Maca Peruana – Benefícios para a saúde

maca peruana - 7 benefícios

A MACA PERUANA (Lepidium meyenii) é uma raiz nativa dos Andes Centrais do Peru, encontrada em altitudes entre 2800 e 5000 metros, que se desenvolve em condições extremas, conferindo sua complexa composição química. É rica em fibras, ácidos graxos, aminoácidos essenciais e outros nutrientes, como cobre, ferro, cálcio e vitamina C.

A partir da década de 1990, o interesse por essa espécie cruzou fronteiras em decorrência de uma intensa divulgação mundial por meio das mídias e, com isso, passou a ser cultivada em outras partes do mundo. Desde então, tem sido realizado estudos sobre as propriedades biológicas da maca peruana, visando demonstrar sua importância e benefícios como alimento nutracêutico e funcional.

A maca peruana pode ser vendida em forma de pó, cápsulas, pílulas, licor ou extratos, estando disponível em farmácias, laboratórios de manipulação e diversas lojas de varejo, principalmente as de alimentos saudáveis. Visto que essa raiz possui compostos bioativos responsáveis ​​por inúmeros benefícios ao organismo humano, neste artigo você verá alguns dos efeitos positivos ao uso da maca peruana.


Maca amarela, vermelha e preta: qual a diferença entre elas?

A raiz da maca peruana possui variações de cores, que são responsáveis ​​por influenciar positivamente na sua ação farmacológica e biológica. 

A maca amarela corresponde à forma mais amplamente utilizada e pesquisada entre todos os produtos de maca peruana. É mais recomendada para quem deseja aumentar a energia, melhorar a concentração e equilibrar os hormônios.

A maca vermelha é a mais doce, com níveis fitoquímicos mais altos entre os outros tipos de pós de macas peruanas. É o tipo mais eficaz para as mulheres, devido os seus efeitos positivos no aumento da fertilidade e na ação da saúde óssea. 

A maca preta é a mais rara de todas as cores, sendo mais eficaz para os homens, principalmente aqueles que desejam ganhar massa muscular, melhorar a resistência, o foco mental e a libido. 


maca peruana - 7 benefícios

Efeito neuroprotetor da maca peruana

A maca peruana é capaz de melhorar a função cognitiva em pacientes com acidente vascular cerebral. Além disso, extratos de maca in vitro já demonstraram atividade neuroprotetora em neurônios submetidos ao estresse oxidativo.

O efeito neuroprotetor é atribuído à sua ação antioxidante. A maca ainda pode prevenir indiretamente a formação de espécies reativas de oxigênio (ROS) e nitrogênio (RNS) que estão envolvidos em distúrbios degenerativos, ajudando então a proteger as células de alterações patológicas.

Efeito dermatológico da maca peruana

O tratamento com extrato de maca peruana pode ajudar a prevenir e melhorar danos à pele que foram causados pela radiação UVA, UVB e UVC, evitando a hiperproliferação da epiderme.

Além disso, a maca ajuda a acelerar a cicatrização de feridas em grandes altitudes, reduzindo o nível de hiperplasia epidérmica e diminuindo o número de células inflamatórias no local da ferida.


Efeito no sistema cardiovascular

Quanto à ação no sistema cardiovascular, estudos já constataram que após a administração da maca peruana, ocorre uma diminuição na pressão sistólica e diastólica.

Os altos níveis de potássio presentes nos tubérculos da raiz também indicam a sua importância na redução dos riscos de hipertensão arterial.


Efeito na menopausa

Diversos estudos já comprovaram que a maca peruana promove a melhora dos sintomas da menopausa, proporcionando a redução das ondas de calor e da sudorese noturna, além dos sintomas de ansiedade, depressão e irritabilidade, que muitas vezes estão associados à menopausa. A maca peruana também melhora o orgasmo em mulheres na fase de pós-menopausa.


efeito na menopausa

Efeito na fertilidade

A maca peruana é recomendada para aumentar a fertilidade e como afrodisíaco. Além de melhorar o desejo sexual, proporciona o aumento do volume da ejaculação em homens, consequentemente aumentando ainda a concentração e contagem total de espermatozoides.


Efeito no diabetes

No tratamento do diabetes, a maca peruana pode ajudar a reduzir os níveis de glicose, mantendo mais baixos os níveis de oxidação lipídica, o que por sua vez, inibe o dano oxidativo no fígado. Observa-se também um aumento significativo nos valores de insulina em diabéticos que usam maca peruana, além de um aumento no conteúdo de glutationa, uma substância com função antioxidante que previne danos a certos compostos celulares.


Efeito energizante e anti-fadiga

A maca peruana é famosa por proporcionar uma melhora física não apenas em atletas, mas em todas as pessoas de forma geral, trazendo efeito energizante. O desempenho físico aumenta com o uso da maca peruana, ajudando ainda a otimizar o consumo de oxigênio.


uma melhora física

A atividade anti-fadiga proporcionada pela maca está associada a melhora da atividade enzimática da glutationa peroxidase e creatina quinase.

Os polissacarídeos encontrados na maca peruana são os responsáveis pelo efeito anti-fadiga, que estão intimamente relacionados ao efeito antioxidante, redução dos danos oxidativos e diminuição dos produtos metabólicos sanguíneos, como ureia e acido lático.


Como consumir?

A maca peruana pode ser consumida em bebidas frias ou quentes, em biscoitos, bolos, pão ou sopas. O ideal é ingerir entre 400 a 1000 mg por dia, porém apenas um nutricionista, fitoterapeuta ou outro profissional da área poderá definir a dose a ser consumida por cada pessoa.


Referências:

ALVES, A. C. Maca Peruana ((Lepidium meyenii Walp): panorama atual. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia-Bioquímica) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

PERES, N. S. L. et al. Efeitos medicinais da maca peruana (Lepidium meyenii). Food & Function, v. 11, p. 83-92. 2020.

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Carlos Roberto Babá

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail