Os antibióticos foram uma revolução no tratamento de doenças que antes levava muitas pessoas a morte. Com o surgimento das penicilinas, o número de pessoas que puderam ser tratada com sucesso de doenças que, hoje, são comuns, aumentou muito.
A Amoxicilina é um antibiótico que pertence ao mesmo grupo da penicilina, medicamento descoberto pelo pesquisador Alexander Fleming, em 1928, e que até hoje, é muito utilizado. Confira abaixo mais informações sobre a amoxicilina e de quantas em quantas horas tomá-la.
O que é?
A Amoxicilina é um tipo de penicilina que pertence ao grupo dos antibióticos penicilânicos.
Ela pode ser encontrada nas drogarias como suspensão oral (doses entre 125 e 500 mg), cápsulas (500 mg) e comprimidos (875 mg). Sua venda só é permitida mediante apresentação de receita médica.
Tabela: Indicações da amoxacilina
Indicação | Descrição |
---|---|
Infecções bacterianas | A amoxicilina é usada para tratar uma ampla variedade de infecções bacterianas, incluindo infecções do trato urinário, infecções de ouvido e infecções de pele. |
Infecções respiratórias | A amoxicilina é usada para tratar uma variedade de infecções respiratórias, incluindo bronquite, pneumonia e sinusite. |
Infecções gastrointestinais | A amoxicilina é usada para tratar uma variedade de infecções gastrointestinais, incluindo salmonelose, infecção por Helicobacter pylori e diarreia do viajante. |
Para que serve?
Amoxicilina é um antibiótico indicado para o tratamento de infecções causadas por bactérias causadoras de diversos problemas, como:
- Infecções urinárias, como pielonefrite ou cistite;
- Amigdalite;
- Sinusite;
- Vaginite;
- Otite;
- Faringite;
- Infecção dos ouvidos;
- Infecção da pele;
- Infecções respiratórias, como pneumonia ou faringite estreptocócica;
- Infecções articulares;
- Infecções gastrointestinais, como febre tifoide;
- Doença de Lyme
Este antibiótico também pode ser utilizado para prevenir infecções no coração durante e após procedimentos cirúrgicos.
Como age no organismo?
A amoxicilina possui excelente farmacocinética, o que significa que ela é rapidamente absorvida pelo organismo e distribuída pelo corpo até atingir o alvo da infecção. Ela atua impedindo que as bactérias se reproduzam ou as matando-as.
Tabela: Mecanismo de Ação da Amoxacilina
Etapa | Descrição |
---|---|
1 | A amoxicilina se liga às proteínas de ligação à penicilina (PBPs) localizadas dentro da parede celular bacteriana. |
2 | Os PBPs mudam sua conformação e formam uma ponte entre as fitas de peptidoglicano adjacentes, resultando na reticulação das fitas de peptidoglicano. |
3 | A reticulação dos filamentos de peptidoglicano torna a parede celular mais rígida e evita que ela se expanda e se rompa. |
4 | A parede celular torna-se impermeável à passagem de moléculas e íons essenciais, levando à morte da célula bacteriana. |
A amoxicilina toma de quantas em quantas horas?
A posologia e a quantidade de doses por dia irão depender da idade do paciente e da doença a ser tratada. Geralmente, segue a indicação abaixo:
Em adultos e crianças com mais de 40 kg, recomenda-se a dose de 250 a 500 mg, e que seja tomado 3 vezes ao dia, ou de 8 em 8 horas. Se a infecção for mais grave, o médico pode aumentar a dose para 750 mg a 1g, e que a cápsula seja ingerida a cada 12 horas.
Já para crianças com menos de 40 kg,a dose recomendada irá depender do tipo de infecção e da gravidade dos sintomas.
Importante lembrar que os comprimidos de Amoxicilina 500 mg devem ser engolidos inteiros, juntamente com um copo de água, sem partir ou mastigar.
O tratamento, em média, dura entre 7 e 21 dias, não sendo recomendado que esse período seja maior.
O que fazer se me esquecer de usar este medicamento?
Se o paciente se esquecer de tomar alguma dose de Amoxicilina 500 mg, ele deve tomar assim que se lembrar. Porém, caso já esteja muito próximo do horário da dose seguinte, a dose esquecida deve ser ignorada.
É importante ressaltar que as doses de Amoxicilina nunca devem ser administradas em dobro ou em horários muito próximos.
Possíveis efeitos colaterais
Como todo medicamento, a Amoxicilina também pode causar efeitos colaterais. No entanto, felizmente, eles costumam ser leves e temporários. Dentre os efeitos colaterais que o paciente pode sentir, destaca-se:
- Náuseas
- Vômitos
- Diarreia
- Vermelhidão
- Coceira na pele
Além disso, alguns pacientes relataram ter convulsões e mudança na cor da língua. Em casos muito raros, alguns pacientes podem ter alergia a amoxicilina ou a algum componente da fórmula.
Nesses casos, as reações adversas incluem dificuldade para respirar, garganta fechada, dor no peito, inchaço na boca, língua ou rosto, e urticária. Se isso acontecer, suspenda o uso e procure um médico imediatamente.
Quem não deve usar amoxicilina?
Pacientes que tenham alergia a Amoxicilina, ou outro antibiótico do tipo betalactâmicos, como penicilinas e cefalosporinas, não devem fazer uso deste medicamento.
Além disso, caso haja suspeita de que o paciente tenha mononucleose infecciosa, ele não deve ser tratado com amoxicilina, pois o rash eritematoso tem sido associado ao uso deste fármaco.
A amoxicilina pode ser utilizada na gravidez?
Felizmente, a amoxicilina é um antibiótico que pode ser utilizado na gravidez e por mulheres que estão amamentando.
Por mais que parte do antibiótico possa ser excretado no leite e absorvido pelo bebê, seu uso não diminui a produção de leite e, portanto, não é contraindicado. Os médicos recomendam apenas que seja feito um acompanhamento criterioso.
A amoxicilina corta o efeito do anticoncepcional?
Não. A Amoxicilina pode ser administrada em mulheres que fazem uso de anticoncepcional hormonal. Não há evidência científica clara que comprove a redução do efeito da pílula.
Interações medicamentosas
Se o paciente estiver fazendo uso de alguns medicamentos, não é recomendado que seja tratado com amoxicilina, pois eles podem alterar ou reduzir o efeito da Amoxicilina. São exemplos de fármacos que interagem com a amoxicilina:
- Probenicida
- Alopurinol
- Outros antibióticos
- Anticoagulantes
Por conta disso, nunca tome um medicamento sem prescrição médica. Sempre faça uma consulta para avaliar qual é o seu caso, qual o melhor tratamento e posologia indicada para melhorar no menor tempo possível.