Pomada para queimadura: como usar e quais as 5 melhores opções no mercado

Como funcionam as pomadas para queimaduras, como fazer uso delas e quais as melhores opções atualmente no mercado

As queimaduras na pele são lesões relativamente comuns, que podem atingir somente a camada externa da pele ou as camadas mais profundas, podendo até mesmo chegar às camadas dos músculos e ossos.

As queimaduras podem ser causadas por alguns fatores como por exemplo:

Como tratar diferentes graus de queimadura

Antes de saber como tratar uma lesão por queimadura, é preciso entender de qual tipo de queimadura estamos falando, o que altera de maneira expressiva o tratamento necessário para ela.


Queimaduras de primeiro grau:

queimadura

São as queimaduras que atingem apenas a primeira camada mais exterior da pele, apresentando coloração avermelhada, sensação de calor e dores na região.

Para as queimaduras que se enquadram como sendo de primeiro grau, faça compressas frias nas primeiras horas após seu acontecimento e utilize pomadas na região, de maneira a manter a pele do local hidratada.

E caso haja muita dor, faça uso de medicamentos com ação analgésica.


Queimaduras de segundo grau:

São as queimaduras que geram bolhas e causam dores mais fortes. Nestes casos, as bolhas devem ser drenadas (jamais estouradas) e com ajuda médica, que posteriormente indicará a melhor pomada e medicações para seguir o tratamento e trazer alívio dos sintomas.


Queimaduras de terceiro grau:

O terceiro grau de queimaduras atinge todas as camadas da pele, destruindo até mesmo os terminais nervosos da região, fazendo com que possam ser indolores.

Este grau de queimadura pode causar sérios problemas e deformidades, sendo aconselhado a ida a um pronto socorro de maneira urgente, já que em alguns casos pode ser necessária a internação do paciente.


Qual pomada utilizar em queimaduras?

Agora que já entendemos que diferentes graus de queimadura necessitam de diferentes tipos de cuidados, segue uma lista de pomadas que costumam ser utilizadas e recomendadas para queimaduras de primeiro grau (caso sua queimadura se trate de segundo ou terceiro grau, busque ajuda médica):

  • Dexpantenol: pomadas compostas por Dexpantenol possuem a capacidade de auxiliar na regeneração das células da pele, além de hidratar e nutrir a camada, auxiliando no processo de cicatrização da lesão. Ela é muito conhecida pelo nome de mercado Bepantol, mas pode ser encontrada com diversos outros nomes quando vendido por outras farmacêuticas, e até mesmo de maneira genérica.
  • Desoximetasona: esta pomada pertence à família dos corticóides tópicos, possuindo ação anti-inflamatória, atuando na redução da vermelhidão, da irritação e da coceira na pele. Pode apresentar alguns efeitos colaterais, então antes de fazer seu uso leia bem a bula e entenda a posologia adequada para sua lesão.
  • Sulfadiazina de prata: esta é uma pomada que costuma ser associada ao tratamento de infecções e queimaduras, por possuir efeito anti inflamatório e antibacteriano, auxiliando no processo de cicatrização da pele e prevenindo possíveis infecções no local da lesão. A compra desta pomada costuma estar associada a necessidade de receita médica.
  • Sulfato de Neomicina + Bacitracina Zíncica: as pomadas compostas pela combinação de Sulfato de Neomicina e Bacitracina Zíncica representam uma combinação de dois compostos de ação antibiótica, prevenindo a aparição de infecções bacterianas, além de auxiliar no processo de cicatrização da lesão.

Além de ser comercializada com outros nomes e com a composição de maneira genérica, esta é uma pomada muito conhecida pelo nome de mercado Nebacetin, sendo muito utilizada para o propósito de ajudar na regeneração da pele após queimaduras de primeiro grau.

  • Colzen: além de ser capaz de acelerar o processo de cicatrização da pele, esta pomada possui ação antimicrobiana, auxiliando na prevenção de infecções no local da lesão. Possui colágeno, alginato de cálcio e nitrato de Cério em sua composição e seu uso costuma ser associado a indicação por parte de um profissional da área da saúde.

Quando não utilizar pomadas para queimadura?

Na maioria dos casos, as pomadas que são comercializadas sem a necessidade de uma receita médica, possuem poucas contra indicações e não conferem grandes perigos a quem estiver utilizando-as, porém, é importante manter a atenção para alguns possíveis casos antes de fazer uso delas:

  • Casos em que se apresenta sensibilidade a algum composto da formulação da pomada. Caso você saiba que tem uma sensibilidade com algo presente em sua composição, não faça uso do produto, e se reparar qualquer alteração ou piora do quadro após iniciar o uso de alguma pomada, descontinue seu uso imediatamente.
  • Mulheres grávidas ou em período de amamentação, que devem sempre buscar uma opinião médica antes de fazer uso de qualquer medicamento ou produto, mesmo que este seja de utilização tópica
  • Se tratando de queimaduras de segundo ou terceiro grau: busque auxílio médico.

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Juliana Toma

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail