Referências Bibliográficas

  1. Pavicic T, Ballard JR, Bykovskaya T, Corduff N, Hirano C, Park JY, Saromytskaya A, Sevi J, Vasconcelos S. Microfocused ultrasound with visualization: Consensus on safety and review of energy-based devices. Journal of Cosmetic Dermatology. 2021. V.21(2), P.636-647.
  2. Han HS, Park JW, Kim SY, Yoo KH,Choi SY, Kim BJ. Safety and efficacy of high-intensity focused ultrasound for treatment of periorbital, perioral, and neck wrinkles: Prospective open single-center single-arm confirmatory clinical trial. Dermatologic Therapy. 2022. Online Version of Record before inclusion in an issue e15420.
  3. Park JY, Lin F, Suwanchinda A, Wanitphakdeedecha R, Yu J, Lim TS, Chen JF, Ho W, Lim J, Juniarty L, Kee YS, Youn SJ, Fabi S. Customized Treatment Using Microfocused Ultrasound with Visualization for Optimized Patient Outcomes: A Review of Skin-tightening Energy Technologies and a Pan-Asian Adaptation of the Expert Panel’s Gold Standard Consensus. J Clin Aesthet Dermatol. 2021 May;14(5):E70-E79.

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Juliana Toma

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail