Programas de recompensas e reconhecimento são uma estratégia de recursos humanos que mostra aos funcionários o quanto você os valoriza. Eles também estarão mais engajados, motivados e produtivos.
Uma empresa que quer crescer sempre terá seus funcionários em mente. Isso começa com uma melhor compreensão de como eles estão sendo tratados. Para isso, existem dois fatores que sempre devem ser colocados em prática frequentemente, são eles: o reconhecimento e o resultado.
É importante ressaltar que reconhecimento e recompensa não são a mesma coisa, pois queremos ter certeza de que as pessoas estão recebendo o que merecem. Saiba mais sobre eles neste artigo para você poder dar um feedback preciso.
Entenda a diferença entre reconhecimento e recompensa
Geralmente, reconhecimento e recompensas são políticas que existem dentro da sua organização e são geralmente coordenadas pelo responsável pelas pessoas.
Reconhecimento
Intangível e geralmente assume a forma de elogios verbais ou escritos. É mais experiente do que consumido e tem mais emoção associada. Normalmente, também não é esperado e é personalizado para o destinatário.
Recompensas
Normalmente tangíveis, consumíveis e com valor econômico. Na maioria dos casos, isso significa um bônus de pagamento, aumento de salário ou cartão-presente. As recompensas geralmente são mais impessoais do que o reconhecimento e são mais esperadas pelos funcionários.
Semelhanças
Ambos tem o objetivo de propor benefícios emocionais e financeiros sempre em busca de engajar e valorizar os profissionais, seja de forma individual ou coletiva.
As recompensas e o reconhecimento dos funcionários são um sistema que garante o engajamento e a produtividade em uma organização de maneiras extrínsecas e intrínsecas.
Anteriormente, o reconhecimento do funcionário era elogiado apenas quando recebia o resultado ou após um mandato específico. Mas hoje está mais focado no desempenho
Benefícios do reconhecimento e recompensa
- Melhora no relacionamento com os funcionários e no espírito de equipe: Ter uma força de trabalho que não apenas trabalhe bem em conjunto, mas que tenha relacionamentos fortes é um grande benefício para uma organização. Oferecer oportunidades para os colegas nomearem uns aos outros para recompensas construirá esse espírito de equipe vital.
- Cultura de apreciação: Seja por meio de uma rede social interna, em reuniões ou em funções no local de trabalho, celebrar visivelmente as conquistas de cada um alimentará uma cultura positiva no escritório.
- Maior confiança e auto-estima: Embora o elogio da gerência seja sempre bom, recebê-lo de colegas de trabalho pode dar aos funcionários um impulso extra de confiança.
Importância do Reconhecimento
O reconhecimento dos funcionários é importante porque é fundamental para o engajamento dos funcionários.
Os líderes não podem esperar que funcionários de alto potencial apareçam todos os dias e dêem o melhor de si se não sentirem que seu bom trabalho é valorizado.
Sem reconhecimento, o moral dos funcionários despencará e, pouco depois, a retenção de funcionários também.
Com essas consequências terríveis, não há desculpa para um local de trabalho não adotar essa estratégia de baixo custo de reforço positivo.