Fontes de Cálcio de Origem Vegetal – Alimentos ricos em cálcio

cálcio

O cálcio é o mineral mais abundante no corpo humano. Ele é essencial para a mineralização de ossos e dentes, além de importante para o equilíbrio metabólico do corpo. Além disso, atua no transporte para substâncias para as células, tem papel na contração muscular e na coagulação sanguínea.

Os ossos são o principal reservatório de cálcio no organismo, uma vez que abrigam, juntamente com os dentes, 99% do total de desse mineral, sendo um dos responsáveis pela manutenção da concentração do cálcio sanguíneo.

A deficiência de cálcio no organismo provoca doenças graves, principalmente relacionadas aos ossos, como a osteoporose e osteopenia, hipocalcemia, raquitismo e osteomalácia. O cálcio também tem sido frequentemente estudado como poderoso hipotensor, ou seja, ele atua na diminuição da pressão arterial.

A deficiência de cálcio pode causar sintomas como espasmos musculares; câimbras; formigamento nas mãos, nos pés e no rosto; irritabilidade, nervosismo e ansiedade; aumento da pressão arterial; além de cáries e problemas frequentes nos dentes.

A partir dos 60 anos, a perda de massa óssea em ambos os sexos ocorre na proporção de 0,5 a 1% ao ano, sendo mais acentuada entre as mulheres na primeira década após a menopausa, quando atinge valores de 2 a 3% ao ano. Isso ocorre, principalmente, pela redução na produção de estrógeno, um hormônio fundamental para o equilíbrio entre a formação e a perda de osso.

Fontes alimentares de cálcio: as de origem vegetal

A necessidade de cálcio varia conforme a idade e o estado fisiológico, sendo que nos períodos de rápido crescimento, como final da infância e adolescência, a necessidade de cálcio é superior. Na idade adulta, a ingestão de cálcio recomendada é torno de 1000 mg/dia para ambos os sexos.

Você com certeza sabe que a principal fonte alimentar de cálcio é o leite e seus derivados, uma vez que apresentam elevada quantidade do mineral por porção usualmente consumida, além de ser um alimento de fácil acesso à alimentação habitual da população.

alimentos fonte de cálcio que não são lácteos

Porém, o que poucos sabem é que não só o leite é fonte de cálcio. Os vegetais também devem ser aliados na dieta para alcançar a meta de consumo diário deste nutriente.

Tofu

O tofu é derivado da soja e, segundo estudos recentes, ele possui mais cálcio do que o próprio leite. Em 100g de tofu possuem 159 mg do nutriente. Além de ser uma boa fonte de cálcio, também é rico em proteínas, e de minerais como fósforo e magnésio. Adicionalmente, é pouco calórico: em 100 g de tofu existem apenas 70 kcal.

Brócolis

O brócolis cru também é uma excelente fonte. Em 100g do alimento existe 400 mg de cálcio. Entretanto, seu consumo cru é pouco recomendado, por interferir no bom funcionamento da glândula tireoide. Quando cozido, ele perde cerca de 70% da quantidade de cálcio; já no vapor a perda é de apenas 25%.

Além de fonte de cálcio para o organismo, o brócolis também é rico em outros nutrientes como
ácido fólico, antioxidantes, fibras e vitaminas A e C.

brócolis

Folhosos verdes escuros

Os vegetais folhosos verdes-escuros, como couve, rúcula e espinafre, são pouco conhecidos
como fontes de cálcio. Pois bem:

A couve é uma excelente fonte cálcio, pois uma xícara (190 gramas) de couve cozida fornece 266
mg de cálcio. Além disso, é rica em vitaminas A, complexo B, C, K e ácido fólico.

Já o espinafre, além de cálcio, é rico em vitaminas K, A, C, E e do complexo B, além de ter boas quantidades também de ferro, fósforo e potássio. Uma dica para melhorar a absorção do cálcio presente no espinafre é consumi-lo sempre refogado ou cozido de outra forma, pois ele possui uma substancia conhecida como oxalato. Quando cru, o oxalato dificulta a absorção de nutrientes, mas ele se quebra com o calor.

A rúcula contém cerca de oito vezes mais cálcio que o alface, por exemplo. Também é rica em vitaminas A, C e K, e ferro.

Aveia

Em 100g de aveia existem 300 mg de cálcio. O uso da aveia é muito versátil, podendo ser utilizada em diversas receitas, como bolos, mingau ou misturado com frutas. Também ajuda a estimular a saciedade e melhora o fluxo intestinal, por ser uma excelente fonte de fibras.

Semente de gergelim

semente de gergelim

A semente de gergelim possui 82,5 mg de cálcio a cada 10 gramas e é o alimento com maior concentração do mineral em sua composição. Além de ser fonte de ferro e ômega 3, rica em fibras alimentares e vitaminas do complexo B, que aceleram o metabolismo e estimulam o bom funcionamento do intestino.

Soja

A soja é um bom aliado ao consumo diário de cálcio. Ela pode ser consumida na forma de sucos, leites, proteína de soja (que substitui alimentos de origem animal). A soja apresenta 90 mg de cálcio para cada 100g. Sua versão em farinha ou leite apresenta uma concentração maior ainda do mineral, 100g possuem 280 mg de cálcio.

Grão-de-bico

100 g de grão-de-bico possuem 120 mg de cálcio. Além do cálcio, o grão-de-bico também é rico em triptofano, que ajuda a trazer sensação de prazer e bem-estar. É uma leguminosa substituta do feijão.

Leilane Lilian Araújo Leal

Nutricionista graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Mestra em Nutrição pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Especialização em Nutrição Esportiva pela AVM Educacional.
Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Leilane Lilian Araújo Leal

Leilane Lilian Araújo Leal

Nutricionista graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Mestra em Nutrição pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Especialização em Nutrição Esportiva pela AVM Educacional.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail