Sinvastatina Emagrece? Sinvastatina dá perda de apetite?

sinvastatina emagrece

O que é sinvastatina?

A SINVASTATINA é um medicamento pertencente à classe das estatinas, utilizado para diminuir o colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade) e aumentar os níveis de colesterol HDL (lipoproteína de alta densidade) no sangue.

O colesterol LDL, também chamado de “colesterol ruim”, pode acumular-se nas paredes dos vasos sanguíneos, produzindo placas e estreitando os vasos. Esse estreitamento bloqueia o fluxo de sangue que vai do coração para os outros órgãos, aumentando o risco de doenças cardíacas e derrames. Por isso, é importante que se aumente a produção do colesterol HDL, também chamado de “colesterol bom”, onde este absorve o colesterol LDL e o transporta ao fígado, que por sua vez, libera esse “colesterol ruim” do corpo.


Classe das estatinas

As estatinas, da qual a sinvastatina faz parte, são agentes hipolipidêmicos inibidores da HMG-CoA redutase, prescritos com bastante frequência na prática médica em virtude de sua efetividade na redução do colesterol, bem como sua tolerabilidade e segurança aceitáveis.

No entanto, estudos mostram que os efeitos benéficos das estatinas não estão centrados apenas na redução do colesterol, mas também na melhora da disfunção endotelial, efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, ação antitrombótica e estabilização de placas ateroscleróticas.

As estatinas contribuem positivamente na doença arterial periférica de membro inferior, doença renal crônica, síndrome coronariana aguda, esteatose e esteatohepatite não alcoólica e na prevenção de doenças cardiovasculares em pessoas saudáveis ou com situações clínicas específicas, tais como diabetes, hipertensão arterial e microalbuminúria.


Características do medicamento sinvastatina

A sinvastatina é um agente derivado sinteticamente de um produto de fermentação do Aspergillus terreus. Esse medicamento é administrado por via oral, normalmente uma vez por dia, de acordo com a indicação do médico. Geralmente, o médico prescreve que a sinvastatina seja ingerida a noite, pois o colesterol é produzido principalmente durante o período noturno. Por ser um medicamento que possui efeito relativamente curto no organismo, o período noturno é o horário ideal, pois dessa forma, o pico de ação irá coincidir com o momento em que a produção de colesterol é maior.

A forma em comprimido pode ser ingerida com ou sem alimentos, enquanto a forma líquida da sinvastatina deve ser tomada com o estômago vazio. A dosagem da sinvastatina é baseada de acordo com a condição do paciente, considerando sua idade, resposta ao tratamento e outros medicamentos combinados que a pessoa esteja tomando para tratar outras condições médicas.

O colesterol alto no sangue aumenta o risco de ataques cardíacos e derrames, então o papel da sinvastatina é bloquear uma substância que o fígado necessita para produzir o colesterol, possibilitando então que o fígado remova o colesterol do sangue.

A sinvastatina é um medicamento, em sua maioria, bem tolerado. Os seus efeitos adversos são de natureza leve e transitória, sendo que os mais comuns incluem distúrbios digestivos e os menos comuns, dor de cabeça, fraqueza muscular, problemas no fígado e hipersensibilidade. Esse medicamento é contraindicado para pacientes que sejam hipersensíveis a qualquer um de seus componentes, bem como pacientes com doenças do fígado e durante a gravidez ou lactação.

– Afinal, a sinvastatina emagrece ou não?

Embora a sinvastatina atue diretamente nos níveis de colesterol e triglicerídeos, esse medicamento não possui uma ação direta na perda de peso, como muitas pessoas acreditam.

Então, a sinvastatina por si só não emagrece, logo não deve ser utilizada para esse fim. Na realidade, a sinvastatina ajuda a reduzir o colesterol, que por sua vez, reduz a inflamação do organismo, afetando positivamente os pacientes que sofrem com obesidade.

A verdade é que a perda de peso é consequência de uma combinação de fatores, incluindo mudanças na dieta, exercícios físicos e equilíbrio hormonal. A dieta baseada na perda de peso deve considerar a rotina e características do paciente, de modo a incorporar práticas alimentares para a manutenção da saúde. A atividade física está diretamente relacionada ao gasto de energia e, consequentemente, ao equilíbrio energético.

Não existe nenhum medicamento isolado que seja capaz de promover a perda de peso, pois o processo de emagrecimento é multifatorial, principalmente aliado à dieta e atividade física, incluindo ainda técnicas terapêuticas, como a Terapia Cognitivo-Comportamental, muito utilizada como um método auxiliar para o tratamento da obesidade em grandes estudos clínicos.

Para efeito adicional de emagrecimento, o uso da sinvastatina deve se associar a exercícios físicos e a uma dieta adequada e balanceada, pois o medicamento controla a quantidade de colesterol e a adoção de uma dieta apropriada pode ajudar a limitar a quantidade de colesterol ingerida, o que por sua vez, mantém em equilíbrio ideal o colesterol no sangue.


Novos estudos – efeito na microbiota intestinal?

estatina e inflamacao microbiota

Existem alguns estudos pequenos e recentes que apontam um possível efeito da sinvastatina na modulação da microbiota intestinal. Em um estudo publicado na revista científica Nature, pesquisadores da Dinamarca avaliaram a microbiota intestinal de 900 pessoas da Dinamarca, França e Alemanha[1]Vieira-Silva S, Falony G, Belda E, Nielsen T, Aron-Wisnewsky J, Chakaroun R, Forslund SK, Assmann K, Valles-Colomer M, Nguyen TT, Proost S. Statin therapy is associated with lower prevalence of gut … Continue reading.

Outro efeito possível do tratamento com estatina seria a diminuição dos efeitos inflamatórios da obesidade.

Segundo os autores, “além de seus efeitos na redução do colesterol, as estatinas também tendem a diminuir os níveis de inflamação sistêmica dos pacientes, que em parte podem estar relacionados a uma microbiota intestinal alterada.”

Confira o estudo neste link.

REFERÊNCIAS

SANTOS, J. O.  et al. O que as revisões sistemáticas Cochrane dizem sobre o uso de estatinas. Diagn Tratamento, v. 2, n. 2, p. 88-100. 2017.

SOST, M. M. Fatores determinantes para perda de peso de pacientes obesos. 2017. Dissertação (Mestrado em Endocrinologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Vieira-Silva S, Falony G, Belda E, Nielsen T, Aron-Wisnewsky J, Chakaroun R, Forslund SK, Assmann K, Valles-Colomer M, Nguyen TT, Proost S. Statin therapy is associated with lower prevalence of gut microbiota dysbiosis. Nature. 2020 May;581(7808):310-5.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Marcus Yu Bin Pai

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail