Como evitar e tratar cicatrizes de acne

cicatriz de acne

Cicatrizes de acne são alterações texturais permanentes e reentrâncias que ocorrem na pele como resultado de acne grave.

Eles podem ser frustrantes e difíceis de tratar, mas há uma variedade de tratamentos disponíveis para reduzir o aparecimento de cicatrizes de acne.

Esses tratamentos incluem tratamentos a laser, peelings químicos, preenchimentos dérmicos e microagulhamento.

O que é a acne?

A acne ocorre devido a uma inflamação nas glândulas sebáceas e nos folículos pilosos — onde nascem os pelos. O problema acontece por várias razões: genética, excesso de hormônios masculinos – que pode levar a produção excessiva de sebo – e também por conta de bactérias, que geram inflamação.

As lesões de acne (espinhas) acontecem quando os folículos capilares (ou “poros”) da pele ficam obstruídos com óleo e células mortas da pele. Um folículo obstruído é o lugar perfeito para as bactérias crescerem e criarem os inchaços vermelhos e os inchaços vermelhos cheios de pus, conhecidos como espinhas.


Cicatrizes de acne

E por que as cicatrizes aparecem? Em geral, quem sofre com o problema costuma espremer as espinhas. É um erro. Os dedos transportam bactérias para a região que já está inflamada. O problema se agrava, levando às cicatrizes. Além disso, mexer na pele pode provocar escoriações que deixam marcas.

Mas não é só isso. Em alguns casos, a acne ocorre em camadas mais profundas da pele. Dessa forma, o corpo não consegue liberar o pus causado pela inflamação, provocando as marcas.

Para reduzir a chance de cicatrizes, procure tratamento para sua acne cedo. Acne grave muitas vezes pode ser curada.

A maioria dos tratamentos para cicatrizes de acne tenta remover ou substituir o tecido anormal e estimular a formação de novo colágeno para preencher as cicatrizes antigas. As cicatrizes de acne levantadas podem ser cicatrizes hipertróficas ou quelóides.

Entendendo a Fisiopatologia da Cicatriz de Acne

Cicatrizes de acne são produzidas quando a pele sofre uma inflamação grave devido à acne. Essa inflamação pode causar a quebra do colágeno e da elastina da pele, levando a reentrâncias visíveis e alterações na textura da pele.


Prevenção de cicatrizes de acne

tratamento de cicatriz de acne

Para prevenir as cicatrizes é preciso, antes de mais nada não cutucar! E logo que o problema aparecer, é bom procurar o dermatologista. Hoje há produtos específicos para amenizar a inflamação antes que se agrave.

Os tratamentos dependem da gravidade das cicatrizes. Em alguns casos, um médico dermatologista pode sugerir um peeling químico ou microdermoabrasão para melhorar a aparência das áreas com cicatrizes.

Esses tratamentos mais leves podem ser feitos no consultório.

Mas se não foi possível evitar as marcas, a boa notícia é que há uma gama de tratamentos bem eficientes para apagá-las.

Tratamentos para cicatrizes de acne

Conheça os principais:

1. Lasers

Atualmente há alguns tipos de laser que são bem eficientes para amenizar as cicatrizes da acne: o CO2 fracionado e o érbio (Fotona), que tratam a superfície da pele e estimulam colágeno, levando ao clareamento das marcas.

Benefícios do tratamento a laser para cicatrizes de acne

  • Redução de vermelhidão e descoloração: o tratamento a laser pode reduzir a vermelhidão e a descoloração que podem se desenvolver a partir de cicatrizes de acne.
  • Melhoria da textura: tratamentos a laser podem ajudar a melhorar a textura da pele, tornando-a mais lisa e uniforme.
  • Redução de cicatrizes: tratamentos a laser podem ajudar a reduzir a aparência de cicatrizes, estimulando a produção de colágeno na pele, o que pode ajudar a reduzir a profundidade das cicatrizes.
  • Tempo de cicatrização mais rápido: os tratamentos a laser podem ajudar a acelerar o tempo de cicatrização das cicatrizes de acne, permitindo que elas cicatrizem mais rapidamente do que sem tratamento.

Como funcionam

  • Os tratamentos a laser envolvem o uso de um feixe de luz de alta intensidade para atingir áreas específicas da pele. A energia da luz é absorvida pela pele e é usada para estimular a produção de colágeno e elastina, o que pode ajudar a melhorar a textura da pele e reduzir a aparência de cicatrizes.
  • O laser também pode atingir a melanina na pele, ajudando a reduzir a vermelhidão e a descoloração que podem estar associadas a cicatrizes de acne.

Quando são indicados

  • Os tratamentos a laser são normalmente indicados para casos mais graves de cicatrizes de acne, pois podem ajudar a reduzir a aparência das cicatrizes de forma rápida e eficaz.
  • Para casos mais leves de cicatrizes de acne, outros tratamentos, como peelings químicos ou microdermoabrasão, podem ser mais adequados.

2. Tixel

O Tixel é um sistema térmico que atua por ação fracionada (termoporação) que chega a 400 graus atingindo a pele até a derme, fazendo uma remodelação de colágeno, o que também melhora as cicatrizes.

3. Microagulhamento

O Microagulhamento é feito com microagulhas que perfuram a pele e ajudam a formar uma nova camada da pele. Também levam produtos (drug delivery) às camadas mais profundas da pele.

Os benefícios, como funciona e quando é indicado o microagulhamento para cicatrizes de acne

  • Benefícios:
  • Como funciona: O microagulhamento é um tratamento minimamente invasivo que usa agulhas minúsculas para criar pequenas perfurações na pele. Isso estimula a produção de colágeno, ajudando a reduzir o aparecimento de cicatrizes de acne. O processo também ajuda a melhorar a textura da pele e criar uma pele mais saudável.
  • Quando é indicado: O microagulhamento é um tratamento eficaz para pessoas com cicatrizes de acne, mas não é adequado para todos. É importante falar com um médico dermatologista para determinar se é um tratamento adequado para você.

4. Preenchimento

Aplica-se ácido hialurônico em pontos de fibrose que causam as depressões, uniformizando a pele.

Benefícios do ácido hialurônico para cicatrizes de acne
1. Promove a Hidratação da Pele
2. Diminui a aparência de cicatrizes de acne
3. Evita danos à pele e rugas
4. Reduz a inflamação
5. Ajuda a restaurar a elasticidade da pele

5. Bioestimulador de colágeno

Em peles com mais flacidez, o produto ajuda a uniformizá-las, melhorando a aparência e complementa os outros tratamentos.

Benefícios do Bioestimulador de Colágeno para Cicatriz de Acne
Reduz cicatrizes
Melhora a textura e aparência da pele
Fornece benefícios antienvelhecimento
Ajuda a fortalecer a pele
Reduz a inflamação e vermelhidão
Estimula a produção de novo colágeno
Melhora a Hidratação e Elasticidade da Pele

Perguntas frequentes sobre cicatrizes de acne

Quais são os diferentes tipos de cicatrizes de acne?

As cicatrizes de acne podem ser divididas em três categorias principais: elevadas, distróficas e rebaixadas.

Quais são alguns tratamentos para reduzir o aparecimento de cicatrizes de acne?

Os tratamentos para reduzir a aparência das cicatrizes de acne incluem tratamento a laser, preenchimentos dérmicos, peelings químicos e microdermoabrasão.

As cicatrizes de acne podem ser evitadas?

Prevenir cicatrizes de acne é possível evitando cutucar ou estourar espinhas e tomar medidas para manter a pele bem hidratada e livre de bactérias.

Como sei qual é o melhor tratamento para minhas cicatrizes de acne?

O melhor tratamento para cicatrizes de acne depende do tipo e gravidade das cicatrizes, bem como do tipo de pele do indivíduo e do resultado desejado. Procure um médico dermatologista para avaliação.

As mudanças no estilo de vida podem ajudar a reduzir as cicatrizes de acne?

Mudanças no estilo de vida, como reduzir o estresse, seguir uma dieta saudável e evitar produtos agressivos para a pele, podem ajudar a reduzir o aparecimento de cicatrizes de acne.

Existem remédios naturais para ajudar com cicatrizes de acne?

Os remédios naturais para ajudar com cicatrizes de acne incluem a aplicação de mel ou aloe vera na pele e beber muita água. No entanto, a eficácia não é bem estabelecida

Quanto tempo leva para as cicatrizes de acne cicatrizarem?

O tempo que leva para as cicatrizes de acne cicatrizarem pode variar de pessoa para pessoa, mas geralmente varia de algumas semanas a alguns meses.

Como disfarçar cicatrizes de acne?

Ocultar cicatrizes de acne pode ser feito com maquiagem, como uma base de cobertura total ou um corretivo de correção de cor.

Como posso proteger minha pele de novas cicatrizes?

Proteger a pele de novas cicatrizes pode ser feito evitando o sol, usando protetor solar e mantendo a pele limpa e hidratada. Evite provocar a pele e as lesões.

Dr. Otávio Macedo

O dermatologista Dr. Otávio Macedo é referência nacional e internacional em Cosmiatria e Cirurgia Dermatológica. Aos 40 anos de uma sólida trajetória que inclui atendimentos clínicos diários, atualização contínua em pesquisas médicas, participa-ções anuais em congressos acadêmicos como membro das Sociedades Brasileiras, Americana e Europeia de Dermatologia e de Cirurgia a Laser, Dr. Otávio é também um mestre em oferecer aos pacientes o equilíbrio entre a beleza e a saúde da pele.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Otávio Macedo

Dr. Otávio Macedo

O dermatologista Dr. Otávio Macedo é referência nacional e internacional em Cosmiatria e Cirurgia Dermatológica. Aos 40 anos de uma sólida trajetória que inclui atendimentos clínicos diários, atualização contínua em pesquisas médicas, participa-ções anuais em congressos acadêmicos como membro das Sociedades Brasileiras, Americana e Europeia de Dermatologia e de Cirurgia a Laser, Dr. Otávio é também um mestre em oferecer aos pacientes o equilíbrio entre a beleza e a saúde da pele.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail