Escitalopram emagrece?

O MEDICAMENTO Escitalopram, conhecido pelo seu nome comercial Lexapro, está incluído na classe dos inibidores seletivos da recaptação da serotonina, que é uma classe de medicamentos antidepressivos.

Escitalopram pode causar perda de peso ou diminuição do apetite. A perda de peso é um efeito colateral menos comum, mas pode acontecer à medida que o corpo se ajusta à medicação.

Algumas pessoas também podem achar que têm mais energia ou mais desejo de se exercitar, pois a medicação alivia a depressão. Esse alívio dos sintomas também pode acabar com padrões de comportamento pouco saudáveis, como a compulsão alimentar, o que pode levar a alguma perda de peso.


Para que serve escitalopram?

escitalopram emagrece

Atualmente, esse tipo de medicamento tem sido utilizado de forma satisfatória no tratamento de várias patologias psiquiátricas como transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de ansiedade social (fobia social), transtorno do pânico, transtorno obsessivo compulsivo e recorrências da depressão.

A eficácia clínica dos inibidores depressores da recaptação da serotonina está associada a uma potencialização da transmissão serotoninérgica. Serotonina é uma substância química encontrada em várias espécies animais, de alguns insetos a praticamente todas as espécies vertebradas. No homem, é encontrada em diversos órgãos e tecidos, sendo que no sistema nervoso central se encontra aproximadamente apenas 2% da serotonina total do corpo.

ImportânciaEscitalopram
Saúde MentalEscitalopram é um medicamento antidepressivo usado para tratar transtorno depressivo maior e transtorno de ansiedade generalizada em adultos.
Controle de pesoAjuda a regular o apetite e reduzir os desejos, o que pode levar à perda de peso.
Controle EmocionalAjuda a regular o humor, reduzindo o risco de comer demais, comer compulsivamente e comer emocionalmente.
Melhoria do sonoPode melhorar a qualidade do sono, o que pode levar a melhores níveis de energia, maior estado de alerta e melhor saúde geral.
Redução de estresseAjuda a reduzir os níveis de estresse, permitindo que os indivíduos gerenciem melhor sua dieta e hábitos de exercícios.

Essa substância está envolvida em diversas funções fisiológicas como a regulação da função muscular nos sistemas gastrointestinal e cardiovascular, a regulação da função plaquetária, o controle da temperatura, do apetite e do sono, e atua ainda como neurotransmissor no sistema nervoso central, envolvendo-se no processamento das emoções, da aprendizagem e do comportamento social.

Estudos indicam que a neurotransmissão serotoninérgica possui um papel importante no controle de funções essenciais relacionados ao comportamento social, como impulsividade e agressividade, influenciando na inibição de comportamento.


Escitalopram e perda de peso

O medicamento Escitalopram não é direcionado para o emagrecimento, mas pode influenciar tanto na perda quanto no ganho de peso. No entanto, muitas variáveis estão envolvidas nesses dois processos, como a realização de exercícios físicos e a adoção de uma alimentação balanceada[1]Serretti A, Mandelli L, Laura M. Antidepressants and body weight: a comprehensive review and meta-analysis. The Journal of clinical psychiatry. 2010 Oct 15;71(10):979.

Quem faz uso de Escitalopram, em alguns casos, pode emagrecer conforme a dosagem é ajustada, isso porque o uso de antidepressivos pode causar perda do apetite como um dos efeitos colaterais. Além disso, a energia e disposição para praticar atividades físicas aumentam, visto que a medicação ajuda a aliviar o estresse e a depressão. Logo, a administração de Escitalopram, quando emagrece, é na verdade uma consequência[2]Hasnain M, Vieweg WV, Hollett B. Weight gain and glucose dysregulation with second-generation antipsychotics and antidepressants: a review for primary care physicians. Postgraduate medicine. 2012 Jul … Continue reading.

É importante destacar que o medicamento não chega ao ponto de causar uma perda de peso severa, pois a redução do apetite acontece até no máximo com poucos meses de tratamento.

Após esse período, é comum o apetite retornar ao seu padrão anterior, já que essa alteração no apetite é um efeito adverso do medicamento. Se a perda de peso for muito acentuada, é aconselhável consultar um médico especialista para a realização de uma análise aprofundada para esclarecer se a perda de peso está associada ao tratamento com o medicamento ou se está relacionado a outro fator desencadeante.

Como tomar Escitalopram?

O medicamento Escitalopram é o mais seletivo da classe dos inibidores depressores da recaptação da serotonina, sendo amplamente utilizado em virtude dos seus efeitos antidepressivos e ansiolíticos, sendo considerada uma droga segura, com baixa incidência de efeitos colaterais. No Brasil, o Escitalopram é licenciado apenas para uso oral, em forma de comprimidos sulcados de 10 mg, podendo ser administrado na faixa de dosagem entre 10 e 20 mg por dia.

Os comprimidos devem ser ingeridos uma única vez ao dia, tomados em qualquer horário, com ou sem alimentos. De preferência, deve-se tomar no mesmo horário e engolir os comprimidos com água e sem mastigá-los. Dependendo da patologia, a dose recomendada pode variar. Por exemplo, para o tratamento e prevenção da recaída ou recorrência da depressão, a dose recomendada é 10 mg por dia, podendo ser aumentada até no máximo 20 mg dependendo da resposta do paciente.

São necessárias cerca de 4 semanas para o paciente obter uma resposta antidepressiva. Depois da melhora dos sintomas, é requerido um tratamento por pelo menos 6 meses para consolidação da resposta.


Contraindicações do Escitalopram

O Escitalopram é contraindicado se o paciente for alérgico a qualquer um dos componentes do medicamento. Não é aconselhado também fazer uso de Escitalopram em combinação com medicamentos inibidores da monoaminoxidase (IMAO), incluindo selegilina (para o tratamento de Mal de Parkinson), moclobemida (utilizado no tratamento da depressão) e linezolida (que é um antibiótico).

Em casos de histórico de arritmia cardíaca, comprovado por exames de eletrocardiograma, não se deve fazer uso desse medicamento se o paciente estiver realizando tratamento farmacológico para essa condição cardíaca.

Gestantes ou lactantes não devem fazer uso de Escitalopram, sem orientação médica.

ContraindicaçãoDescrição
HipersensibilidadeReações alérgicas prévias ao escitalopram ou outros medicamentos da mesma classe.
Administração concomitante de IMAOsRisco aumentado de síndrome serotoninérgica.
Gestação e amamentaçãoRisco potencial ao feto e recém-nascido, deve ser avaliado caso a caso.
Prolongamento do intervalo QTRisco aumentado de arritmias cardíacas.
Tendências suicidasRisco aumentado, especialmente no início do tratamento em jovens.
Mania/hipomaniaRisco de precipitação de episodio maníaco em pacientes bipolares.
ConvulsõesHistórico prévio de convulsões ou condições que diminuem o limiar convulsivo.
Insuficiência hepáticaRedução do metabolismo, risco de acúmulo do medicamento.


Cuidados com o uso do Escitalopram

Esse medicamento só deve ser utilizado sob prescrição médica, pois assim como todos os medicamentos, este pode causar efeitos colaterais. Geralmente, os efeitos colaterais são brandos, cessando por conta própria após alguns dias de tratamento.

No entanto, fique atento e procure o seu médico se você apresentar os seguintes sintomas durante o tratamento: tremores, diarreia, vômito, sudorese, dores musculares e articulares, fadiga e febre. Sangramentos inesperados e aceleração dos batimentos cardíacos também são sinais preocupantes.

Em caso de inchaço na língua, nos lábios ou na pele, acompanhado de falta de ar, encaminhe-se diretamente a um serviço de emergência.


REFERÊNCIAS

NETO, W. C. A. Efeitos do Escitalopram sobre a identificação de expressões faciais. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2008.

OXALATO DE ESCITALOPRAM. [bula]. São Paulo: EMS.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Serretti A, Mandelli L, Laura M. Antidepressants and body weight: a comprehensive review and meta-analysis. The Journal of clinical psychiatry. 2010 Oct 15;71(10):979
2 Hasnain M, Vieweg WV, Hollett B. Weight gain and glucose dysregulation with second-generation antipsychotics and antidepressants: a review for primary care physicians. Postgraduate medicine. 2012 Jul 1;124(4):154-67.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Marcus Yu Bin Pai

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail