O autismo é considerado um distúrbio do desenvolvimento e faz parte dos transtornos globais do desenvolvimento.
No geral as pessoas com este transtorno, tem dificuldade, além de problemas comportamentais.
Como funciona o autismo na escola
A convivência compartilhada da criança com autismo na escola, graças a inclusão, permite o contato, social além de favorecer o seu desenvolvimento. Inclusive este meio permite que as crianças convivam e aprendam as suas diferenças.
A ideia de proporcionar a criança a oportunidade de conviver com outras da mesma faixa etária, garante o estímulo de suas capacidades interativas, impedindo o seu isolamento.
Por meio da educação especial é possível integrar a proposta pedagógica da escola regular. Desta forma é possível promover o atendimento das necessidades educacionais, aos alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento.
Através da educação especial é possível direcionar as ações para ser feito o atendimento e suas especialidades. Com isto é possível orientar a organização com redes de apoio, por formação continuada e identificação de recursos, serviços e o desenvolvimento.
Inclusão escolar
A inclusão é um movimento que não deve ser retirado das pessoas com deficiências e seus familiares. No entanto, o correto é saber diferenciar a integração da inclusão, ou seja, depende do aluno, de qualquer forma é necessário ter um apoio.
A ideia é conseguir se adaptar buscando uma forma para integração, com isto o social deve mudar e preparar para receber o aluno com deficiência.
De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva é orientado que o sistema garante:
- Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até superior.
- Continuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino.
- Acessibilidade urbanística.
- Arquitetônica.
- Mobiliários.
- Equipamentos.
- Transportes.
- Comunicação e informação.
- Participação da família e da comunidade.
Devido à política são previsto que seja utilizado estratégias e recursos especiais para que o aluno, consiga usufruir do ensino de classe regular.
Desta forma, o aluno com autismo ou qualquer deficiência, o professor precisa criar estratégias para quem consiga realizar trabalhos e o uso de informática ou de tecnologia.
O Autista no Contexto Escolar
No geral a oportunidade de proporcionar as crianças o convívio com outras da mesma faixa etária permite o estímulo às suas capacidades interativas. Desta forma é possível impedir o isolamento contínuo.
Todas as suas habilidades sociais pode ser adquiridas pelas trocas por meio da aprendizagem social. Com a convivência a partir da sua inclusão no ensino comum, permite contato social e favorece o desenvolvimento.
Deste modo quando não existe ambiente apropriado e condições ideias para a inclusão, existe possibilidade de ganhos no seu desenvolvimento. Para os casos com severa dificuldade de aprendizado a melhor opção é encaminhar para um atendimento especializado.
Com isto, com uma inclusão adequada, mesmo que a criança demonstre deficiências cognitivas é possível beneficiar de experiências sociais.
O aprendizado de coisas simples do dia-a-dia garante estabelecer as relações e deixá-las autônomas e independentes, permitindo que o autista conquiste seu espaço na família, na