Manchas de Acne

manchas de acne

Acne – inflamação das glândulas sebáceas

A ACNE é uma condição bastante comum caracterizada pela obstrução do canal pilossebáceo, causada pelo excesso de atividade das glândulas sebáceas e bloqueio dos poros. Isso resulta em inflamação e leva à presença de comedões, pápulas, pústulas, nódulos e cistos, a depender da gravidade.

Cerca de 85% da população em geral terá acne em algum momento da vida, principalmente na face, parte superior das costas e tórax. Essa condição pode deixar manchas na pele e influenciar muito a qualidade de vida de uma pessoa.

Manchas de Acne – Por que surgem?

As manchas de acne são causadas pelo processo inflamatório, ativando os melanócitos, que são as células responsáveis por produzir melanina. No entanto, o efeito dessa produção de melanina irá variar de acordo com o tipo de pele, fazendo algumas pessoas terem mais manchas, enquanto outras menos.

Leia mais: Aprenda mais sobre Acne

Fatores para surgimento das manchas

Existem alguns fatores que influenciam no aparecimento das manchas causadas pela acne, como a utilização de produtos agressivos na pele e a tentativa inadequada de estourar as espinhas e remover os cravos.

Diferença entre tratar manchas e cicatrizes de acne

Tratar manchas de acne é diferente de tratar cicatrizes causadas pela acne.

As cicatrizes de acne são elevadas e exigem que o tecido seja danificado, sendo difíceis de remover completamente. Embora desapareçam com o tempo, geralmente ainda permanecem visíveis.

Já as manchas de acne são planas e não indicam nenhum dano a longo prazo às células, poros ou folículos pilosos. As manchas de acne podem demorar um pouco para sumirem, mas tendem a ficar claras com o tempo e, geralmente, desaparecem completamente.

Leia mais: Aprenda sobre Tratamentos de Cicatrizes de Acne

Importância da Prevenção

Sem dúvidas, o melhor tratamento para as manchas de acne é a prevenção. A prevenção deve começar através de rotina vigilante de proteção solar. Utilizar protetor solar de, no mínimo, FPS 30 diariamente, independentemente de o dia estar nublado ou úmido, ajudará a evitar mais danos à pele.

Além disso, a limpeza de pele pode tanto evitar quanto tratar as manchas de acne, pois ajuda para que os comedões não se tornem acnes, evitando então com que a pessoa esprema e piore a inflamação que causa a mancha.

manchas de acne

No entanto, se você já possui manchas de acne, existem muitos produtos de venda livre, remédios caseiros e até mesmo procedimentos dermatológicos que ajudam a clarear as manchas.

Tratamentos caseiros

Você pode começar tentando pelos remédios caseiros, que incluem o uso de vitamina C, a babosa ou o extrato de semente de uva. Mas, saiba que muitos desses remédios caseiros possuem apenas evidências anedóticas para apoiá-los.

A vitamina C pode ser adquirida, por exemplo, através do suco de limão para clarear e uniformizar o tom da pele. A vitamina C é considerada um agente despigmentante eficaz que ajuda a reduzir a formação de melanina. A babosa, ou Aloe vera, é um excelente agente de cura que pode ajudar a estabilizar as manchas escuras de acne, pois o extrato da folha de Aloe vera e seu ingrediente ativo aloína induzem efeitos de agregação de melanina poderosos, levando al clareamento da pele através da estimulação do receptor adrenérgico.

Já o extrato de semente de uva é outro produto natural que pode auxiliar no clareamento das manchas escuras, além de conter proantocianidina, que é um poderoso antioxidante. Não existem estudos sobre o uso tópico do extrato de semente de uva para esta finalidade. No entanto, um estudo já demonstrou que é benéfico, por 6 meses, pessoas com melasma consumirem por via oral o extrato de semente de uva, é semelhante à hiperpigmentação pós-inflamatória da acne.

Medicamentos

Se os remédios caseiros não estiverem ajudando, existem os tratamentos de venda livre, no qual os ingredientes ativos para esses produtos variam muito, mas alguns já demonstraram ser mais eficazes do que outros.

São produtos que interrompem a síntese de melanina em manchas escuras enquanto descamam a pele velha e estimulam o crescimento de uma pele nova.

No entanto, antes de experimentar qualquer um desses produtos, consulte antes seu dermatologista. Esses produtos incluem retinóides, vitamina E (tocoferol) e alfa-hidroxiácidos, como os ácidos glicólico, mandélico e málico.

Tratamentos Dermatológicos

Peelings Químicos

Um dos procedimentos dermatológicos que podem ajudar a clarear as manchas de acne são os peelings químicos, que envolvem a aplicação de uma solução forte de ácidos tópicos no rosto com o intuito de remover as células danificadas da pele.

Atualmente, os peelings químicos são amplamente utilizados no tratamento da acne, por ser um procedimento relativamente seguro e eficaz, promovendo a penetração dos ingredientes do produto e também aumentando a produção de colágeno.

Seu mecanismo de ação quebra os corneossomos, esfolia as camadas superficiais da epiderme, aumenta a atividade epidérmica das enzimas e leva à epidermólise, além de lidar com uma porcentagem das lesões atuais. Esse tratamento continua sendo o padrão para lidar com manchas e cicatrizes de acne, linhas finas, pigmentação e outros problemas de pele.

Microdermoabrasão

Outra opção de tratamento é a microdermoabrasão (peeling de cristal ou de diamante), um procedimento que envolve a remoção de células mortas através de uma esfoliação que estimula a renovação celular da pele. Além disso, ajuda a aumentar a produção de colágeno, deixando a pele mais firme e saudável. É um tratamento indicado para quem deseja corrigir marcas, manchas e rugas, sendo que as regiões mais comuns para esse procedimento são o rosto, colo e as mãos. Este procedimento é considerado de menor risco e minimamente invasivo.

Lasers e Luz Pulsada

Existem ainda alguns tipos de lasers que podem ser utilizados para tratar manchas de acne, removendo a pele morta e estimulando o crescimento de células novas nas camadas mais profundas da pele.

Opções como laser fracionado e luz pulsada podem ser utilizadas, mas somente o dermatologista poderá indicar o tipo de laser mais adequado para cada paciente.

O custo varia de acordo com o tipo de laser e quantidade de sessões necessárias.

peeling de diamante

Mesmo diante de tantas opções de tratamento, tenha cautela ao usar produtos que tratam manchas de acne. Existem muitos outros produtos que prometem resolver o problema, mas nem todos são regulamentados pela FDA, então fique atento e seja cuidadoso com produtos comprados internacionalmente ou vendidos online. Compre apenas produtos de fornecedores confiáveis.

Independentemente de qual tipo de tratamento você opte fazer, seja com produtos caseiros, com produtos de venda livre ou procedimentos dermatológicos em consultório, se realmente você deseja se livrar das acnes e de suas manchas, é necessário rever alguns hábitos.

Não adianta manter uma má alimentação, então busque modificar seus hábitos alimentares, evitando fast food, alimentos ricos em açúcares, gorduras processadas e laticínios. E se você for mulher, é importante que visite regularmente seu ginecologista para verificar se a sua saúde íntima está estável e se não há desregulagem hormonal.

Referências:

AL-TALIB, H. et al. Efficacy and safety of superficial chemical peeling in treatment of active acne vulgaris. Anais Brasileiros de Dermatologia, v. 92, n. 2, p. 212-216. 2017.

NARDIN, P.; GUTERRES, S. S. Alfa-hidroxiácidos: Aplicações cosméticas e dermatológicas. Caderno de Farmácia, v. 15, n. 1, p. 7-14. 1999.

SARKAR, R. et al. Cosmeceuticals for Hyperpigmentation: What is Available?. Journal of Cutaneous and Aesthetic Surgery, v. 6, n. 1, p. 4-11. 2013.

SILVA, L. P. I. et al. Microdermoabrasão: Peeling de Cristal e Diamante – Revisão de Literatura. Revista Saúde em Foco, v. 10, p. 474-484. 2018. WATSON, K. How to Remove Dark Spots from Pimples. Healthline. 2022. Disponível em: https://www.healthline.com/health/beauty-skin-care/how-to-remove-dark-spots-caused-by-pimples

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Juliana Toma

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail