Azia Constante: O que pode ser? 

A azia constante é um sintoma incômodo e que pode ser um sinal de alguma doença ou condição anormal no funcionamento do estômago.

No entanto, é difícil diagnosticar um problema de saúde apenas com a descrição desse sintoma. Dessa forma, a azia constante deve ser avaliada por um especialista, que neste caso é o gastroenterologista.

Nesse artigo vamos entender o que é azia, quando ela é considerada constante e os motivos que fazem deste sintoma uma das consequências de algumas doenças.

O que é azia?

Azia Constante 2 1

A azia é caracterizada pela sensação de queimação na região entre a parte inferior do esôfago e estômago.

Geralmente ela vem acompanhada de dores e de um incômodo, que tende a aumentar conforme mais tempo ela dura.

Dentre as causas mais comuns da azia está o refluxo gástrico, a hérnia de hiato e algumas alterações hormonais ocorridas na gravidez.

No entanto, a alimentação tem um grande peso na ocorrência da azia, visto que existem muitos alimentos que podem provocá-la ou facilitar o aparecimento.

Quando a azia é considerada constante?

A azia é constante quando dura um espaço longo de tempo, ou seja, quando ocorre de forma frequente.

É comum sentir azia após comer alguns alimentos de risco, como os alimentos cítricos e ácidos. Porém, isso só ocorre quando exageramos nesses alimentos. Nesse caso, a azia ocasional tende a desaparecer entre alguns dias.

Sendo assim, a azia constante demora para desaparecer e está relacionada a ocorrência de algum problema de saúde mais grave.

Por isso, veja a seguir o que pode ser a causa da azia constante e o que fazer para amenizar este sintoma.

Azia Constante 3 1

1- Gastrite 

A gastrite é uma doença que causa irritação na parede do estômago, devido a uma inflamação ou lesão.

Ela é causada por estresse, infecção por Helicobacter pylori, uso de alguns medicamentos ou abuso de alguns alimentos ácidos.

Sendo assim, a sensação de azia constante pode sinalizar a existência da doença. Para diminuir este sintoma você deve evitar temperos e comidas apimentadas, ricos em gordura, com  álcool e cafeína, por exemplo.

2- Refluxo 

Também conhecido como refluxo gastroesofágico acontece quando o conteúdo alimentar que está no estômago volta em direção ao esôfago.

Quando isso acontece, a azia se manifesta, devido ao conteúdo ácido que volta em direção ao órgão.

Para amenizar a sensação de azia causada pelo refluxo você deve evitar se deitar após as refeições, e evitar o excesso de alimentos ácidos e cítricos.

3- Esofagite 

A esofagite é a inflamação do esôfago, sendo uma das consequências do refluxo gastroesofágico.

No entanto, ela também pode ocorrer devido ao uso de alguns medicamentos, causando sintomas parecidos com os da gastrite.

A azia constante é um dos sintomas mais comuns relacionados à esofagite. A alternativa para amenizar a doença baseia-se na descoberta do agente que causou a inflamação.

Além disso, ajustes na alimentação devem ser feitos com a ajuda de uma nutricionista, assim como a identificação de alimentos que pioram a azia.

4- Hérnia de Hiato 

A hérnia de hiato acontece quando ocorrem protuberâncias estomacais (hérnias) no diafragma, situado ao redor da parte inferior do esôfago e superior do estômago.

Um dos principais sintomas da doença é o refluxo e a azia constante. Contudo, ela está mais relacionada às pessoas acima do peso, fumantes e sedentários.

Quem sofre de hérnia de hiato deve mastigar bem os alimentos, evitar refeições pesadas próximas ao horário de dormir e evitar o excesso de alimentos ricos em gordura.

5- Gravidez 

A gravidez pode resultar no aumento de episódios de azia constante, causado principalmente pelo crescimento da barriga e por alterações hormonais.

A maior produção de progesterona faz com que a musculatura do estômago relaxe mais facilmente, provocando a subida de ácidos até o esôfago.

Para que a azia constante não vire um incômodo na gravidez é fundamental comer mais vezes em menor volume, evitar ingerir líquidos nas refeições ou deitar-se com o estômago cheio.

6- Roupas muito apertadas 

As roupas apertadas fazem com que a pressão do estômago aumente, o que facilita a subida de ácidos até o esôfago, causando azia. Evite usar roupas muito apertadas e passar grande parte do dia com elas.

7- Intolerâncias Alimentares

Diversos alimentos estão envolvidos na intolerância alimentar e uma das consequências da má recepção e absorção desses alimentos é a azia constante.

Neste caso, a única alternativa é restringir o consumo desses alimentos, já que podem causar outros sintomas mais graves como o choque anafilático.

No entanto, isso só é possível através da identificação de qual alimento é o responsável pela intolerância.

8- Beber líquido entre as refeições

Uma das práticas mais comuns também é um dos responsáveis pela sensação de azia constante.

Beber líquido no almoço e jantar provoca a diluição dos sucos gástricos e das enzimas responsáveis pela digestão.

Este fato faz com que distensão abdominal e queimação surjam logo após. Para evitar que isso ocorra, a melhor alternativa é tomar líquido pelo menos 30 minutos antes ou após as principais refeições.

9- Exagerar em comidas ácidas e sucos cítricos

Vinagrete, salada de tomate com cebola, molhos diferentes e alho cru podem irritar a parede do estômago, causando azia.

O mesmo vale para suco de limão, laranja pera, salada de frutas, ou qualquer outro alimento cítrico.

Para evitar que a azia seja consequência, prefira esses alimentos junto de outros pratos mais leves e evite exagerar no consumo.

O que fazer para evitar azia?

É preciso analisar os alimentos ingeridos e observar se a azia vai se manifestar após a ingestão dos mesmos.

Além disso, é preciso consultar um médico sempre que outros sintomas como indigestão, dores e cólicas aconteçam de forma frequente, pois esses sintomas estão associados a vários dos problemas abordados neste artigo.

Azia Constante 4 1

O tratamento para azia constante é feito com o uso de antiácidos ou outros medicamentos que bloqueiam a sensação de incômodo.

Além disso, existem frutas que contribuem para evitar a azia constante como melão, maçã, banana, pera, goiaba e abacate.

O mesmo acontece com alguns chás como chá de gengibre, chá de funcho, espinheira santa ou chá de alcaçuz.

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Celia Yunes Portiolli

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail