Afasia: O que É? Conheça as Causas e Tratamento

A afasia é considerada como a falta da capacidade de comunicar, de forma falada ou escrita. Este problema tem como característica a dificuldade de nomear pessoas e objetos[1]Damasio AR. Aphasia. New England Journal of Medicine. 1992 Feb 20;326(8):531-9..

O sintoma é comum da neurologia clínica e pode ocorrer devido ao acidente vascular cerebral ou de outras condições[2]Clark DG, Cummings JL. Aphasia. InNeurological disorders 2003 Jan 1 (pp. 265-275). Academic Press..


A afasia é a perda parcial ou total da capacidade de expressar, ou compreender a linguagem falada, ou escrita. É o resultado de danos às áreas do cérebro que controlam a linguagem.

Tipos de afasia

Afasia de Wernicke

Existe dificuldade na compreensão, mas a fala pode ser fluente, ou logorreia, que não faz sentido. Neste caso o paciente tem dificuldade de compreensão e de expressão e não consegue articular as palavras e irrita-se[3]Weisenberg T, McBride KE. Aphasia: A clinical and psychological study..

Afasia de Broca

Neste caso é preservada a compreensão, porém, existe dificuldade devido à falta de palavras. Em alguns casos é escolhido jargões, uma palavra ou um nome para uma situação, assim o individuo acredita que está se comunicando.

Afasia global

Existe a perda da capacidade de fala, compreensão, leitura e escrita.

Afasia de condução

Neste caso a compreensão fica relativamente preservada. A fala é apresenta de forma fluente e espontânea, mas existe dificuldade em repetir corretamente as palavras.

Agente causador

No geral a situação é devido alguma lesão cerebral. A sua origem é devido as lesões provocada por desordens nas artérias ou nas veias do cérebro.

Estas desordens são conhecidas como apoplexia, de derrame ou de hemorragia cerebral. O nome médico se resume a AVC, ou acidente vascular cerebral.

Para funcionar corretamente o cérebro precisa de glicose e de oxigênio, mas quando a circulação fica prejudicada, graças ao AVC entre outras coisas, as células da região vão morrendo. Conforme o local afetado, algumas funções ficam comprometidas.


Sintomas da afasia

Os sintomas podem ser variados. Alguns sintomas comuns incluem:

  • Alterações no comportamento: tendência a isolamento social, repetição constante de palavras.
  • Alterações na fala: dificuldade para compreender e/ou falar, repetir as mensagens ouvidas.
  • Alterações na escrita: dificuldade para entender e compreender textos, dificuldade para escrever
  • Alterações motoras: dificuldades para realizar gestos, ou representar as ideias de outra maneira


Diagnóstico da Afasia

O diagnóstico é um diferencial, para facilitar o tratamento. Existem várias modalidades de afasia e pode causar danos na fala, escrita, leitura ou entendimento. Desta forma, é necessário fazer um estudo para minimizar os danos[4]Damasio AR. Signs of aphasia. Acquired aphasia. 1998 Sep 9;2:27-43..

É preciso verificar a histórica clínica do paciente. Normalmente os testes de qualificação são feitos para descobrir quais áreas foram afetadas. Na elaboração do diagnóstico leva vários fatores como idade, o sexo, a lateralidade, a etiologia, o tempo de evolução, a personalidade escolaridade e o meio social.

Além disso, é feito teste de língua, de função dos lábios, de laringe, de repetição. Este estudo é longo para ser feito o melhor diagnóstico. Após detectar o tipo, pode ser iniciado o tratamento.


A afasia afetará as pessoas de maneiras diferentes e duas pessoas não terão exatamente as mesmas dificuldades.

Sinais para diagnóstico da afasia incluem:

  • Dificuldades com a visão, especialmente hemianopsia
  • Déficits de função motora ou sensorial
  • Déficits neurocomportamentais, como alexia, agrafia, acalculia ou apraxia



Há diversas etiologias responsáveis por causar a afasia. Geralmente, estão relacionadas a causas como AVC ou neoplasias.


Prevenção de afasia

Como a condição é causada por lesões no cérebro, algumas medidas podem prevenir tal acontecimento.

O AVC, ou acidente vascular cerebral tem causas multifatoriais. Algumas causas incluem drogas, hipertensão, doenças metabólicas. Com isto é necessário ter hábitos de vida saudáveis.

Outras situações, como acidentes automobilísticos podem levar a lesões, assim como a idade avançada. Desta forma, a melhor opção é consultar um médico periodicamente e fazer exames de rotina.

Tratamento da afasia

Se o dano cerebral for leve, uma pessoa pode recuperar as habilidades linguísticas sem tratamento. No entanto, a maioria das pessoas passa por terapia de fala e linguagem para reabilitar suas habilidades linguísticas e complementar suas experiências de comunicação[5]Bhogal SK, Teasell R, Speechley M. Intensity of aphasia therapy, impact on recovery. Stroke. 2003 Apr 1;34(4):987-93..

A terapia fonoaudiológica é a base do atendimento aos pacientes com afasia.

O tratamento com fonoaudiólogo visa ajudar a restaurar parte de sua capacidade de comunicação, bem como ajudá-lo a desenvolver formas alternativas de comunicação, se necessário.

Na maioria dos casos a pessoas que tem o problema não está ciente, o que acaba dificultando. Para a situação, os fonoaudiólogos trabalham junto para ajudar a recuperar a comunicação total ou diminuir os danos.

O tempo de tratamento é variável e depende de muitos fatores e até mesmo das condições médicas. Para os pacientes com formas leve e possível garantir a comunicação, sempre com certas restrições.

Para facilitar o ideal é sempre falar pausadamente e usar palavras-chave.

O livro de comunicação montado pelo fonoaudiólogo, com desenhos, pode ajudar. Atualmente existem muitas opções para o tratamento da afasia, no entanto, para resultados positivos é fundamental paciência e saber lidar com a doença. 


Prognóstico da afasia

Se a afasia for causada por um evento isolado, como um acidente vascular cerebral, a maioria dos pacientes se recupera até certo ponto com a terapia. Não há evidências que sugiram que a recuperação pare em um momento específico após o acidente vascular cerebral[6]Parr S, Byng S, Gilpin S. Talking about aphasia: Living with loss of language after stroke. McGraw-Hill Education (UK); 1997 Oct 1..

Mas a chance de recuperação é menor para pessoas com afasia resultante de uma condição neurológica progressiva.

Algumas pessoas ainda podem responder à terapia, mas atualmente não há boas maneiras de reverter a lesão em evolução no cérebro[7]Watila MM, Balarabe SA. Factors predicting post-stroke aphasia recovery. Journal of the neurological sciences. 2015 May 15;352(1-2):12-8..

Fonte da imagem em destaque: Falar foto criado por freepik – br.freepik.com

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Damasio AR. Aphasia. New England Journal of Medicine. 1992 Feb 20;326(8):531-9.
2 Clark DG, Cummings JL. Aphasia. InNeurological disorders 2003 Jan 1 (pp. 265-275). Academic Press.
3 Weisenberg T, McBride KE. Aphasia: A clinical and psychological study.
4 Damasio AR. Signs of aphasia. Acquired aphasia. 1998 Sep 9;2:27-43.
5 Bhogal SK, Teasell R, Speechley M. Intensity of aphasia therapy, impact on recovery. Stroke. 2003 Apr 1;34(4):987-93.
6 Parr S, Byng S, Gilpin S. Talking about aphasia: Living with loss of language after stroke. McGraw-Hill Education (UK); 1997 Oct 1.
7 Watila MM, Balarabe SA. Factors predicting post-stroke aphasia recovery. Journal of the neurological sciences. 2015 May 15;352(1-2):12-8.

Dr. Andrew Seung Ho Park

CRM-SP: 157730 RQE: 67991 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Residência Médica de Fisiatria pelo HC-FMUSP. Residência Médica em Neurofisiologia Clínica pelo HC-FMUSP. Pós-Graduação em Dor pelo Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Professor Colaborador do CEIMEC – Centro Integrado de Estudo em Medicina Chinesa. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Andrew Seung Ho Park

Dr. Andrew Seung Ho Park

CRM-SP: 157730 RQE: 67991 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Residência Médica de Fisiatria pelo HC-FMUSP. Residência Médica em Neurofisiologia Clínica pelo HC-FMUSP. Pós-Graduação em Dor pelo Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Professor Colaborador do CEIMEC – Centro Integrado de Estudo em Medicina Chinesa. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail