Hipotensão Ortostática

pressao 16x10 e alta o que fazer

Resumo sobre Hipotensão Ortostática

  • Hipotensão ortostática é uma queda repentina da pressão arterial ao se levantar, por uma diminuição no retorno do sangue ao coração.
  • Os sintomas incluem tontura, mal-estar e visão turva.
  • É mais comum em idosos e pessoas com certas condições médicas.
  • Pode ser tratada com mudanças no estilo de vida, como beber mais líquidos e aumentar a ingestão de sal.

Introdução

A hipotensão ortostática é definida por uma queda na pressão arterial ao passar de uma posição deitada para uma posição em pé. Esta diminuição deve-se a uma anomalia do reflexo natural de adaptação da pressão arterial. No entanto, muitas vezes é iatrogênica, devido ao excesso de medicamentos ou ao mau controle do tratamento anti-hipertensivo.

A hipotensão ortostática é definida como uma queda na pressão arterial sistólica de pelo menos 20 mmHg (no mínimo, 30 mmHg em pessoas com hipertensão) e/ou uma queda na pressão arterial diastólica de, pelo menos, 10 mmHg até 3 minutos em posição ortostática.

É mais comumente causada por uma diminuição do volume vascular devido à desidratação, mas também pode ser causada por medicamentos, distúrbios endócrinos e condições neurológicas. Os sintomas comuns de hipotensão ortostática incluem tontura, visão turva e desmaios.

O diagnóstico é feito medindo-se a pressão arterial e a frequência cardíaca do paciente deitado e novamente em pé. Isso pode ser feito em um consultório médico ou em casa com um monitor de pressão arterial doméstico.

O tratamento da hipotensão ortostática pode incluir mudanças no estilo de vida, como aumentar a ingestão de sal e água, aumentar a atividade física e evitar certos medicamentos. Outros tratamentos podem incluir medicamentos, como midodrina ou fludrocortisona, e terapias como meias de compressão ou manobras físicas de contrapressão.

É importante procurar um médico se sentir algum dos sintomas de hipotensão ortostática, pois se não tratada, pode levar a quedas e lesões. Com diagnóstico e tratamento adequados, a hipotensão ortostática pode ser controlada e os sintomas associados podem ser reduzidos.

Como a Pressão arterial varia?

coracao diagnostico

A pressão arterial varia constantemente conforme as atividades de cada um. Assim, a atividade física irá aumentá-la naturalmente, enquanto uma soneca irá diminuí-la.

A pressão arterial é expressa em milímetros de mercúrio (ou mmHg) por:

  • Um primeiro número que corresponde à pressão máxima (pressão sistólica), ou seja, aquela utilizada quando o coração se contrai para enviar sangue para o corpo;
  • Um segundo que é a pressão mínima (pressão diastólica) e corresponde ao relaxamento do coração.

Assim, uma pressão de 120×80 mmHg, quer dizer que a pressão sistólica é 120 mmHg, e a diastólica 80 mmHg.

Valores normais de Pressão Arterial

Pressão ArterialSistólicaDiastólica
ClassificaçãommHgmmHg
Normal<120e <80
Pré-hipertensão120–139ou 80–89
Hipertensão estágio 1140–159ou 90–99
Hipertensão estágio 2≥160ou ≥100

Sintomas da hipotensão ortostática

  • Tontura: sensação de tontura, tontura ou desmaio.
  • Visão embaçada: perda de foco e dificuldade em enxergar com clareza.
  • Náusea: Sentir-se enjoado.
  • Dor de cabeça: dor ou desconforto na cabeça.
  • Fadiga: cansaço ou falta de energia.
  • Desmaio: perda momentânea da consciência.
  • Fraqueza: sensação de cansaço ou lentidão.
  • Palpitações: Sentir seu coração batendo de forma anormal.

SintomaDescrição
TonturaSentir-se tonto, tonto ou desmaiar
Visão turvaPerda de visão clara, visão embaçada
FadigaSentir-se excessivamente cansado ou fraco
NáuseaDor de estômago ou sensação de enjôo
Dor de cabeçaDor aguda, latejante ou incômoda na cabeça

A hipotensão ortostática é muitas vezes causada por fatores ambientais ou de saúde que prejudicam os mecanismos do corpo para estabilizar a pressão sanguínea ao ficar de pé. Esses fatores incluem doença cardíaca, baixo volume sanguíneo (hipovolemia), uso de álcool ou idade avançada.

NOTA: Quando a pressão arterial está muito baixa, o primeiro órgão a funcionar mal é o cérebro devido à sua localização (o ponto mais alto do corpo e, portanto, o mais difícil de alcançar para o fluxo sanguíneo que deve lutar contra a gravidade), daí a tontura e a sensação de vertigem.


Causas comuns de hipotensão ortostática

  • Desidratação: A hipotensão ortostática pode ser causada por não beber líquidos suficientes. Pessoa sentirá pele seca, boca seca, fadiga, dores de cabeça, caimbrãs, além da sensação de sede e urina escurecida.
  • Medicação: Certos medicamentos podem causar queda na pressão sanguínea. Exemplos incluem vasodilatadores, alfa-2-agonistas, diuréticos.
  • Gravidez: Flutuações nos hormônios podem causar alterações na pressão sanguínea.
  • Idade: À medida que envelhecemos, nossos corpos se tornam menos capazes de responder a mudanças na postura. A pressão natural cai como consequência da idade.
  • Doença cardiovascular: Condições como insuficiência cardíaca podem causar hipotensão.
  • Distúrbios endócrinos: Diabetes, doenças da tireoide e outros distúrbios endócrinos podem causar alterações na pressão sanguínea.
  • Distúrbios neurológicos: Esclerose múltipla, doença de Parkinson e outros distúrbios neurológicos podem afetar o sistema nervoso autônomo, levando à hipotensão ortostática.

Avaliação de hipovolemia e desidratação

  • Devem ser considerados na presença de sinais clínicos como dobras cutâneas, taquicardia, etc.
  • O contexto de ocorrência é também sugestivo: diarreia, vómitos, exposição ao calor, febre, dieta pobre em sal, anemia, desnutrição, insuficiência venosa, etc.
  • O diagnóstico pode ser suspeitado por uma aceleração da frequência cardíaca na posição de pé de mais de 20 batimentos por minuto.

Diagnóstico de hipotensão ortostática.

pressao arterial

A hipotensão ortostática é uma condição que pode ser diagnosticada por meio de vários testes. Um médico pode medir a pressão sanguínea de um paciente enquanto ele está deitado e novamente em pé. Isso pode ajudar a identificar uma queda na pressão ao se levantar.

A hipotensão ortostática é diagnosticada através da detecção de uma diminuição significativa da pressão arterial e, mais especificamente:

  • Uma diminuição na pressão arterial sistólica maior ou igual a 20 mmHg;
  • E/ou diminuição da pressão arterial diastólica maior, ou igual a 10 mmHg.

Em alguns casos, o médico pode solicitar um exame de sangue para verificar níveis baixos de glicose no sangue, anemia, desidratação ou certos níveis hormonais. Os exames de urina também podem ser usados ​para verificar certos medicamentos, como diuréticos, ou para medir os níveis de sódio e potássio do corpo.

Um médico também pode solicitar um exame de imagem para identificar possíveis problemas subjacentes, como um tumor ou aneurisma. Em alguns casos, o médico também pode recomendar um eletrocardiograma ou ecocardiograma para verificar se há problemas relacionados ao coração.

ExameDescrição
Teste de pressão arterial ortostáticaMede a pressão arterial ao levantar e sentar para detectar pressão arterial baixa
Teste de tilt testMede os efeitos da gravidade na pressão arterial e frequência cardíaca para detectar disautonomia
Teste de variabilidade da frequência cardíacaMede o tempo entre os batimentos cardíacos para detectar disfunções no sistema nervoso autônomo

NOTA: Em alguns pacientes, a hipotensão não causa sintomas, enquanto em outros será menos bem tolerada e pode causar queda do paciente. Esse distúrbio também pode comprometer os cuidados domiciliares e ter um impacto significativo na qualidade de vida do paciente.

Diagnóstico Diferencial de Hipotensão Ortostática

  • Desidratação: uma condição causada pela ingestão insuficiente de líquidos ou perda excessiva de líquidos.
  • Distúrbios endócrinos: incluindo hipotireoidismo, insuficiência adrenal e diabetes.
  • Distúrbios neurológicos: incluindo doença de Parkinson, atrofia de múltiplos sistemas e doenças da medula espinhal.
  • Medicamentos: incluindo diuréticos, anti-hipertensivos e antidepressivos tricíclicos.
  • Neuropatia autonômica: uma condição causada por dano ao sistema nervoso autônomo.
  • Doença de Addison: um distúrbio raro causado pela produção insuficiente de hormônios pelas glândulas supra-renais.
  • Feocromocitoma: tumor da medula adrenal que secreta quantidades excessivas de adrenalina.
  • Falha autonômica primária: uma condição causada pela degeneração do sistema nervoso autônomo.

Possibilidades iniciais de tratamento

O tratamento para hipotensão ortostática depende das causas subjacentes. Geralmente, o tratamento inclui mudanças no estilo de vida, medicamentos e medidas de suporte. Aumentar a ingestão de sal e água, usar roupas de compressão e evitar mudanças bruscas de posição são algumas mudanças no estilo de vida que podem ajudar a melhorar os sintomas.

Medicamentos como fludrocortisona, midodrina e piridostigmina podem ser prescritos para aumentar a pressão arterial. Certos medicamentos que podem causar hipotensão ortostática, como diuréticos e alguns antidepressivos, podem precisar ser alterados ou interrompidos.

A hipotensão ortostática é diagnosticada através da detecção de uma diminuição significativa da pressão arterial e, mais especificamente:

  • Uma diminuição na pressão arterial sistólica maior ou igual a 20 mmHg;
  • E/ou diminuição da pressão arterial diastólica maior ou igual a 10 mmHg.

As contra-manobras físicas, como cruzar as pernas ou contrair os músculos das pernas, podem ajudar a prevenir uma queda repentina da pressão arterial ao mudar de posição. Outras medidas de suporte incluem elevar a cabeceira da cama e evitar ficar em pé ou sentado por muito tempo. Um médico também pode recomendar o aumento da ingestão de líquidos e sal e o uso de meias elásticas.

Se a causa subjacente da hipotensão ortostática for diabetes, é importante controlar os níveis de açúcar no sangue por meio de dieta e medicamentos. Se a causa for uma condição médica subjacente, é necessário tratá-la. Por exemplo, se a causa for anemia, o tratamento envolverá o aumento dos níveis de ferro no organismo.

Após dormir, ficar sentado por um longo período ou comer uma refeição completa, levante-se com calma para ficar em pé. Pode ajudar a apertar os músculos das pernas antes de se levantar para empurrar o sangue acumulado em seu sistema. Mude seus hábitos alimentares. Se sentir tontura após as refeições, tente fazer refeições menores, porém mais frequentes.

Medicamentos para tratamento de hipotensão ortostática

  • Vasoconstritores: Esses medicamentos são usados ​para reduzir o acúmulo de sangue nas extremidades inferiores, o que pode levar a uma queda na pressão arterial. Exemplos incluem efedrina, pseudoefedrina e midodrina.
  • Terapia de reposição de fluidos: Esta forma de terapia repõe os fluidos perdidos devido à desidratação, que pode causar uma queda na pressão arterial. Exemplos incluem soluções eletrolíticas, como Gatorade, ou fluidos intravenosos.
  • Agentes simpaticomiméticos: Esses medicamentos atuam estimulando o sistema nervoso simpático, ajudando a aumentar a pressão arterial. Exemplos incluem dopamina, norepinefrina e fenilefrina.

Prevenção

A prevenção da hipotensão ortostática pode ser feita evitando certas atividades e medicamentos. Por exemplo, é importante manter-se hidratado e evitar o álcool. Certos medicamentos também podem causar hipotensão ortostática, incluindo diuréticos, anti-hipertensivos e antidepressivos. É importante discutir quaisquer possíveis efeitos colaterais dos medicamentos com um profissional de saúde.

Também é importante levantar-se lentamente da posição sentada ou deitada para evitar uma queda repentina da pressão arterial. Usar meias de compressão e evitar longos períodos em pé também pode ajudar. Exercite-se regularmente e mantenha um peso saudável para reduzir o risco de desenvolver hipotensão ortostática.

Além disso, é importante identificar quaisquer condições subjacentes que possam estar causando hipotensão ortostática.

É importante ensinar ao paciente:

  • Reconhecer os sintomas associados à hipotensão ortostática;
  • Mudar de posição em pé de forma descomposta;
  • Usar as meias elásticas de compressão.

Qual ​é o prognóstico da hipotensão ortostática?

O prognóstico da hipotensão ortostática depende da causa subjacente. Se a causa puder ser identificada e tratada com sucesso, o prognóstico geralmente é bom. No entanto, se a causa não puder ser identificada ou não for passível de tratamento, o prognóstico é mais cauteloso. Nos casos em que a hipotensão ortostática se deve a uma condição médica crônica subjacente, o prognóstico geral depende da natureza e gravidade dessa condição.

O prognóstico para a alteração da pressão associada a medicamentos é geralmente bom, pois muitos medicamentos podem ser descontinuados ou substituídos por outros medicamentos.

Modificações no estilo de vida, como aumentar a ingestão de sal e líquidos, usar meias de compressão e evitar ficar em pé ou sentado por muito tempo também podem melhorar os sintomas e reduzir o risco de quedas ou outras complicações.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Marcus Yu Bin Pai

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail