Distimia – Um dos Tipos de Depressão – Causas, Sintomas e Tratamentos

O que você precisa saber sobre a distimia

  1. A distimia é um tipo de depressão caracterizada por humor deprimido persistente que dura pelo menos dois anos.
  2. Os sintomas comuns da distimia incluem sentimentos de tristeza, fadiga, baixa autoestima, dificuldade de concentração e distúrbios do sono.
  3. A causa exata da distimia não é conhecida, mas acredita-se que seja causada por uma combinação de fatores genéticos, ambientais e psicológicos.
  4. O tratamento para distimia geralmente inclui psicoterapia, medicamentos, mudanças no estilo de vida e apoio de familiares e amigos.
  5. É importante procurar ajuda de um médico ou profissional de saúde mental se estiver apresentando sintomas de distimia. O diagnóstico e o tratamento precoce podem ajudar a melhorar sua qualidade de vida.

O que é Distimia?

A Distimia, também conhecido como transtorno depressivo persistente, é um tipo de depressão de longo prazo. Envolve sentimentos de tristeza, desesperança e baixa autoestima.

Difere do Transtorno Depressivo Maior por ser uma forma mais branda de depressão que dura por um longo período. Ao contrário do Transtorno Depressivo Maior, o Transtorno Distímico geralmente não impede que alguém funcione em sua vida diária.

Os sinais e sintomas do Transtorno Distímico são semelhantes aos do Transtorno Depressivo Maior. Os sintomas incluem dificuldade de concentração, alterações no apetite ou no peso, dificuldade para dormir, falta de energia e baixa autoestima.

As pessoas com transtorno distímico também podem experimentar sentimentos de desesperança, culpa e irritabilidade.

O tratamento para transtorno distímico pode incluir psicoterapia, medicamentos ou ambos. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode ser útil para lidar com os pensamentos e sentimentos negativos associados ao transtorno distímico. Medicamentos como antidepressivos também podem ser prescritos para reduzir os sintomas da depressão.

Sintomas Característicos

A distimia é um quadro depressivo menor, menos intenso do que o da depressão maior, então alguns sintomas de depressão se apresentam, mas eles se arrastam por pelo menos dois anos, esse é o diferencial da depressão para distimia. 

Alguns sintomas da depressão como: falta de ânimo pro trabalho, falta de ânimo pra vida, ideias de morte, falta de energia para fazer as coisas, cansaço, insônia ou hipersônia, e esses sintomas se arrastam por mais de dois anos.

SintomaDescrição
Humor DeprimidoSentir-se triste, desanimado ou vazio durante a maior parte do dia, na maioria dos dias.
Falta de interessePerda de interesse ou prazer em atividades que normalmente seriam agradáveis, como passatempos.
Baixa autoestimaSentimentos de inadequação ou sentimentos de inferioridade aos outros.
Problemas de concentraçãoDificuldade de se concentrar, tomar decisões ou lembrar das coisas.
CansaçoBaixa energia ou fadiga presente na maior parte do dia, mesmo com descanso adequado.
Mudanças de ApetiteMudanças significativas no apetite, incluindo comer demais ou perda de apetite.
Alterações do sonoInsônia, acordar muito cedo ou dormir demais.
Sentimentos de desesperançaPessimismo sobre o futuro, sensação de que as coisas nunca vão melhorar.

Diagnóstico Diferencial de Distimia

Diagnóstico DiferencialExplicação
Transtorno Depressivo MaiorTranstorno mental grave caracterizado por episódios de humor deprimido que duram pelo menos duas semanas, acompanhados por pelo menos quatro outros sintomas, como problemas de sono e concentração, baixa autoestima e sentimentos de desamparo e desesperança.
Transtorno BipolarTranstorno mental caracterizado por episódios de humor elevado (conhecidos como mania ou hipomania) alternados com episódios de depressão.
Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)Transtorno mental caracterizado por preocupação excessiva e persistente e ansiedade sobre vários eventos e atividades da vida por um período de 6 meses ou mais.
Transtornos de personalidadePadrões duradouros de experiência interna e comportamento que se desviam das expectativas da cultura do indivíduo, causando sofrimento ou prejuízo significativo.
Abuso de substânciasUso prejudicial de substâncias psicoativas, incluindo álcool e drogas ilícitas, resultando em danos físicos, psicológicos ou sociais.
Transtorno de adaptaçãoDistúrbio relacionado ao estresse que ocorre em resposta a um evento estressante significativo ou mudança na vida de uma pessoa.

Como difere de outros transtornos depressivos?

A característica da diferenciação é essa, um quadro que se arrasta, por dois anos, com sintomas depressivos um pouco mais leves, mas que se arrasta por dois anos. 

Em relação aos outros, eles acontecem em seis meses, menos disso, e já melhoram, e no caso da distimia não melhora e fica persistindo por dois anos.

Tratamentos potenciais

Normalmente o uso da medicação, às vezes precisando de uma quantidade maior de antidepressivo para dar resultado. O uso das psicoterapias em geral, também ajuda bastante, e além disso a meditação, que é uma forma de tratamento para distimia.

Como a família e os amigos podem apoiar alguém que tenha distimia

Na realidade, o apoio é sugerindo e dizendo a importância da pessoa se tratar e fazer o tratamento, porque sem o tratamento não vai melhorar dessa situação. O apoio é o estímulo, a busca pelo tratamento, se cuidar e manter o cuidado com o seu quadro depressivo.

Conclusão

A distimia pode ser uma condição muito difícil de conviver e pode ter um impacto significativo na vida de uma pessoa. No entanto, é possível controlar esta condição com tratamento adequado.

O tratamento pode incluir psicoterapia, medicamentos, mudanças no estilo de vida e apoio de familiares e amigos. É importante lembrar que a distimia é uma condição crônica, sendo importante buscar ajuda profissional e manter o tratamento para um manejo eficaz.

Se você estiver apresentando sintomas de distimia, é importante procurar ajuda de um médico ou profissional de saúde mental o mais rápido possível.

O diagnóstico e o tratamento precoces podem ajudar a melhorar sua qualidade de vida e reduzir o risco de desenvolver formas mais graves de depressão.

Dr. Sérgio Alves Lima

CRM-SP: 71834 / RQE: 52073

Graduação em Medicina pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública (1991), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e Residência Médica pela Universidade Federal de São Paulo (1994).

CEO da Clínica Psiquiátrica Spatium e Sócio Proprietário do Residencial Terapêutico Spatium (Halfway House). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Sérgio Alves Lima

Dr. Sérgio Alves Lima

CRM-SP: 71834 / RQE: 52073

Graduação em Medicina pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública (1991), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e Residência Médica pela Universidade Federal de São Paulo (1994).

CEO da Clínica Psiquiátrica Spatium e Sócio Proprietário do Residencial Terapêutico Spatium (Halfway House). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail