Espessantes alimentares – para que servem?

espessante alimentar

Você sabe para que servem os espessantes alimentares? Saiba o que são  e tudo que você precisa saber sobre eles 

Os espessantes alimentares são utilizados na cozinha há muitos anos, porém, muita gente se estranha ao ouvir o termo.

Primeiramente, os espessantes alimentares são todas as substâncias ou alimentos utilizados para engrossar uma receita com o intuito de deixar mais grossa e consistente.

BenefícioEspessantes Alimentares
Perda de pesoEspassantes alimentares podem ajudá-lo a manter um peso corporal saudável, reduzindo o desejo por lanches não saudáveis.
Saúde DigestivaPodem ajudar a melhorar a saúde digestiva, retardando o processo de digestão. Isso pode reduzir a indigestão e outros problemas digestivos, como inchaço.
Saúde CardiovascularPodem ajudar a reduzir os níveis de colesterol e melhorar a saúde do coração. A fibra e os nutrientes encontrados nos aditivos alimentares podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas.
Absorção de nutrientesPodem ajudar a aumentar a absorção de importantes vitaminas e minerais. Isso pode ajudá-lo a aproveitar ao máximo sua dieta e maximizar os benefícios nutricionais dos alimentos que você come.
Regulação do açúcar no sangueAjudam a regular os níveis de açúcar no sangue. Isso pode ser benéfico para pessoas com diabetes ou em risco de desenvolver a doença.

Assim, eles são utilizados tanto em receitas doces quanto em receitas salgadas como cremes para bolos, coberturas, caldos e molhos.

A principal utilidade dos espessantes alimentares é alterar a estrutura de uma receita para deixá-la mais encorpada e com um aspecto consistente e firme.

Existem dois tipos de espessantes alimentares, os espessantes caseiros ou naturais e os espessantes de fórmulas produzidos a partir de substâncias  químicas pela indústria alimentícia.


Espessantes Alimentares Naturais

espessante alimentar

Os espessantes alimentares naturais são aqueles que podem ser feitos através de métodos in natura, ou seja, apenas com alimentos do dia a dia.

Todavia, os espessantes alimentares naturais são mais simples e mais saudáveis já que geralmente eles são os próprios alimentos.

Então, esses alimentos contém alguma substância em sua composição que acabam dando para eles a capacidade de engrossar e tornar uma textura alimentar mais consistente.

Veja abaixo, alguns exemplos de espessantes alimentares comuns do nosso dia a dia.


Farinha de Trigo

A farinha de trigo é um dos principais, se não o principal espessante alimentar natural. Ela tem a capacidade de gerar consistência devido a presença do glúten, a sua principal proteína.

O glúten tende a inchar e proporcionar mais elasticidade, sobretudo às massas, graças à presença da gliadina e da glutenina.

Entretanto,para ter mais êxito ao utilizar o trigo como espessante alimentar é necessário dissolver a farinha na água antes de utilizá-la na receita.

Assim, a farinha de trigo é usada para o preparo de pães, bolos, biscoitos e vários cremes e molhos com a intenção de modificar a estrutura de um creme ou caldo, por exemplo.


Farinha de Aveia 

Assim como a farinha de trigo, a farinha de aveia é utilizada como espessante alimentar principalmente devido à presença do glúten.

Contudo, a farinha de aveia é mais utilizada como espessante alimentar no preparo de vitaminas e sucos, não sendo muito indicada para engrossar pratos mais salgados.

Então, ela é ideal para o preparo de smoothies, sucos encorpados feitos à base de frutas, leite e mel. Adiciona-se uma colher de farinha de aveia na hora de bater e o resultado é um smoothie encorpado e bem consistente.

A farinha de aveia pode ser usada como espessante alimentar também no preparo de sucos em dietas onde a deglutição e a capacidade de mastigar estão comprometidas.


Amido de Milho

Sem dúvidas, o amido de milho é o espessante alimentar preferido na preparação de receitas por profissionais e cozinheiros amadores.

O amido de milho pode ser utilizado no preparo de receitas como cremes, molhos, estrogonofe e mingaus.

A principal vantagem do uso do amido de milho como espessante alimentar é que ele modifica a estrutura da receita sem alterar o sabor no resultado final.

Entretanto, deve-se dissolver bem o amido de milho antes de incluí-lo em uma receita e tomar cuidado para não empelotar durante o processo de cozimento.

Para que isso não ocorra é indicado sempre mexer o molho ou creme até que ele ganhe consistência.


Mandioca e inhame cozidos

A mandioca ou o inhame após cozidos se tornam excelentes espessantes alimentares naturais.

 O amido contido nesses alimentos dão a eles uma característica de gelatinização após o cozimento.

Basta adicionar uma porção de qualquer um dos dois e bater no liquidificador com água por um minuto. Daí, em seguida você pode aproveitar o caldo como espessante nas suas receitas.

Dessa forma, o resultado final é semelhante ao que ocorre com o amido de milho.


Fécula de Batata

A fécula de batata é um pó vendido através do processo de moagem e secagem da batata.

Contudo, esse pó é um espessante alimentar eficiente e natural. Ela é mais utilizada para engrossar caldos quentes e sopa de legumes e é um dos espessantes mais nutritivos.

Para usar a fécula de mandioca como espessante natural basta acrescentar o pó diretamente à receita ou dissolvê-lo em um pouco de água nos pratos que não vão água no preparo.


Espessantes Alimentares em Fórmulas

O uso dos espessantes alimentares em fórmula tem o mesmo propósito que o dos espessantes naturais: engrossar uma preparação.

Contudo, a diferença é que as fórmulas de espessantes alimentares são mais rápidas e indicadas para situações onde a nutrição se encontra deficiente como situações de doenças, deglutição comprometida e disfagia generalizada.

Assim, são indicados para idosos em idade avançada que não conseguem ingerir grandes quantias de alimentos, pós-cirurgias e doenças que limitam a capacidade de ingestão como câncer ou Alzheimer.

Esses espessantes alimentares são vendidos através de fórmulas onde atualmente existem muitas marcas que os vendem com o intuito de melhorar a nutrição nessas situações.

Todavia, existem fórmulas de espessantes alimentares indicadas para cada situação, como os espessantes para diabéticos, aqueles livres de gordura na composição e até fórmulas fortificadas com vitaminas e minerais.


Qual a importância do uso de espessantes alimentares em fórmulas para a saúde?

saiba-como-ler-os-rotulos-dos-alimentos

Além de garantir mais nutrição para os pacientes comprometidos, já que a maioria dos espessantes alimentares de fórmula contém nutrientes como os carboidratos, eles têm uma importância principal quando são indicados.

Nas situações descritas acima, a capacidade de deglutição dos pacientes está totalmente comprometida, então em muitos casos, a dieta indicada é a dieta líquida ou semilíquida.

Porém, devido ao quadro de disfagia esses pacientes podem engasgar ou broncoaspirar os alimentos para o caminho errado como a laringe.

Então, quando isso ocorre o paciente acaba ingerindo o conteúdo alimentar para o canal respiratório como os brônquios dos pulmões, numa situação conhecida como aspiração laringotraqueal.

Após os resíduos alimentares percorrerem o canal respiratório ao invés do canal digestivo, eles ficam armazenados nos pulmões, onde podem desencadear infecções respiratórias e pneumonia grave.

Portanto, a prevenção de broncoaspiração em pacientes com a deglutição deficiente é a principal indicação do uso de fórmulas prontas dos espessantes alimentares.

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Renato Fernandes da Silva

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail