Pilates é um conjunto especializado de exercícios que ajuda o corpo a corrigir desequilíbrios posturais, conectando mente, corpo e respiração. Ele fortalece e tonifica os músculos sem impacto.
O Pilates é uma modalidade nova no Brasil. Chegando em meados de 2000, possui cerca de 45 milhões de estúdios espalhados pelo país atualmente. Com um método muito bem elaborado, ele vem conquistando seu espaço entre as mais diversas idades.
“Seu corpo é seu maior bem, ele guarda e reflete sua alma. Cuide dele como se fosse uma pedra preciosa e nós o lapidaremos.” (Joseph Pilates)
Joseph Pilates é o criador do método e vivia exatamente o que indicava para os seus alunos.
Ele era uma criança doente e, ao crescer, treinou em várias formas de esportes e atividades físicas para se fortalecer, como acrobacia, boxe, yoga e até mesmo atuação circense. Mais tarde, ele desenvolveu seu próprio conjunto de exercícios para ajudar as pessoas a se reabilitarem e fortalecerem os músculos de uma maneira diferente, com foco na estabilidade do centro do corpo, que inclui o abdômen e as costas, como ponto principal.
Considerada uma atividade física capaz de promover inúmeros benefícios físicos e mentais para os seus praticantes, contém mais de 600 exercícios capazes de desenvolver todos os músculos corporais.
Seus benefícios são muito amplos e abrangem campos como a flexibilidade e equilíbrio.
Segundo estudos, os exercícios de Pilates têm mostrado uma melhora significativa na recuperação dos músculos que estabilizam a área lombopélvica.
Dessa forma, esse artigo visa guiá-lo pelas principais informações do método Pilates a fim de informá-lo e tirar qualquer dúvida que possa rondar sua mente sobre essa prática física tão nova, mas ao mesmo tempo, tão eficaz.
Continue lendo para saber mais!
O que é Pilates
Pilates é, a grosso modo, um conjunto de exercícios que unem o corpo e a mente para promover ao praticante maior consciência corporal e controle sobre o próprio corpo. A partir dessa explicação, podemos aprofundar e mostrar exatamente do que essa técnica consiste.
A ideia central do Pilates é que, embora todo exercício seja bom para o corpo, muitos deles não enfatizam a técnica de manter o centro do corpo forte e os músculos na posição correta antes de executar um movimento. Se você levantar peso, alongar ou correr sem manter o centro do corpo e a postura corretos, corre o risco de se lesionar e desequilibrar o corpo.
História
Joseph Hubertus Pilates nasceu em 9 de dezembro de 1883 na Alemanha. Sendo filho de uma naturopata e um ginasta, sempre esteve ligado a fatores sobre o corpo,mente e saúde.
Em sua infância, foi uma criança doente, sofrendo de asma e raquitismo. À medida que foi crescendo, ele acreditava que sua saúde era prejudicada pela respiração incorreta e a má postura. Por isso, começou a fazer exercícios ao ar livre e criar técnicas de respiração.
Desde muito novo, essa área da medicina o chamou muito atenção. Tanto que começou a estudar anatomia e medicina chinesa. Ele também começou a praticar esportes como boxe, yoga, mergulho, ginástica e kung fu.
Assim, apoiado nessas práticas, Joseph começou a criar o seu método Pilates.
Segundo o artigo de Daniela Pires e Cloud de Sá, ele foi levado para um campo de batalha na Primeira Guerra Mundial.
Lá, ele aprimorou suas técnicas sobre anatomia e saúde do corpo, ajudando seus companheiros a realizarem os exercícios instruídos por ele.
O resultado foi que aquele batalhão não tinha ninguém acometido da epidemia de gripe que afetou a Inglaterra em 1918.
Morreu aos 83 anos por complicações pulmonares, Porém, até hoje segue a incógnita do que realmente levou a esse problema.
O Método Pilates
De acordo com o livro de Teresa Camarão “Pilates no Brasil: corpo e movimento” o método Pilates pode ser explicado como um método que condiciona o corpo, integrando-o com a mente.
Ele entrega muitos benefícios, trabalhando o corpo como um todo. Segundo a autora, é um novo mundo apresentado ao aluno:
“O indivíduo redescobre seu próprio corpo com mais coordenação, equilíbrio e flexibilidade. Independente da idade, qualquer pessoa pode ser beneficiada por este método que melhora a qualidade de vida e oferece resultados rápidos. Mas para obter os benefícios do pilates é preciso ser disciplinado”.
Dessa forma, a prática de Pilates é para todas as idades e proporciona o bem-estar em diferentes áreas. Porém, falaremos mais especificamente disso mais para frente.
Em síntese, os exercícios são divididos em solo e aparelhos. No solo, as posições podem ser deitadas em um colchonete, sentado ou em pé. Você poderá contar com ajuda de alguns objetos para facilitar (ou dificultar) a prática daquele exercício, como também existirá alguns que não utilizarão nada, apenas o peso de seu corpo.
Os aparelhos são criações do próprio Joseph Pilates e possuem molas de diferentes intensidades. Assim, elas podem auxiliar ou dificultar no exercício, dependendo muito de sua finalidade.
Princípios Básicos do Pilates
Os exercícios do Pilates se baseiam na “contrologia” que nada mais é do que a consciência máxima dos movimentos dos músculos durante a realização de certo movimento.
Para que isso possa ocorrer, o método possui alguns princípios básicos que devem ser seguidos em todos os movimentos que são feitos em aulas. São eles:
- Concentração: Cada movimento importa. Portanto, a consciência do trabalho motor é muito importante;
- Controle: Sabendo exatamente como o movimento deve ser feito, você trabalha a coordenação e a fluidez do exercício;
- Precisão: Os movimentos trabalhando a musculatura certa, fará com que a musculatura seja desenvolta e eficaz;
- Centramento: Também chamado de PowerHouse ou centro de força, destaca-se a musculatura do tronco, capaz de controlar todo o campo energético dos movimentos. A powerhouse está ativa em todos os exercícios;
- Respiração: É a base de toda técnica. Pilates dizia que respiramos errado e não usamos toda a capacidade pulmonar. Portanto, cada exercício pede uma respiração específica para aumentar a capacidade dos músculos.
Lembre-se, o Pilates é para todos. Não importa a idade, sexo ou nível de aptidão física, qualquer um pode começar a praticar Pilates e colher seus benefícios. Se você é novo no Pilates, comece devagar e aumente sua intensidade e duração conforme se torna mais confortável com os movimentos.
Aparelhos do Pilates
O Pilates possui exercícios que são feitos no solo, utilizando alguns acessórios que visam um melhor movimento e ajuste de intensidade. Porém, os aparelhos também são de extrema importância para o aprendizado corporal e a contrologia.
Reformer: É o primeiro aparelho construído por Pilates, consiste em uma cama com 5 molas com diferentes resistências. A partir delas, os exercícios vão mudando de intensidade de acordo com a necessidade e capacidade do aluno. Contém alças que são para os pés e mãos, além de acessórios que são capazes de deixar a prática ainda mais versátil.
Cadeira: A cadeira possui duas molas que podem ser usadas em conjunto ou sozinhas. Contém dois pés ajustáveis que permitem uma quantidade enorme de exercícios em pé ou sentado.
Cadillac: O cadillac aparenta ser uma enorme cama com barras nas laterais. É nele que se realizam os exercícios aéreos do Pilates. Contém alças e barras.
Barrel: Como o nome diz, é um barril usado principalmente para alongamentos de coluna e membros inferiores.
Indicação do Pilates
O Pilates é para todos que desejam melhorar sua performance física, postura e até mesmo para quem busca emagrecer, mas não conseguiu se encontrar em uma academia. Lógico que, por sua intensidade ser menor do que exercícios de uma academia, perder peso será gradual.
Entretanto, ele também é para pessoas que possuem desordem neurológica, dores crônicas, problemas ortopédicos e distúrbios na coluna.
Segundo estudos, o método Pilates foi testado em pacientes com lombalgia crônica e foi comprovado a melhora após 12 sessões. Assim, o quadro álgico dessas pessoas melhoraram, demonstrando a eficácia do método.
De acordo com o mesmo estudo, temos a confirmação:
“Os resultados sugerem que o exercício Pilates oferece maiores melhorias na intensidade da dor e na capacidade funcional em comparação com os cuidados habituais e atividade física – intervenções mínimas em curto prazo, mas em comparação com uma massagem ou outras formas de exercício, o método Pilates fornece resultados equivalentes”.
Portanto, há comprovações de sua eficiência para tratamentos físicos, principalmente ortopédicos.
Benefícios do Pilates
O método Pilates abrange muitas áreas e muitos benefícios são visíveis. Vejamos os principais:
Melhora A Força
Como seus exercícios se voltam para a powerhouse, os músculos do core são diretamente fortalecidos por sua prática. Dessa forma, melhora a estabilização corporal, evitando problemas de coluna, quadril e assoalho pélvico.
Melhora A Postura
Músculos fracos e desalinhados causam a má postura. Portanto, para que o equilíbrio muscular aconteça, o método se foca na realização de movimentos corretos com amplitudes que se encaixam e trabalham em sinergia. Dessa forma, você adquire força e seu eixo acaba se alinhando.
Previne Lesões
Como já citado, a musculatura fraca causa má postura e auxilia no aparecimento de lesões. Portanto, tensão demais ou frouxidão excessiva, desequilibram o corpo, tornando-o suscetível a problemas.
Assim, o Pilates trabalha com o fortalecimento na medida certa, dando a você a consciência de seu próprio corpo para a realização dos movimentos corretos.
Melhora A Consciência Corporal
Também chamada de propriocepção, a consciência corporal é sua grande aliada para perceber o mundo ao redor. Concentrar-se nos movimentos do seu corpo e sentir um grande bem-estar.
Dessa forma, até as quedas diminuem pelo senso de percepção do corpo e controle dos seus movimentos.
Diminui O Estresse
O estresse é um problema que afeta as pessoas e prejudica seu rendimento e vida pessoal. Assim, a técnica de respiração do Pilates pode diminuir o nível de cortisol no corpo, aliviar o estresse e entregar uma sensação de alívio.
Melhora A Flexibilidade E Mobilidade
Por mais doloroso que possa ser no começo, não há nada melhor do que um alongamento. A mobilidade é a amplitude de movimento capaz por um músculo. Para se ter uma boa mobilidade é necessário flexibilidade e força muscular.
Assim, com o passar do tempo, você verá o ganho de flexibilidade atrelado a sua mobilidade e capacidade de movimento ampliadas.
Melhora O Equilíbrio
Com o passar do tempo, a musculatura vai perdendo sua força, favorecendo a diminuição do equilíbrio e facilitando as quedas. Portanto, além do Pilates ajudar no alinhamento do corpo, fundamental para a marcha, ele fortalece o core e permite o retorno do equilíbrio.
Aumenta A Imunidade
O Pilates melhora a função do sistema circulatório. É por isso que a imunidade aumenta. Dessa forma, o sangue e a linfa chegam com facilidade nos músculos e são capazes de filtrar as impurezas com maior facilidade.
Melhora O Sono
Segundo um estudo, a qualidade de sono de puérperas melhorou após a realização dos exercícios de Pilates. Entretanto, outro artigo nos diz que pessoas com menos de 40 anos são muito beneficiadas nesse quesito através do método.
Melhora O Humor
De acordo com o artigo que estudou os efeitos do pilates no humor de homens, a prática de Pilates diminui a ansiedade e sentimentos de fadiga, além de melhorar o sentimento de energia.
Conclusão
Em suma, a prática de Pilates é uma ótima maneira de alcançar a saúde mental e física. O corpo todo é parte das atividades. Portanto, a consciência corporal aumenta.
Mesmo sendo novo no Brasil, o método vem conquistando muitos adeptos por seus incríveis benefícios.
Por fim, procure um estúdio que você goste e não deixe de fazer uma aula experimental para conhecer o método.
E se esse artigo ajudou você, compartilhe nas redes sociais e conheça outros conteúdos do site que também serão úteis.