Rhodiola Rosea E Perfomance Física

A Rhodiola rosea é uma planta, conhecida como raiz dourada, ou raiz de ouro, com propriedades medicinais que se destacam.

Sendo assim, a Rhodiola rosea é uma planta que se adapta ao funcionamento do nosso organismo, contribuindo para as funções fisiológicas e metabólicas.

Dentre as suas propriedades mais conhecidas estão aumento da resistência física, redução dos níveis de estresse e contribuição para o funcionamento cerebral.

Contudo, além destas utilidades, a Rhodiola rosea é útil para muitos outros problemas de saúde como resfriados, depressão, anemia, dores musculares, fadiga mental e até impotência sexual.

Assim, ela é concentrada em farmácias e lojas de produtos naturais, sob a forma de extrato seco ou em cápsulas de diferentes variações de gramatura.

Por isso, veja a seguir um pouco mais sobre os principais benefícios do uso da planta para a saúde.

Benefícios da Rhodiola Rosea

BenefíciosDescrição
Aumenta o desempenho físicoRhodiola rosea demonstrou aumentar o desempenho físico e a resistência, bem como reduzir a fadiga e melhorar o tempo de recuperação após o exercício.
Melhora a função cognitivaRhodiola rosea demonstrou melhorar a memória, o foco e a concentração, além de reduzir a fadiga mental e melhorar o desempenho cognitivo geral.
Reduz o estresse e a ansiedadeRhodiola rosea demonstrou reduzir os níveis de estresse e ansiedade, além de melhorar o humor, a qualidade do sono e o bem-estar geral.
Melhora a função imunológicaRhodiola rosea demonstrou melhorar a função do sistema imunológico, reduzir a inflamação e aumentar a resistência à infecção.
Melhora a função sexualRhodiola rosea demonstrou melhorar o desempenho sexual, a libido e a satisfação sexual geral.

Melhora do Desempenho Físico

desempenho

Vários estudos apontam para a associação entre a ingestão de Rhodiola rosea e a melhora da performance esportiva.

Em um deles, um grupo de mulheres saudáveis receberam 1500 mg/dia da planta por 3 dias e 500mg, minutos antes do treino no quarto dia.

Então, o desempenho físico das mulheres foi melhorado, principalmente a potência anaeróbica que obteve um aumento significativo.

Contudo, em outro estudo, 14 atletas masculinos foram submetidos a um teste de exaustão cardiopulmonar.

Na ocasião, eles receberam 170 mg/dia de Rhodiola rosea por 4 semanas ininterruptas.

Ao final, os pesquisadores verificaram que os níveis de lactato e creatina quinase diminuíram consideravelmente entre os atletas que receberam a suplementação quando comparados ao grupo que não recebeu as cápsulas da planta.

Além disso, o estudo demonstrou uma redução dos parâmetros de lesão do músculo esquelético após as sessões de exercícios exaustivos.

Portanto, conclui-se que os benefícios de Rhodiola rosea para melhora da performance física e diminuição da fadiga são verídicos e comprovados cientificamente.


Redução do Estresse E Ansiedade

A Rhodiola rosea consegue atuar sobre a diminuição do estresse e também na ansiedade.

Tal benefício ocorre porque a planta contém compostos que aumentam a ação das endorfinas, substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar e controle das emoções.


Estímulo A Capacidade de Memória E Concentração

O uso de Rhodiola rosea pode ajudar quem tem problemas de concentração, memória e déficit de aprendizagem.

Isso porque a planta consegue fornecer um maior suprimento de sangue para o cérebro, melhorando o fluxo sanguíneo das regiões responsáveis pelo processamento e percepção das informações que recebemos.


Proteção do Coração

A Rhodiola rosea é rica em compostos antioxidantes que previnem o dano oxidativo das células do coração.

Dessa forma, a planta atua também controlando os batimentos cardíacos e a pressão das artérias devido aos antioxidantes existentes na composição química.


Aumento da Imunidade

A rosavina e salidroside são os principais compostos antioxidantes da Rhodiola rosea. Ambas contribuem para o aumento da imunidade devido ao caráter protetor que elas oferecem às células de defesa.

Todavia, existem estudos que afirmam que o uso cotidiano da planta pode promover aumento das células naturais killer e das células T, componentes indispensáveis para combater bactérias e agentes estranhos no organismo.

Por essa razão a Rhodiola rosea é vista como uma planta que melhora o nosso sistema imunológico.


Qualidade do Sono

sono 1

A Rhodiola rosea pode combater as desordens associadas à falta de sono. Todavia, estudos feitos em altas altitudes afirmaram que ela regula o ciclo de sono-vigília, sem causar sintomas como dormência ou moleza.

Por isso, a Rhodiola rosea pode contribuir para melhorar  a insônia e a dificuldade em dormir quando consumida algumas horas antes de deitar.


Controle do Diabetes

A infusão feita com as folhas de Rhodiola rosea é capaz de aumentar a eficiência da insulina, o que é fundamental para o controle da glicose no diabetes.

Além disso, seus compostos ativos ajudam a proteger as células produtoras de insulina, as células beta, impedindo o pâncreas de parar de produzir o hormônio.

Ao mesmo passo que alguns estudos afirmam que a planta diminui a absorção dos carboidratos, mantendo os níveis de glicose mais controlados e impedindo os picos de glicose que podem causar convulsões.


Combate a Depressão E Ao Cansaço Mental

Estudos sugerem que ingerir extrato de Rhodiola rosea pode diminuir o cansaço mental e físico diante de situações estressantes.

Então, o extrato quando ingerido por estudantes em épocas de prova ou mesmo trabalhadores noturnos  provou ser eficaz no combate a esse sintoma.

Alguns autores sugerem que seis semanas de tratamento com Rhodiola rosea pode atenuar os sintomas de depressão leve a moderada em pacientes diagnosticados.


Contra-indicações da Rhodiola Rosea

O uso de Rhodiola rosea não deve ser feito para pessoas que integram estes grupos:

  • Crianças;
  • Mulheres grávidas;
  • Mulheres amamentando;
  • Pacientes com quadros alérgicos recentes;

Qual A Dosagem Recomendada Para Obter Os Benefícios?

A medicina tradicional chinesa indica que para obter os benefícios da Rhodiola rosea para a saúde deve-se ingerir de 3 a 6 gramas do pó da raiz ao dia.

Contudo, na medicina atual, os médicos prescrevem a planta para todos os benefícios descritos acima.

Entretanto, a dose regularmente indicada é de 5 a 10 gotas do extrato de Rhodiola rosea de 2 a 3 vezes por dia.

Assim, deve-se tomar por 10 a 20 dias seguidos, cerca de 15 a 30 minutos antes das principais refeições.

Para tratamento coadjuvante de depressão, deve-se consultar um médico para estabelecer as doses para cada paciente.


Possíveis Efeitos Adversos

As doses de extrato ou suplementação de Rhodiola rosea nos estudos científicos demonstraram ausência de qualquer efeito colateral adverso em decorrência do uso equilibrado.

Porém, a indústria farmacológica sugere que o consumo de extrato de Rhodiola rosea acima de 1,5 grama por dia  pode causar insônia por vários dias seguidos.

Então, o uso de medicamentos preparados a partir da Rhodiola rosea são seguros para a saúde de modo geral.

Assim como é inexistente a evidência de que ocorra interação entre o consumo da planta e a absorção de nutrientes ou medicamentos.

O que significa que tanto o extrato, quanto as cápsulas ou o chá podem ser consumidos em conjunto com outros agentes nutritivos, ou medicamentos.


Conclusão

Rhodiola rosea é uma erva que tem sido usada para melhorar o desempenho físico e mental por séculos. Foi demonstrado que aumenta a resistência física e diminui a fadiga, aumenta o desempenho cognitivo, diminui o estresse e a ansiedade, estimula o sistema imunológico e melhora o desempenho sexual.

É mais comumente consumido como suplemento, mas também pode ser consumido como chá ou tintura. Rhodiola rosea pode interagir com certos medicamentos e não deve ser tomado em quantidades excessivas.

Antes de tomar Rhodiola rosea, é aconselhável consultar um profissional médico.

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Renato Fernandes da Silva

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail