Importância da Vitamina D
Cada vez mais nos preocupamos com nossa produção de vitamina D.
Isso por essa vitamina ser responsável, além de diversas outras funções, pela sensação de bem-estar e aumenta nossa imunidade. Por conta disso, durante a pandemia da COVID-19, os profissionais começaram a destacar ainda mais a importância de manter os níveis de vitamina D adequados.
Com a vida agitada das grandes cidades, nem sempre permite nossa exposição ao sol é feita por tempo suficiente para produzirmos vitamina D. Por isso, muitas pessoas precisam obter esse nutriente de outras formas.
Confira abaixo mais detalhes e qual o melhor horário para tomar vitamina D.
Qual o melhor horário para tomar vitamina D?
Não há um horário definido que seja mais adequado para tomar o suplemento de vitamina D. O que os médicos costumam recomendar, é que a dose ingerida seja feita junto com alguma refeição sólida, e preferencialmente contenha alguma fonte de gordura saudável.
Os médicos também recomendam que o paciente procure o horário que seja de melhor adaptação para ele, já que é necessário ingerir a vitamina D regularmente na rotina.
Certifique-se sempre de seguir as recomendações do fabricante impressas no rótulo e obter aconselhamento médico do seu médico ou nutricionista sobre se a suplementação é adequada para você e quanta vitamina D você precisa.
Como manter os níveis de vitamina D adequados
Para obter quantidades suficientes de vitamina D, a exposição ao sol por pelo menos 15 minutos e de maneira regular é fundamental.
Para pessoas que possuem a pele de coloração mais escura, esse tempo de exposição deve ser ainda maior, por volta de 30 minutos a uma hora por dia. Isso porque, quanto mais escura a pele, maior a dificuldade para produzir vitamina D.
Como a vitamina D é produzida
A principal forma de produção de vitamina D é sua síntese em nossa pele como resposta à radiação solar ultravioleta B (UVB). Alguns alimentos até contém vitamina D, como peixes e fígado de boi, mas não em quantidade suficiente para compensar nossa necessidade diária.
Assim, a melhor hora para tomar sol de forma a garantir que a vitamina D será produzida é quando há maiores níveis de raios UVB. Ou seja, entre 10h e 16h. No entanto, como esse período também são as horas mais quentes do dia, é fundamental que a exposição ao sol seja feita utilizando protetor solar com FPS 50.
Tipos de suplemento de vitamina D
Existem dois tipos principais de suplemento de vitamina D. São eles:
- Vitamina D2 (Ergocalciferol), de origem vegetal
- Vitamina D3 (Colecalciferol), de origem animal
Os suplementos que apresentam a vitamina D3 na formulação, também chamado de colecalciferol, é a forma que tem melhor desempenho e absorção quando comparada com a vitamina D2. Além disso, é importante ver qual é o tipo de gordura presente no suplemente. Dê preferência para as mais saudáveis, como o azeite de oliva.
Dentre os tipos de suplemento de vitamina D, podemos encontrar:
- Cápsulas manipuladas
- Cápsulas prontas
- Comprimidos
- Líquidos
- Gominhas
Para crianças, os médicos costumam receitar as gominhas, por serem mais atrativas para elas. No entanto, os adultos devem dar preferência para as cápsulas manipuladas, pois é possível adequar a fórmula as necessidades de cada paciente e são melhores absorvidas pelo organismo.
Falta de vitamina D
Na falta da vitamina D, o paciente pode ter vários problemas na estrutura óssea, na disposição, e problemas nutricionais. São eles:
- Enfraquecimento dos ossos;
- Osteoporose em adultos e idosos;
- Osteomalácia em crianças;
- Dor e fraqueza muscular;
- Diminuição de cálcio e fósforo no sangue;
Como diagnosticar a falta de vitamina D?
O diagnóstico de deficiência em vitamina D é realizado por um exame de sangue chamado 25(OH)D.
Os valores ideais para pessoas saudáveis e com menos de 60 anos é maior que 20 ng/ml (varia de laboratório para laboratório)
Excesso de vitamina D
Com a preocupação crescente acerca dos níveis de vitamina D, muitas pessoas passaram a ingerir o nutriente por conta própria, de maneira indiscriminada. No entanto, assim como a falta dessa vitamina pode ser perigoso, o excesso também pode ser prejudicial.
O excesso de vitamina D pode provocar intoxicação, aumento na captação intestinal de cálcio e levar à reabsorção tubular renal e óssea.
É por isso que antes de se automedicar, o paciente deve procurar um médico e realizar os exames para diagnóstico. Cada paciente precisa de uma quantidade ideal de vitamina D que só médicos especializados podem recomendar.
Como se proteger do sol
Apesar de sabermos que a exposição ao sol auxilia na produção de vitamina D, a exposição excessiva aos raios UVB, podem ser muito prejudiciais para a pele.
Por isso, recomendamos que seja usado protetor solar com FPS 30 ou 50, dependendo da hora do dia e do quão clara é sua pele. Além disso, a exposição de mais de 2 horas diretas ao sol sem a reaplicação do protetor solar não é recomendada.
Também é importante usar chapéu e óculos escuros com proteção UV para proteger os olhos e o rosto dos raios do sol.
Resumo
Níveis baixos de vitamina D podem afetar todo o seu corpo, incluindo o sono. A suplementação pode ajudar.
A melhor hora para tomar vitamina D depende do seu corpo e estilo de vida. No entanto, a vitamina D é uma vitamina lipossolúvel que é melhor absorvida pelo seu corpo quando você a toma com uma refeição.