SENTIR sono o tempo todo durante algum tratamento, principalmente no trabalho ou realizando as atividades diárias, é algo que afeta bastante o dia a dia. Iniciar um tratamento para cuidar de alguma condição de saúde pode fazer você sofrer com os efeitos colaterais dos medicamentos. E algumas pessoas se perguntam se é normal sentir sonolência durante o tratamento com amoxicilina[1]Bayarski Y. Antibiotics and Their Types, Uses and Side Effects. Retrievedfrom http://ezinearticles. com. 2006..
Alguns antibióticos como a amoxicilina podem causar “cansaço excessivo” e “falta de energia” em alguns pacientes.
A resposta aos antibióticos – ou a qualquer medicamento – varia de acordo com o indivíduo. Os efeitos colaterais, como fadiga, não são uniformes ou universais[2]Sng WJ, Wang DY. Efficacy and side effects of antibiotics in the treatment of acute rhinosinusitis: a systematic review. Rhinology. 2015 Mar 1;53(1):3-9..
Antibioticoterapia e amoxicilina
Amoxicilina é um antibiótico eficaz contra uma variedade de bactérias, sendo indicado para o tratamento de infecções bacterianas causadas por germes sensíveis à ação desse medicamento. Esse antibiótico pertence ao grupo das penicilinas e pode ser utilizado para o tratamento, por exemplo, da pneumonia, sinusite, amigdalite, otite, bronquite, infecções no trato urinário e genital, nas mucosas e na pele.
É um antibiótico muito utilizado também no tratamento de abcessos dentários e na erradicação da H. pylori, que desencadeia quadros de gastrite e úlcera.
A amoxicilina, por ser um antibiótico, só pode ser comprada com a apresentação da receita médica.
Amoxicilina e sono
Normalmente, a amoxicilina é um antibiótico que não causa sonolência, mas alguns pacientes se queixam de sentir muito sono durante o tratamento. Na realidade, o que pode estar causando sono é a própria infecção que o organismo do paciente está tentando combater.[3]Cerny A. Side effects and consequences of frequently used antibiotics in clinical practice. Schweizerische medizinische Wochenschrift. 1996 Mar 1;126(13):528-34.
Outra explicação é que um dos efeitos adversos incomuns que a amoxicilina pode causar é a anemia hemolítica, condição em que ocorre a destruição de glóbulos vermelhos, que pode gerar sintomas como dor de cabeça, palidez e cansaço.
Algumas pessoas que estão fazendo tratamento com Amoxicilina confundem o cansaço a algum efeito adverso do medicamento em si, mas vale ressaltar que a sensação de cansaço não é a mesma coisa que sonolência.
Especificamente, esses três antibióticos podem fazer com que você se sinta cansado:
- Amoxicilina
- Azitromicina
- Ciprofloxacina
Reações adversas comuns pela amoxicilina
As reações mais comuns que a amoxicilina pode causar é diarreia e náuseas. Quando isso acontece, esses efeitos costumam ser leves e evitáveis, se o medicamento for ingerido no início das refeições. Erupções da pele também fazem parte dos efeitos colaterais comuns ao fazer uso de amoxicilina.
Informe seu médico o mais rápido possível se durante o uso de amoxicilina surgir reações incomuns. As reações incomuns incluem vômito, urticária e coceira.
Dentre as reações muito raras, destacam-se: anemia hemolítica; leucopenia; trombocitopenia (baixa contagem de plaquetas); candidíase mucocutânea que afeta principalmente a boca ou as partes íntimas; inflamação no cólon, acompanhada de cólicas abdominais; e doenças renais.
Pode ocorrer convulsões em pacientes com função prejudicada que estejam recebendo doses altas de amoxicilina. Inchaço na face, nos lábios ou em outras partes do corpo e falta de ar são reações que exigem busca imediata ao pronto-socorro.
Se você for analisar a bula do medicamento amoxicilina, verá que a sonolência não faz parte das reações colaterais que podem acontecer pelo uso deste medicamento.
Dosagem da amoxicilina
Geralmente, a dosagem prescrita para adultos é de 250 mg três vezes ao dia, aumentando a dose para 500 mg em casos de infecções mais graves. Normalmente, o tratamento deve durar entre 7 e 14 dias, dependendo da infecção.
É importante seguir as orientações médicas quanto a maneira e o horário correto de tomar o medicamento. O recomendado é ingerir o medicamento durante as refeições, onde as cápsulas devem ser ingeridas inteiras com água, sem mastigar.
Antes de iniciar o tratamento com amoxicilina, é importante informar o médico se você já tiver apresentado reação alérgica a algum antibiótico, se já teve febre glandular, se toma medicamentos anticoagulantes, se apresenta problemas nos rins e se já teve diarreia após o uso de antibióticos. A amoxicilina não deve ser utilizada sem orientação médica durante a gravidez.
Uso prolongado da amoxicilina
Cuidado com o uso prolongado de amoxicilina, bem como de qualquer medicamento antibiótico, pois pode resultar em supercrescimento de microrganismos resistentes. Não use amoxicilina sem o conhecimento do seu médico, visto que pode ser perigoso à saúde, se administrado na dosagem e duração inadequadas para a infecção específica.
Embora não seja comum amoxicilina causar sono, muitos outros medicamentos podem causar sonolência, por exemplo, os antidepressivos tricíclicos. Dentre as classes dos antidepressivos cíclicos estão: os inibidores da monoamina oxidase; inibidores seletivos da recaptação de serotonina; inibidores da recaptação de serotonina e noradrenalina; trazodona; bupropiona e lítio. Muitos desses fármacos, mesmo em doses baixas, causam sonolência e sedação diurnas.
Outros remédios que podem dar sono
Outros medicamentos que afetam o sono são os antipsicóticos, hipnóticos sedativos, anticonvulsivantes, ansiolíticos, anti-histamínicos, relaxantes musculares, analgésicos opióides, antitussígenos e alguns corticóides.
Caso você sinta algum tipo de alteração no sono durante o tratamento com amoxicilina, consulte o seu médico para investigar melhor se esse efeito está associado ao fato de seu organismo não estar habituado ao medicamento, embora a bula do medicamento não mencionar como reação adversa os distúrbios do sono, como sonolência e insônia.
Esses medicamentos antibióticos devem ser administrados com muita cautela, então siga as recomendações médicas corretamente.
Se você acha que um antibiótico pode estar causando sono ou cansaço, converse com seu médico. Eles podem ajudá-lo a mudar para outro medicamento que pode não causar esse efeito colateral indesejado.
REFERÊNCIAS
ALDOMIRO, A. R. Fármacos com ação na arquitetura do sono: tipo de fármacos e os seus efeitos fisiopatológicos. 2018. Dissertação (Mestrado em Medicina) – Universidade da Beira Interior, Covilhã, 2018.
AMOXICILINA. [bula]. São Paulo: Biosintética Farmacêutica.
Referências Bibliográficas
↑1 | Bayarski Y. Antibiotics and Their Types, Uses and Side Effects. Retrievedfrom http://ezinearticles. com. 2006. |
---|---|
↑2 | Sng WJ, Wang DY. Efficacy and side effects of antibiotics in the treatment of acute rhinosinusitis: a systematic review. Rhinology. 2015 Mar 1;53(1):3-9. |
↑3 | Cerny A. Side effects and consequences of frequently used antibiotics in clinical practice. Schweizerische medizinische Wochenschrift. 1996 Mar 1;126(13):528-34. |