Sono e dor de cabeça estão intimamente ligados. Os ataques de enxaqueca podem ser causados e aliviados pelo sono, bem como ser uma causa de muito ou pouco sono. O sono pode ajudar a reduzir a dor de cabeça, ajudando a relaxar o corpo e a mente[1]Cevoli S, Giannini G, Favoni V, Pierangeli G, Cortelli P. Migraine and sleep disorders. Neurological Sciences. 2012 May;33(1):43-6..
É importante ter uma boa higiene do sono para ajudar a aliviar a dor de cabeça e prevenir ataques de enxaqueca. Dormir o suficiente, ter uma rotina de sono consistente e evitar a privação de sono pode ajudar a diminuir a frequência e a intensidade dos sintomas da dor de cabeça.
Além disso, evitar estressores como cafeína, álcool, luzes brilhantes, fumando e outras substâncias tóxicas também pode ajudar a prevenir ataques de enxaqueca[2]Yang CP, Wang SJ. Sleep in patients with chronic migraine. Current pain and headache reports. 2017 Sep;21(9):1-7..
Dicas básicas
- Descanse e relaxe em um quarto escuro e silencioso
- Faça uma pausa em qualquer atividade que possa estar desencadeando a enxaqueca
- Beber grande quantidade de líquidos
- Tome medicamentos para alívio da dor conforme prescrito
- Coloque uma compressa fria ou bolsa de gelo na testa, ou na nuca
- Use uma máscara de dormir ou tampões de ouvido para bloquear qualquer luz ou ruído
- Fale com o seu médico sobre outras opções de tratamento
O que é enxaqueca?
A enxaqueca é um distúrbio neurológico debilitante caracterizado por fortes dores de cabeça, náuseas e sensibilidade à luz e ao som. É a terceira doença mais comum e incapacitante do mundo, afetando até 12% da população.
A enxaqueca é uma condição complexa e muitas vezes incompreendida e pode ter um impacto significativo na qualidade de vida de uma pessoa.
As enxaquecas podem durar de algumas horas a vários dias e podem ocorrer com ou sem aviso prévio. As opções de tratamento variam, mas geralmente incluem mudanças no estilo de vida, tratamentos médicos e terapias alternativas, como acupuntura e massagem.
Sintomas de enxaqueca
- Fortes dores de cabeça
- Náusea
- Sensibilidade à luz e ao som
- Distúrbios visuais
- Tontura
- Dor no pescoço
- Vômito
- Fadiga
- Mudanças de humor
- Dificuldade de concentração
- Dificuldade para falar
- Dormência ou formigamento
- Visão turva
- Perda de apetite
- Dor abdominal
Enxaqueca e alterações no sono
As enxaquecas têm um impacto significativo no sono. As pessoas que sofrem de enxaqueca geralmente têm dificuldade em adormecer e permanecer dormindo. Durante um ataque de enxaqueca, a dor e outros sintomas podem dificultar o conforto e o sono[3]Tiseo C, Vacca A, Felbush A, Filimonova T, Gai A, Glazyrina T, Hubalek IA, Marchenko Y, Overeem LH, Piroso S, Tkachev A. Migraine and sleep disorders: a systematic review. The Journal of Headache and … Continue reading.
Além disso, o estresse e a ansiedade associados aos ataques de enxaqueca podem levar à insônia, interrupção do ciclo do sono e exaustão geral.
Os efeitos da enxaqueca no sono podem ser agravados por medicamentos usados para tratar a doença. Muitos medicamentos usados para tratar enxaquecas têm qualidades sedativas que podem facilitar o sono, mas também podem causar sonolência e fadiga durante o dia.
Além disso, certos medicamentos podem causar dores de cabeça rebote, que podem causar insônia e interromper ainda mais o sono. Para aqueles com enxaqueca crônica, a falta de sono pode levar a um aumento da frequência de ataques de enxaqueca.
Portanto, é importante que as pessoas com enxaqueca encontrem maneiras saudáveis de controlar o sono, como fazer exercícios regularmente, evitar refeições pesadas tarde da noite e evitar o álcool antes de dormir.
Dormir e acordar com enxaqueca o – É perigoso dormir com dor de cabeça?
Ir dormir com uma enxaqueca não tratada é geralmente um erro, pois pode piorar durante a noite e tornar-se difícil de tratar pela manhã. Se uma pessoa com enxaqueca for privado de sono, ele ou ela pode esperar mais enxaquecas, enquanto aqueles que dormem demais podem acordar com ataques que são muito resistentes ao tratamento.
Dormir e acordar com enxaqueca pode significar um insfuciente controle álgico, e que o tratamento está inadequado. As dores de cabeça da enxaqueca são frequentemente acompanhadas por vários sintomas, como náuseas, vômitos, sensibilidade à luz, som e cheiro e dor em um lado da cabeça.
As pessoas que dormem e acordam com enxaqueca podem ter dificuldade em voltar a dormir ou permanecer dormindo durante a noite. Eles também podem sentir fadiga e dificuldade de concentração durante o dia devido à falta de sono reparador.
A persistência dos sintomas mostra que o tratamento para a crise está insuficiente, e deve ser melhor avaliada por um médico neurologista.
Higiene do sono – o que fazer?
- Certifique-se de que a temperatura do quarto seja confortável e que a roupa de cama, seja adequada.
- Use cortinas ou persianas opacas para bloquear qualquer luz.
- Use uma máquina de ruído branco ou tampões de ouvido para bloquear qualquer ruído.
- Evite telas (telefone, notebook, televisão) no quarto, pois podem ser estimulantes e atrapalhar o sono.
- Estabeleça uma rotina regular antes de dormir, como tomar um banho morno ou ler um livro.
- Evite cafeína no final do dia e quaisquer outros estimulantes.
- Pratique técnicas de relaxamento, como respiração profunda ou meditação.
- Exercite-se regularmente, mas não perto da hora de dormir.
Higiene do sono – evitar o uso do celular próximo do horário de dormir
O uso de telefones celulares próximo ao horário de dormir pode ter um impacto negativo na sua saúde. Estudos demonstraram que a luz azul emitida pelos telefones celulares pode interferir nos seus ciclos naturais de sono. Essa luz suprime a produção de melatonina, um hormônio que induz o sono em humanos. Como resultado, usar um telefone celular perto da hora de dormir pode dificultar em adormecer e dificultar uma noite inteira de sono reparador.
Outro motivo para evitar o uso do celular perto da hora de dormir é que a luz azul pode interromper seu ritmo circadiano. Seu ritmo circadiano é o relógio interno do seu corpo e ajuda a regular o ciclo sono-vigília. Estudos mostraram que a luz azul dos telefones celulares pode atrapalhar esse relógio interno, tornando mais difícil para o seu corpo reconhecer quando é hora de dormir e quando é hora de acordar.
Finalmente, muito tempo no celular pode levar a uma diminuição geral na qualidade do sono. Estudos demonstraram que navegar pelas redes sociais ou se envolver em outras atividades no telefone pode levar ao estresse e à ansiedade, o que pode dificultar o adormecimento e a manutenção do sono. Além disso, a luz forte de um telefone celular pode ser estimulante, dificultando o relaxamento e a preparação para dormir. Por esses motivos, é melhor evitar o uso do celular próximo ao horário de dormir.
Melatonina pode ajudar?
A melatonina foi identificada como um importante regulador do sono em humanos. É secretado principalmente durante a noite e está intimamente relacionado com o momento do sono. Verificou-se que promove o sono por meio de sua ação no sistema nervoso central e sua capacidade de aumentar os níveis de adenosina. Estudos de neuroimagem também documentaram a atividade da melatonina exógena na promoção do sono.
A melatonina é um medicamento popular para pessoas que sofrem de enxaqueca. A melatonina é um hormônio produzido naturalmente no corpo que ajuda a regular o ciclo sono-vigília. Estudos demonstraram que tomar suplementos de melatonina pode ajudar a reduzir a frequência e a gravidade das dores de cabeça da enxaqueca.
Para muitos pacientes, a melatonina pode ser uma maneira segura e eficaz de melhorar a qualidade do sono.
Estudos demonstraram que tomar melatonina pode ajudar as pessoas a adormecer mais rápido e a dormir por mais tempo[4]Turek FW, Gillette MU. Melatonin, sleep, and circadian rhythms: rationale for development of specific melatonin agonists. Sleep medicine. 2004 Nov 1;5(6):523-32.. Isso pode ser especialmente benéfico para pessoas que sofrem de enxaqueca, pois a má qualidade do sono costuma estar associada a ataques de enxaqueca. Por esses motivos, a melatonina pode ser um auxílio útil para dormir para pessoas que sofrem de enxaqueca.
Referências Bibliográficas
↑1 | Cevoli S, Giannini G, Favoni V, Pierangeli G, Cortelli P. Migraine and sleep disorders. Neurological Sciences. 2012 May;33(1):43-6. |
---|---|
↑2 | Yang CP, Wang SJ. Sleep in patients with chronic migraine. Current pain and headache reports. 2017 Sep;21(9):1-7. |
↑3 | Tiseo C, Vacca A, Felbush A, Filimonova T, Gai A, Glazyrina T, Hubalek IA, Marchenko Y, Overeem LH, Piroso S, Tkachev A. Migraine and sleep disorders: a systematic review. The Journal of Headache and Pain. 2020 Dec;21(1):1-3. |
↑4 | Turek FW, Gillette MU. Melatonin, sleep, and circadian rhythms: rationale for development of specific melatonin agonists. Sleep medicine. 2004 Nov 1;5(6):523-32. |