Caroço na virilha: O que é? Quais as Causas e Sintomas?

caroço na virilha

O que é?

Caroço na virilha é uma erupção circular na pele que precisa ser analisada. Pode ser avermelhada e o tamanho e período são variáveis de acordo com a causa.

Na maioria dos casos, um caroço na virilha é um cisto, uma hérnia ou um linfonodo inchado. Os cistos geralmente se resolvem por conta própria e raramente levam a complicações adicionais. Os gânglios linfáticos inchados geralmente indicam uma infecção, e o nódulo geralmente desaparece quando a infecção desaparece

Causas

Processo inflamatório nos linfonodos, pelo encravado, inflamação da glândula de Bartholin, furúnculo, infecção sexualmente transmissível ou um indicativo do espalhamento do câncer.

Sintomas

Geralmente forma-se um caroço avermelhado que pode ou não coçar e pode ou não ser sensível ao toque.

Tratamento

Atenção!

A automedicação não é recomendada! Muitas doenças são agravadas e é possível ter graves complicações com essa prática. Consulte sempre um médico. O tratamento varia de acordo com o diagnóstico, o que significa que pode ir desde a drenagem do local, uma microcirurgia ou a terapia antibiótica devida ao quadro.

Necessita de apoio médico?

Sim.


Por que os caroços na virilha surgem?

O corpo humano em seu perfeito estado de funcionamento possui características comuns à maioria das pessoas e quaisquer diferenças no estado normal das funções internas e externas tende a sugerir a busca por atendimento médico. Nem sempre é necessária uma intervenção clínica especializada, mas o autoconhecimento a fim de que entendamos quais são nossas limitações, doenças crônicas e sinais de alerta associam-se à uma qualidade de vida e até mesmo à expectativa de vida aumentadas.

O tema da discussão de hoje é o surgimento de um ou mais caroços na região da virilha.

A virilha masculina e feminina não deve conter caroços, mas por ser uma região com pêlos, por exemplo, pode apresentar alterações. Como fora dito anteriormente, não é necessário que nós nos preocupemos excessivamente com questões que podem ser simples de serem resolvidas, mas entender o que está havendo é determinante no processo de cura e entendimento de quais caminhos devem ser seguidos.


Como são os caroços na região da virilha?

A aparência e a sensação dos caroços na região da virilha podem variar dependendo da causa subjacente.

Os caroços podem ser grandes ou pequenos e podem variar de tamanho. Um único nódulo ou vários nódulos podem ocorrer.

caroço na virilha: o que é? quais as causas e sintomas?


Uma das causas possíveis – inflamação dos linfonodos locais

Se você já ouviu ou já fez o procedimento de drenagem linfática deve saber que na região na virilha existem os chamados gânglios linfáticos (ou linfonodos) que estão distribuídos por todo o corpo humano e tem a função de recolher a linfa (líquido que extravasa pelos capilares sanguíneos) a fim de que o sangue seja filtrado e então retorna ao sistema circulatório.

Os gânglios linfáticos estão espalhados pelo nossos corpos, eles estão presentes também em nossas nucas, axilas, joelhos, virilhas e outros locais, nas virilhas existe uma quantidade grande de linfonodos. Como é um órgão de defesa com uma função extremamente importante, quando existe um processo inflamatório ele aumenta de tamanho quando existem processos inflamatórios ou infecciosos em suas proximidades.

Então chegamos a uma das causas mais comuns que geram o aparecimento de caroço na região  da virilha. Porém não é só em decorrência dos pêlos ou das infecções nas proximidades dos gânglios que podem acontecer. Analisaremos outras causas mais comuns e verificaremos quais são seus desdobramentos, mas antes disso, o médico deve ser consultado para que a melhor conduta seja tomada.

Ainda que um caroço seja algo aparentemente pequeno, nosso corpo é uma máquina perfeita que nos dará sinais de que algo está errado. Se não forem sinais físicos e perceptíveis a olho nu, serão sinais químicos que serão visíveis por meio de exames diagnósticos ou até mesmo por sintomas diferentes.


Outra causa – pêlos encravados

Como fora citado acima, o caroço na virilha pode aparecer quando há presença de pêlos. Os pêlos podem ficar presos durante seu crescimento e podem encravar.

Pessoas que usam lâminas para fazer depilação geralmente têm uma alta incidência de encravamento de pêlos, até mesmo a depilação com ceras pode fazer com que o processo de crescimento do pêlo seja comprometido, mas frequentemente o que acontece no local é pequeno demais para tornar-se um caroço, então a inflamação de uma glândula íntima feminina, por exemplo, chamada glândula de Bartholin  – responsável pela lubrificação íntima feminina -pode ocasionar a foliculite, um dos sinais é a dor ao pressionar o caroço e é comum o aspecto avermelhado no mesmo.


Terceira causa – furúnculo

Outra situação é o conhecido furúnculo, que é a contaminação bacteriana do folículo piloso, formando um caroço.

Muitos pacientes tendem a sentir muita dor local, além de calor e vermelhidão e tentam apertá-lo para drenar a secreção interna, mas é válido ressaltar que em alguns casos apenas o profissional médico pode intervir, sendo inclusive necessária a intervenção cirúrgica para a extração do líquido.

Um diagnóstico diferencial, que também dá coceira e lesões na região da virilha é a Tinea Cruris (Micose na virilha). Deve ser avaliada e tratada por um médico dermatologista.

caroço na virilha


Doença sexualmente transmissível como causa

Sempre ouvimos sobre a importância da relação sexual protegida, o caroço na virilha pode ser a contaminação infecciosa por uma patologia sexualmente transmissível e é frequentemente acompanhada de corrimentos íntimos pela vagina e pela uretra masculina.

O diagnóstico é médico e o tratamento muitas vezes pede o uso de antimicrobianos. Nos postos de saúde do Sistema Único de Saúde são oferecidos os Testes Rápidos de doenças sexualmente transmissíveis, se cuidar é um direito e um ato de autoresponsabilidade.


Em casos raros – câncer – é necessário investigar!

Em outros casos, mas não tão comuns, o aparecimento de caroço na virilha – e não apenas na virilha, mas em outras regiões corporais – se dá pelo câncer. O aumento das glândulas locais pode ser um indício de espalhamento do câncer.

Um dos sinais que deve ser observado é o período em que o caroço está ali, pela literatura, se for um caroço presente a mais de duas semanas pode ser um indicativo oncológico.

Tumores oncológicos possíveis incluem:

  • Linfoma, câncer do sistema linfático
  • Melanoma, câncer que surge nas células produtoras de pigmento do corpo
  • Câncer metastático, câncer que se espalhou de uma área para outra
  • Cânceres de pele não melanoma


Casos raros de nódulos na virilha

Outras causas de nódulos na virilha incluem:

  • Reações alérgicas
  • Lipomas, crescimentos gordurosos benignos
  • Cistos benignos
  • Fibromas, tumores benignos compostos de tecido fibroso ou conjuntivo


Quando procurar um médico?

Sendo um caroço mais rígido e apresentando uma aquisição volumétrica rápida, muitos pacientes não relatam dor, mas relatam que existe uma secreção sendo excretada. O profissional médico é indicado sempre que uma alteração física nos acomete e a negligência pessoal denota uma grande falta de autorresponsabilidade.

Prevenir é cuidar e cuidar é insistir na causa e enfrentar o problema. As possíveis causas expostas devem ser analisadas e o paciente deve se atentar às informações fisiológicas que nosso corpo nos dá, logo, a busca por atendimento é crucial e quanto mais rápido intervimos melhor será o resultado.

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Juliana Toma

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail