Autismo e Escola – Como Funciona

autismo

O autismo é considerado um distúrbio do desenvolvimento e faz parte dos transtornos globais do desenvolvimento.

No geral as pessoas com este transtorno, tem dificuldade, além de problemas comportamentais.

Como funciona o autismo na escola

A convivência compartilhada da criança com autismo na escola, graças a inclusão, permite o contato, social além de favorecer o seu desenvolvimento. Inclusive este meio permite que as crianças convivam e aprendam as suas diferenças.

A ideia de proporcionar a criança a oportunidade de conviver com outras da mesma faixa etária, garante o estímulo de suas capacidades interativas, impedindo o seu isolamento.

Por meio da educação especial é possível integrar a proposta pedagógica da escola regular. Desta forma é possível promover o atendimento das necessidades educacionais, aos alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento.

Através da educação especial é possível direcionar as ações para ser feito o atendimento e suas especialidades. Com isto é possível orientar a organização com redes de apoio, por formação continuada e identificação de recursos, serviços e o desenvolvimento.


Inclusão escolar

A inclusão é um movimento que não deve ser retirado das pessoas com deficiências e seus familiares. No entanto, o correto é saber diferenciar a integração da inclusão, ou seja, depende do aluno, de qualquer forma é necessário ter um apoio.

A ideia é conseguir se adaptar buscando uma forma para integração, com isto o social deve mudar e preparar para receber o aluno com deficiência.

De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva é orientado que o sistema garante:

  • Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até superior.
  • Continuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino.
  • Acessibilidade urbanística.
  • Arquitetônica.
  • Mobiliários.
  • Equipamentos.
  • Transportes.
  • Comunicação e informação.
  • Participação da família e da comunidade.

Devido à política são previsto que seja utilizado estratégias e recursos especiais para que o aluno, consiga usufruir do ensino de classe regular.

Desta forma, o aluno com autismo ou qualquer deficiência, o professor precisa criar estratégias para quem consiga realizar trabalhos e o uso de informática ou de tecnologia.


O Autista no Contexto Escolar

No geral a oportunidade de proporcionar as crianças o convívio com outras da mesma faixa etária permite o estímulo às suas capacidades interativas. Desta forma é possível impedir o isolamento contínuo.

Todas as suas habilidades sociais pode ser adquiridas pelas trocas por meio da aprendizagem social. Com a convivência a partir da sua inclusão no ensino comum, permite contato social e favorece o desenvolvimento.

Deste modo quando não existe ambiente apropriado e condições ideias para a inclusão, existe possibilidade de ganhos no seu desenvolvimento. Para os casos com severa dificuldade de aprendizado a melhor opção é encaminhar para um atendimento especializado.

Com isto, com uma inclusão adequada, mesmo que a criança demonstre deficiências cognitivas é possível beneficiar de experiências sociais.

O aprendizado de coisas simples do dia-a-dia garante estabelecer as relações e deixá-las autônomas e independentes, permitindo que o autista conquiste seu espaço na família, na

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

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