Bepantol é bom para Acne?

bepantol é bom pra acne

A ACNE é uma doença dermatológica que acomete os folículos pilosos da pele associada a uma glândula sebácea. As lesões causadas pela acne podem afetar até 95% das pessoas ao longo da vida e, geralmente, esse problema inicia na fase da adolescência, muitas vezes persistindo ou começando durante a vida adulta.

As lesões de acne podem ser não inflamatórios e inflamatórios. Existem diversos tratamentos para lesões de acne, incluindo medicamentos, produtos de venda livre e procedimentos como peelings e terapia a laser. Nos últimos tempos, tem havido um interesse crescente no uso de produtos naturais para a saúde da pele, como vitamina C, outros antioxidantes e ácidos graxos ômega-3. Um agente que se mostrou promissor na redução das lesões de acne é o dexpantenol, um análogo do ácido pantotênico, também chamado de vitamina B5.

O que é o ácido pantotênico?

O ácido pantotênico é produzido naturalmente nas células e tecidos, mas está presente, especificamente, na coenzima A, um composto que desempenha um papel na regulação da barreira da pele. Isso significa que pode ajudar a barreira da pele a manter a umidade e agir contra elementos nocivos, como patógenos.

Tendo isso em mente, atualmente existe um produto muito conhecido chamado Bepantol, que é um medicamento tópico que possui como princípio ativo o dexpantenol, ou pró-vitamina B5, além de niacinamida, óleo de Argan e glicerina em algumas variações do produto. Pode ser encontrado em forma de creme, gel, spray ou loção.

Embora o Bepantol não trate problemas de pele, esse produto pode ajudar a melhorar a aparência das manchas de acne.

O uso do dexpantenol é predominante na área da Dermatologia. Um estudo publicado no periódico Dermatology and Therapy comprovou que o dexpantenol ajuda a reduzir as manchas no rosto relacionadas à acne e a minimizar esse tipo de lesão na pele. No entanto, peles mais oleosas ou com acne ativa, precisam ser avaliadas com cautela pelo dermatologista, pois formulações mais oleosas de Bepantol podem acabar piorando o quadro.

bepantol é bom para acne?

Outro estudo publicado no periódico Pediatric Dermatology, sugeriu também que creme contendo dexpantenol pode ser útil no controle dos efeitos colaterais mucocutâneos que ocorrem durante a terapia com isotretinoína, que costuma ser utilizada como tratamento para acne[1]Romiti R, Romiti N. Dexpanthenol cream significantly improves mucocutaneous side effects associated with isotretinoin therapy. Pediatric dermatology. 2002 Jul;19(4):368-71..

O dexpantenol tópico também age como um hidratante, ajudando a melhorar a hidratação do estrato córneo, reduzir a perda de água transepidérmica e manter a maciez e a elasticidade da pele. Seus efeitos são benéficos em terapias para queimaduras, em diferentes dermatoses e tratamento de cicatrizes, como as causadas pelas lesões de acne. O cuidado adjuvante da pele com dexpantenol melhora consideravelmente os sintomas de irritação da pele, como ressecamento, aspereza, descamação e eritema, ao longo de 3 a 4 semanas.

Como deve ser usado o Bepantol?

O Bepantol deve ser aplicado diretamente sobre a pele limpa, 1 ou 2 vezes ao dia, ou conforme a orientação médica. Em geral, é um produto que não causa dor ao entrar em contato com a pele irritada ou inflamada.

Efeitos adversos

Costuma ser bem tolerado, mas pode provocar efeitos adversos indesejados, embora em casos raros, dependendo da sensibilidade da pele de cada paciente. Além disso, não há relatos de problemas ocorridos devido a interrupção do tratamento.

O Bepantol pode ser utilizado por mulheres grávidas, desde que seja orientado pelo médico. Quanto aos pacientes idosos e crianças, não há restrições ao uso do produto.

Mesmo que uma pessoa não tenha tendência a acne, ela pode se beneficiar do uso de produtos com dexpantenol, ou ácido pantotênico, por vários outros motivos, por exemplo, não apenas para hidratar, mas também manter a elasticidade da pele. Além disso, também vale a pena tomar suplementos orais contendo ácido pantotênico, pois ajuda a reduzir o número de manchas de acne.

bepantol

A inflamação faz com que as glândulas sebáceas da pele se tornem mais ativas, permitindo a proliferação de bactérias causadoras da acne. No entanto, embora o mecanismo exato do ácido pantotênico ainda não esteja totalmente esclarecido, os seus benefícios para o tratamento de acne podem estar associados às suas propriedades anti-inflamatórias e suavizantes na pele.

Dicas para prevenir as crises de acne

É importante manter o rosto limpo, lavando duas vezes ao dia para remover impurezas, células mortas da pele e a oleosidade extra. No entanto, lavar o rosto excessivamente não é recomendado, pois pode fazer mais mal do que bem. Lave com água morna, não quente, utilizando um limpador facial suave.

Determinados produtos para tratar acne contêm ingredientes que ressecam a pele. Então, uma outra dica é usar hidratantes que minimizem o ressecamento e a descamação da pele. Mas preste atenção se o produto é “não comedogênico”, inclusive, o Bepantol se aplica à essa característica. 

Use maquiagem com moderação. Após usar, sempre lave o rosto no final do dia, realizando o procedimento adequado de retirada e higienização total da pele. Se possível, opte por cosméticos sem óleo, sem adição de corantes e produtos químicos. 

Evite a exposição à luz solar. Os raios ultravioleta do sol aumentam a vermelhidão e inflamação, causando hiperpigmentação pós-inflamatória. Limite o tempo que você fica no sol, principalmente entre as 10h e as 16h. Procure usar roupas de proteção, como camisa de manga comprida e chapéu de aba larga. Use protetor solar pelo menos 20 minutos antes da exposição ao sol, optando por protetores de amplo espectro com 6% de óxido de zinco ou superior e FPS 30 ou superior.

A mudança na dieta também é importante para evitar a recorrência da acne, sendo necessário evitar chocolate, alimentos condimentados, fast food, alimentos com alto índice glicêmico e à base de laticínios. Além disso, o estresse está associado à gravidade das espinhas e acne. Então gerencie o estresse para controlar a acne e prevenir a desfiguração.

Em caso de dúvidas, consulte um médico dermatologista para saber mais informações sobre os efeitos do Bepantol para a acne e se você precisa de mais tratamentos para prevenir ou tratar essa condição.

Referências:

BEPANTOL: dexpantenol. [Bula]. Rio de Janeiro: Produtos Roche, 2013.

EBNER, F. et al. Topical use of dexpanthenol in skin disorders. American Journal of Clinical Dermatology, v. 3, n. 6, p. 427-433. 2002.

HANCOCK, O. Can Pantothenic Acid Help Fight Acne?. Shape. 2021. Disponível em: https://www.shape.com/lifestyle/beauty-style/pantothenic-acid-acne-skin-care

ROMITI, R.; ROMITI, N. Dexpanthenol cream significantly improves mucocutaneous side effects associated with isotretinoin therapy. Pediatric Dermatology, v. 19, n. 4, p. 368-371. 2002.

SANVICTORES, T.; CHAUHAN, S. Vitamin B5 (Pantothenic Acid). National Library of Medicine. StatPearls. Última atualização: 12 out. 2022.

WEBMD. 10 Tips for Preventing Acne. 2022. Disponível em: https://www.webmd.com/skin-problems-and-treatments/acne/10-tips-for-preventing-pimples YANG, M. et al. A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Study of a Novel Pantothenic Acid-Based Dietary Supplement in Subjects with Mild to Moderate Facial Acne. Dermatology and Therapy, v. 4, n. 1, p. 93-101. 2014.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Romiti R, Romiti N. Dexpanthenol cream significantly improves mucocutaneous side effects associated with isotretinoin therapy. Pediatric dermatology. 2002 Jul;19(4):368-71.

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Juliana Toma

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail