Acantose Nigricans – Sintomas, Diagnóstico e Tratamentos

Resumo Sobre Acantose Nigricans

  • Acantose Nigricans é uma doença de pele que resulta em manchas escuras e aveludadas na pele.
  • Geralmente é encontrado em áreas do corpo com dobras, como pescoço, axilas, virilha e cotovelos.
  • Não é contagioso e geralmente é inofensivo, mas às vezes pode sinalizar uma condição médica subjacente.
  • Acanthosis Nigricans pode ser causada por vários fatores, incluindo genética, obesidade e certos medicamentos.
  • O tratamento para acantose nigricans geralmente envolve abordar a causa subjacente, bem como medicamentos tópicos ou tratamentos a laser para clarear a pele afetada.

Introdução – O que é Acantose Nigricans?

acantose nigricans pescoco

Acantose nigricans é uma doença cutânea caracterizada por escurecimento (hiperpigmentação) e espessamento (hiperqueratose) da pele, ocorrendo principalmente nas dobras da pele na axila (axila), virilha e nuca. Acantose nigricans não é uma doença de pele, mas um sinal cutâneo de uma condição ou doença subjacente.

Também pode aparecer em outras áreas, como palmas das mãos, solas dos pés e ao redor dos olhos e da boca. Acantose nigricans tem sido associada a uma série de condições médicas, como obesidade, síndrome metabólica, diabetes e câncer, bem como certos medicamentos.

A acantose nigricans é geralmente diagnosticada com base na aparência da pele afetada.

A causa exata da acantose nigricans é desconhecida, mas acredita-se que seja o resultado de uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Acantose nigricans é uma condição benigna, no entanto, pode ser um sinal de problemas de saúde subjacentes graves. O tratamento para acantose nigricans pode incluir mudanças no estilo de vida, medicamentos tópicos ou orais, dependendo da causa subjacente.

Acantose nigricans é uma condição comum, porém o diagnóstico e o tratamento precoces podem ajudar a prevenir complicações. Se você notar manchas escuras na pele, é importante marcar uma consulta com seu médico o mais rápido possível.

Sintomas

Desenvolvimento principalmente simétrico de hiperpigmentação inicialmente amarelo-acastanhada a preta, depois semelhante a uma área, realce aveludado a verrucoso da textura da pele, indistintamente demarcada dos arredores.

Possivelmente desenvolvimento de hiperceratoses verrucosas, que conforme o estado atual não são vistas como um quadro clínico independente, mas são sintomas parciais de acantose nigricans, principalmente acantose nigricans maligna.

Os crescimentos podem se projetar em uma virilha em forma de crista de galo. As alterações mais severas são observadas nos centros dos crescimentos e nas áreas intertriginosas (pticotropismo).

  • Pele escurecida e espessa: Acantose nigricans geralmente causa manchas escuras e espessas na pele, geralmente no pescoço, axilas, virilha e outras dobras do corpo.
  • Descoloração: as manchas podem ser marrom claro, cinza, preto ou bege.
  • Textura aveludada: a pele pode ter uma textura aveludada.
  • Coceira: em alguns casos, as manchas podem coçar ou ter um cheiro desagradável.
  • Acantose nigricans na face: Em alguns casos, a Acantose nigricans pode afetar a face.
  • Acantose nigricans nas palmas das mãos e plantas dos pés: Em alguns casos, a Acantose nigricans pode afetar as palmas das mãos e plantas dos pés.
  • Acanthosis nigricans nos lábios: Em alguns casos, a Acantose nigricans pode afetar os lábios.
  • Acantose nigricans no couro cabeludo: Em alguns casos, a Acantose nigricans pode afetar o couro cabeludo.

SintomaDescrição
Manchas escurasManchas escuras e aveludadas na pele, geralmente nas axilas, pescoço ou virilha.
Pele espessadaPele engrossada e aveludada, por vezes com um ligeiro brilho.
Dobras cutâneasManchas escuras formando dobras na pele no pescoço, axilas, virilha ou outras dobras do corpo.
CoceiraCoceira e irritação nas áreas afetadas.
Marcas de pelePequenas marcas de pele ou papilomas podem se formar nas áreas afetadas.

Causas comuns de acantose nigricans

acantose nigricans axila
Acantose nigricans na axila

As pessoas têm essa condição de pele por vários motivos. A obesidade é a causa mais comum.

Estudos mostram que quando crianças e adultos obesos com acantose nigricans perdem uma quantidade significativa de peso, eles geralmente veem sua pele clarear.

  • Genética: Acantose nigricans é uma doença genética que pode ser transmitida de família.
  • Medicamentos: certos medicamentos, como pílulas anticoncepcionais e corticosteroides, podem causar acantose nigricans (Veja na Tabela Abaixo).
  • Resistência à insulina: a resistência à insulina pode aumentar a chance de desenvolver acantose nigricans. Comer muitos alimentos errados, especialmente amidos e açúcares, pode causar resistência à insulina. Isso resultará em níveis elevados de insulina. A maioria dos pacientes com acantose nigricans tem um nível de insulina mais alto do que aqueles com o mesmo peso sem acantose nigricans.
  • Obesidade: estar acima do peso ou obeso pode aumentar o risco de desenvolver acantose nigricans.
  • Desequilíbrios hormonais: Desequilíbrios hormonais, como uma tireoide hiperativa, podem causar acantose nigricans.
  • Malignidade: tumores malignos, ou câncer, pode causar acantose nigricans.
  • Doença autoimune: certas doenças autoimunes, como artrite reumatoide, podem causar acantose nigricans.

Acantose nigricans pode ser relacionada à câncer?

Se as manchas escuras na pele surgirem repentinamente e se espalharem rapidamente, pode ser um sinal de que você tem câncer (geralmente câncer de estômago).

Isso é conhecido como acantose nigricans maligna.

Esta é uma condição rara que tende a afetar pessoas de meia-idade ou idosos, independentemente de seu peso ou origem étnica.

Quais medicamentos podem causar acantose nigricans?

DrogaExplicação
InsulinaUm hormônio produzido no pâncreas que regula os níveis de glicose no corpo e pode levar à acantose nigricans em alguns casos.
Hormônio do crescimentoUm hormônio produzido pela glândula pituitária que é responsável pelo crescimento e desenvolvimento e pode causar acantose nigricans quando tomado em grandes doses.
Anticoncepcionais oraisPílulas anticoncepcionais e outras formas de contraceptivos podem causar acantose nigricans como efeito colateral.
CorticosteróidesUm tipo de medicamento usado para reduzir a inflamação e outros sintomas e pode causar acantose nigricans quando usado por um período prolongado.
Ácido nicotínicoUm tipo de vitamina B3 usado para diminuir os níveis de colesterol e pode levar a acantose nigricans em alguns casos.
AnticonvulsivantesUm tipo de medicamento usado para tratar convulsões e pode causar acantose nigricans como efeito colateral.
CiclosporinaUm tipo de medicamento usado para suprimir o sistema imunológico e pode levar à acantose nigricans em alguns casos.
EstatinasUm tipo de medicamento usado para diminuir os níveis de colesterol e pode causar acantose nigricans como efeito colateral.
TestosteronaO hormônio responsável pelas características masculinas e pode causar acantose nigricans quando usado em grandes doses.

Por que a obesidade pode causar acantose nigricans?

Causa da Acantose NigricansExplicação
ObesidadeEstar com sobrepeso ou obesidade pode levar ao desenvolvimento de acantose nigricans porque aumenta a produção de insulina, que está associada a esta condição da pele.
Desequilíbrio hormonalA resistência à insulina e outros desequilíbrios hormonais que podem ser causados pela obesidade podem levar à acantose nigricans.
Fatores GenéticosCertos fatores genéticos podem predispor alguns indivíduos ao desenvolvimento de acantose nigricans se forem obesos ou com sobrepeso.

Diagnóstico

O diagnóstico de acantose nigricans envolve um exame físico e revisão do histórico médico. Em alguns casos, pode ser necessária uma biópsia para descartar outras causas.

Como são as lesões? Castanho a preto, intertriginoso e/ou hiperpigmentação nucal que pode evoluir para erupção pruriginosa, papilomatosa e mal definida

A causa mais comum de acantose nigricans é a obesidade e a resistência à insulina, mas também pode ser causada por certos medicamentos, distúrbios endócrinos, malignidade e distúrbios genéticos. Em casos de suspeita de resistência à insulina, o médico pode solicitar exames de sangue para verificar níveis elevados de insulina e glicose.

Em alguns casos, o médico também pode realizar uma biópsia de pele para confirmar o diagnóstico. A biópsia é geralmente retirada da área afetada e examinada ao microscópio. Os resultados da biópsia podem ajudar a determinar a causa subjacente da acantose nigricans.

Nome do exameDescrição do exame
Avaliação clínicaExame da pele por um profissional médico, para determinar a presença de Acantose Nigricans.
Exames de sangueExames de sangue para medir os níveis de insulina, colesterol e outros hormônios.
BiópsiaRemoção de uma amostra de tecido da pele para examinar ao microscópio.

Possibilidades iniciais de tratamento

O tratamento inicial visa controlar os sintomas, muitas vezes em conjunto com o endocrinologista para o tratamento de uma possível doença subjacente. É importante higiene consistente das intertriginas.

Acantose nigricans é uma condição da pele marcada por manchas escuras e aveludadas em várias partes do corpo. O tratamento visa reduzir a cor escura das manchas e aliviar quaisquer sintomas associados. Inicialmente, cremes tópicos, como retinóides, podem ser aplicados nas áreas afetadas. Esses medicamentos podem ajudar a reduzir a espessura e a escuridão das manchas.

A terapia com luz, como tratamentos com laser ou luz ultravioleta, também pode ser usada para reduzir o aparecimento de acantose nigricans. Esses tratamentos visam reduzir a produção de melanina, sendo o pigmento que dá às manchas sua cor escura. Seu médico também pode recomendar medicamentos orais, como retinoides orais, para reduzir a espessura das manchas.

Além desses tratamentos, mudanças no estilo de vida, como manter um peso saudável e praticar exercícios regularmente, podem ajudar a reduzir o aparecimento de acantose nigricans.

Comer uma dieta saudável, evitar gatilhos e dormir o suficiente também pode ajudar a melhorar a condição.

Medicamentos para Tratamento de Acantose Nigricans

Nenhum tratamento específico disponível; objetivo principal é tratar a condição subjacente.

O tratamento cosmético envolve terapia a laser, dermoabrasão e retinóides tópicos.

Em resumo, opções incluem:

  • Retinóides tópicos Esses medicamentos reduzem o espessamento e o escurecimento da pele normalizando a forma como as células da pele crescem.
  • Retinóides orais Esses medicamentos podem ser tomados por via oral, sendo usados ​para tratar casos graves que não respondem a tratamentos tópicos.
  • Contraceptivos orais Esses medicamentos podem ajudar a reduzir a produção de hormônios masculinos, o que pode melhorar os sintomas.
  • Metformina Ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina, o que pode reduzir os sintomas.
  • Alfa hidroxiácidos Esses medicamentos podem ser usados ​topicamente e ajudam a esfoliar a pele e reduzir a descoloração.
  • Antibióticos Esses medicamentos podem ser usados ​em certos casos quando a condição é causada por uma infecção.

Prevenção

Acanthosis nigricans muitas vezes pode ser prevenida evitando fatores de risco. Isso pode incluir manter um peso saudável, evitar certos medicamentos e controlar os níveis de açúcar no sangue. Comer uma dieta equilibrada, exercitar-se regularmente e visitar um médico para check-ups regulares também pode ajudar a prevenir a acantose nigricans. Em alguns casos, pode ser possível tratar ou reverter a condição com mudanças no estilo de vida ou medicamentos.

Nos casos de acantose nigricans causada por medicamentos, é importante falar com um médico antes de fazer qualquer alteração no tratamento medicamentoso.

Qual ​é o prognóstico da acantose nigricans?

Na maioria dos casos, a condição pode ser controlada com o tratamento adequado.

O tratamento mais eficaz é obtido através da perda de peso e exercício. Comer uma dieta saudável pode ajudar a reduzir a insulina circulante e pode levar à melhora e, às vezes, à resolução do problema de pele.

No entanto, é importante observar que pode levar algum tempo para a pele retornar ao seu estado normal e a condição pode voltar se a causa subjacente não for tratada.

Também é importante observar que a acantose nigricans pode ter sérias implicações se for causada por uma condição médica subjacente. Por exemplo, se a condição for causada por um distúrbio endócrino, como diabetes, é importante controlar a condição subjacente para reduzir o risco de complicações.

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Juliana Toma

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail