Quando um paciente apresenta uma incapacidade física ele acaba tendo sua independência diminuída e passa por diversas dificuldades. Desta forma, para lidar com estas questões existe a psicologia no processo de reabilitação.
O que é psicologia
A psicologia é uma ara de atuação que segue com uma ciência aplicada, mas também atua na área de pesquisa da ciência acadêmica.
O profissional estuda o comportamento humano, além do funcionamento da mente. Já os pesquisadores têm como objetivo entender e explicar os pensamentos, comportamentos e emoções. Assim ele diagnostica, previne e trata as doenças mentais e os distúrbios emocionais.
Entre as aplicações é possível que o profissional atue na seleção, recrutamento, ergonomia e também no tratamento de distúrbios mentais, na auto ajuda e melhora da auto eficácia.
O profissional observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais, através disto é possível identificar as causas dos problemas e observar os comportamentos inadequados.
Na profissão ele pode trabalhar em consultórios, em hospitais e nas mais variadas instituições de saúde, para ser feita a recuperação da saúde psicológica e física das pessoas. Para exercer a profissão é preciso registrar-se no Conselho Regional de Psicologia.
Áreas de conhecimento da psicologia
Hoje a psicologia pode contribuir para diversas descobertas do comportamento, assim como suas relações, são elas:
- Psicologia Experimental.
- Psicologia da Personalidade.
- Psicologia Clínica.
- Psicologia do Desenvolvimento.
- Psicologia Organizacional.
- Psicologia da Educação.
- Psicologia da Aprendizagem.
- Psicologia Esportiva.
- Psicologia Forense.
- Neuropsicologia.
Como funciona a reabilitação na psicologia
O processo de reabilitação física do paciente tem como objetivo verificar e identificar algumas ocorrências. Com isto é preciso observar:
- Déficits cognitivos.
- Alterações afetivas emocionais.
- Incapacidade física.
Nestes sintomas é possível observar os quadros de patologias associadas. Desta forma, o profissional por meio da inserção social do paciente pode ampliar o seu fortalecimento.
Papel da psicologia no processo de reabilitação
O psicológico tem como papel fazer a reabilitação e uma avaliação. Além disso, é necessário fazer o acompanhamento.
Entre as formas de tratamento, são apresentada a de psicoterapêutico, individual e em grupo. Todos estes meios tem como função identificar as funções cognitivas e emocionais, além de verificar a personalidade e comportamento.
Através é possível estabelecer a mobilidade e funcionamento das alterações decorrentes a qualquer tipo de deficiência.
Cuidado e aplicação
Na psicologia no processo de reabilitação, geralmente o profissional atua em uma instituição de reabilitação física. Com isto, ele se adapta na modalidade individual ou em grupo e conforme o caso ele trabalha com foco na deficiência, e como isto trouxe impacto em sua vida pessoal e profissional.
Para cuidado é analisado o paciente e seus familiares para colaborar e atuar com uma equipe interdisciplinar, além de ser feito consultas se necessário.
Esta modalidade psicoterapêutica tem como base fazer com que o individuo integre o como todo, para que possa tomar consciência de suas incapacidades físicas. Através do trabalho a ideia é buscar novas formas para conseguir viver sua vida, mesmo que adaptada, sem deixar de valorizar os ganhos decorrentes da psicologia no processo de reabilitação.