Lactobacillus Gasseri: para que serve?

Lactobacillus Gasseri

Lactobacillus Gasseri é uma bactéria encontrada naturalmente nos tratos digestivo e urinário, que faz parte do gênero Lactobacillus. A Lactobacillus gasseri é um dos vários tipos diferentes de bactérias probióticas, como é o caso também da Lactobacillus acidophilus, Lactobacillus rhamnosus e Saccharomyces boulardii.

Atualmente já se sabe que as bactérias auxiliam o corpo suprimindo as bactérias nocivas, melhorando a função imunológica e ajudando na digestão. Este artigo abordará os principais benefícios da Lactobacillus gasseri, seus possíveis efeitos colaterais e também algumas dicas na busca de suplementos probióticos.

A Lactobacillus gasseri auxilia na perda de peso e no tratamento da obesidade, além de reduzir a gordura abdominal

Essa bactéria tem sido foco de estudos associados à perda de peso. Alguns estudos já demonstraram que a Lactobacillus gasseri foi capaz de suprimir o peso corporal e o ganho de gordura em ratos alimentados com dieta rica em sacarose e camundongos transgênicos.

Estudos realizados em humanos também comprovaram os benefícios dessa bactéria para a perda de peso. Após uma suplementação de 12 semanas de L. gasseri BNR17, o peso corporal tendeu a diminuir e as circunferências da cintura e do quadril também diminuíram significativamente.

Lactobacillus Gasseri 3 1

Em 2018, um estudo publicado pelo Journal of Medicinal Food investigou o efeito de L. gasseri BNR17 no alívio da adiposidade em adultos obesos com leve restrição de ingestão de energia. Foram selecionados para esse estudo indivíduos com idade entre 20 e 75 anos com índice de massa corporal (IMC) entre 25 e 35.

Durante 12 semanas, esses participantes tomaram duas cápsulas (400 mg/cápsula) de dose baixa ou dose alta de L. gasseri BNR17, duas vezes ao dia, preferencialmente após o café da manhã e jantar. Os resultados dessa pesquisa mostraram que a suplementação com L. gasseri BNR17 teve um efeito positivo no controle da obesidade ao reduzir o tecido adiposo visceral em adultos obesos. 

Embora já tenham sido realizados vários estudos sobre a atuação de Lactobacillus gasseri na perda de peso, são necessárias mais pesquisas para determinar o papel exato que essa bactéria probiótica desempenha na gordura abdominal e na perda de peso.

A Lactobacillus gasseri ajuda a manter um intestino saudável e erradica a H. pylori

Um estudo realizado por Deguchi e colaboradores, publicado no periódico Journal of Gastroenterology and Hepatology, demonstrou que a Lactobacillus gasseri pode mitigar a infecção por H. pylori e melhorar a diarreia. A erradicação da bactéria H. pylori é alcançada em 70 a 90% dos casos, mas podem ocorrer falhas no tratamento devido à baixa adesão do paciente e organismos resistentes. 

A Lactobacillus gasseri previne infecções vaginais

Essa bactéria é um importante constituinte do trato urogenital feminino, ajudando a impedir que outras bactérias cresçam no mesmo ambiente. Portanto, é um antimicrobiano eficaz e antifúngico de patógenos urogenitais. 

Lactobacillus Gasseri 4 1

Em mulheres saudáveis sem vaginose bacteriana, a Lactobacillus gasseri é um membro dominante na microbiota vaginal, sendo um marcador para a saúde vaginal.

Vaginose bacteriana, candidíase e vaginite aeróbica são doenças comuns do trato genital que afetam seriamente a saúde reprodutiva feminina. E estudos que utilizam lactobacilos para tratar vaginoses têm demonstrado o aumento da cura e a redução de recorrência, quando associado à antibioticoterapia.

Os lactobacilos podem ainda ser usados por longos períodos sem demonstrar efeitos colaterais. A melhor via de administração é a intravaginal, entretanto alguns médicos recomendam a via oral, apesar de ser mais lenta.

A Lactobacillus gasseri melhora a sensibilidade à insulina e a tolerância à glicose

Já foi comprovado também, por meio de estudos científicos, que a suplementação com probióticos ajuda a reduzir significativamente o colesterol total, o colesterol LDL e os triglicerídeos, auxiliando o aumento do colesterol HDL, que é o “colesterol bom”.

O probiótico Lactobacillus gasseri demonstra ainda efeito protetor contra a síndrome metabólica em humanos. A síndrome metabólica aumenta o risco de diabetes mellitus tipo 2. A utilização de Lactobacillus gasseri melhora a secreção de insulina, auxiliando também na melhora do estado inflamatório no pâncreas.

Quais são os efeitos adversos da Lactobacillus Gasseri?

Geralmente, probióticos como é o caso do Lactobacillus gasseri são considerados seguros, causando poucos efeitos adversos a curto ou longo prazo. No entanto, em alguns casos, pode provocar excesso de gases e inchaço. A boa notícia é que, na maioria das vezes, esses efeitos tendem a ser leves, melhorando conforme o corpo se adapta ao suplemento.

Embora seja considerado seguro, existem algumas contraindicações ao uso de suplementos com Lactobacillus gasseri. Se você estiver grávida ou amamentando, converse com o seu ginecologista para entender os benefícios e riscos para o seu caso, incluindo se você precisa realmente de um probiótico. Pessoas que tem alergia ao leite também devem tomar cuidado ao usar probióticos, pois alguns podem conter vestígios de proteínas do leite.

Probióticos não são recomendados para indivíduos com sistema imunológico comprometido, pois nesses casos, as bactérias probióticas podem crescer demais. Em casos raros, o Lactobacillus podem até mesmo causar uma infecção nas câmaras e nas válvulas cardíacas. 

Qual é a dosagem correta de suplemento com Lactobacillus gasseri?

Os suplementos variam de acordo com o número de organismos vivos por cápsula ou comprimido. Basicamente, os produtos probióticos contêm de 1 a 10 bilhões de unidades formadoras de colônias por dose.

Não há dose recomendada estabelecida para Lactobacillus gasseri.

Onde encontrar Lactobacillus Gasseri e dicas para buscar probióticos

Suplementos de Lactobacillus gasseri geralmente estão disponíveis em drogarias e lojas de produtos naturais, como suplemento único ou como combinação com outras cepas probióticas.

Lactobacillus Gasseri 1

Os probióticos podem ser encontrados também em alimentos fermentados, como iogurtes. Nos alimentos, busque por probióticos onde na embalagem aparece “adicionados” em vez de “usados ​​durante a preparação”, pois probióticos usados ​​durante a preparação dos alimentos são mortos quando aquecidos.

Evite usar produtos que já passaram da data de validade, pois os ingredientes ativos em suplementos probióticos podem diminuir com o tempo.

Embora tenha muitos benefícios, o uso de suplementos com probióticos deve ser individualizado e avaliado por um profissional de saúde, como um nutricionista ou farmacêutico. Converse com o seu médico antes de iniciar qualquer suplementação probiótica para determinar se é a escolha certa para você!

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

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Dra. Juliana Toma

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

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