Como melhorar a voz rouca da Gripe?

O que é

É uma doença respiratória contagiosa por muitas vias com sintomas que variam de leves até graves.

Causas

A causa da rouquidão pode ser por gripe, mas também por outros fatores, como: gritar, laringite, amigdalite, mudanças hormonais, uso excessivo da voz sem a ingestão de líquidos, tosse crônica, alergias, entre outros.

Sintomas

Os sintomas são a perda total ou parcial da voz.

Tratamento

O tratamento deve focar na causa, que no caso é a gripe. Frequentemente são prescritos medicamentos específicos para cada caso.

Para a rouquidão o paciente pode fazer uso de sprays orais à base de mel e própolis, pastilhas, gargarejo, inalação e uso de chás caseiros.

Introdução

O tema da discussão deste artigo é como melhorar a voz rouca da gripe.

Muitas pessoas, quando ficam gripadas acabam ficando roucas ou perdendo a voz e isso gera um grande incômodo, especialmente para pessoas que precisam se comunicar não apenas em suas relações pessoais, mas também  profissionais e/ou acadêmicas.

Medicamentos Caseiros?

A maioria das pessoas já ouviu sobre medicamentos caseiros, também conhecidos como “receitinhas de vó”, como chá quente, mel, própolis ou gengibre e diversas outras maneiras naturais de acabar com a rouquidão.

Mas além destes meios, é válido que o paciente entenda que o apoio clínico de um profissional especializado sempre é uma maneira segura de lidar com problemas de saúde.

Especialmente depois da pandemia da COVID-19 muito se ouviu sobre a necessidade de buscar ajuda médica antes de se automedicar.

Independentemente da contaminação do paciente ser fúngica, viral, bacteriana, se tratar de uma gripe, um resfriado ou qualquer uma das variações possíveis, nada substitui o diagnóstico médico baseado em fatos e evidências para que a conduta terapêutica seja assertiva e adequada.

O que é gripe?

Para responder o tema da discussão de hoje, algumas perguntas devem ser respondidas. A primeira delas é: o que é gripe?

É uma doença respiratória contagiosa por muitas vias com sintomas que variam de leves até graves. A gripe é caracterizada sintomatologicamente por presença de febre alta, coriza, dor de garganta, calafrios, tosse, dor de cabeça, dores no corpo e fraqueza, mas estes sintomas não são obrigatórios.

gripe 1

Em casos de gripe mais extrema, o paciente pode ficar debilitado a ponto de ir a óbito, caso não seja tratado e o processo evolua negativamente.

Por isso, procurar apoio clínico é fundamental. Inclusive é extremamente fácil confundir a gripe com o resfriado, porque os sintomas, no geral, são bastante semelhantes.

No começo do quadro, a gripe pode ser bastante semelhante a um resfriado comum, tendo como sintomas: dores de garganta para falar ou se alimentar, espirros, coriza e febre.

Mas os sintomas podem evoluir com o passar do tempo, podendo envolver: febre mais elevada, dores musculares, calafrios, dores de cabeça, tosse, congestão nasal, fadiga e perda de apetite.

O segundo questionamento é: em relação aos sintomas, qual a sua duração e intensidade? O corpo humano conta com inúmeras células de defesas atuando em prol do equilíbrio e manutenção da vida e saúde humanas.

Via de regra, pacientes com gripes mais leves tendem a melhorar com o auxílio de medicamentos antitérmicos e até mesmo anti-inflamatórios em poucos dias, mas infelizmente o quadro pode se agravar e até mesmo evoluir para condições mais sérias (como pneumonia).

Por isso, antes de se automedicar, é importante se consultar com um profissional habilitado e fazer todos os exames pertinentes para que o direcionamento terapêutico mais adequado seja tomado.

No caso da rouquidão durante a gripe, isso pode ser um sinal de estar acompanhada de laringite, que é a inflamação da laringe, causando rouquidão ou até mesmo perda da fala.

A laringe é curta e arredondada e está anatomicamente localizada logo acima da traquéia e abaixo da faringe. Na laringe estão as cordas vocais.

O ar seco e também os baixos índices de umidade favorecem o aumento e o surgimento de doenças respiratórias, fazendo com que o paciente também possa apresentar rouquidão.

Como melhorar a rouquidão

O que pode ser feito para melhorar a rouquidão é em um primeiro momento tratar a gripe com os medicamentos devidos, sejam eles medicamentos para aliviar os sintomas ou até mesmo o uso de antibióticos ou antivirais caso seja necessário.

A rouquidão é um sintoma da gripe  que pode ou não acontecer, assim como a febre, e coriza, a fadiga, dentre outros. Tratando a causa, os sintomas irão desaparecer dentro do período esperado para que os medicamentos façam o efeito pertinente.

Além dos medicamentos que podem ser prescritos, o paciente pode também fazer inalação com soro fisiológico ou até mesmo água, a evaporação ajuda na hidratação das cordas vocais, assim como ingerir bastante água em temperatura ambiente.

Evitar falar, fazer gargarejos com água morna e sal para eliminar as células mortas, evitar alimentos muito gelados ou muito quentes, fazer uso de chás como mel e limão, usar sprays orais com mel e própolis e fazer uso de xaropes (até mesmo naturais) para ajudar na lubrificação das cordas vocais.

É extremamente importante que o paciente siga todas as instruções médicas e evite situações onde o processo de melhora é prejudicado, como:

  • Ingerir líquidos gaseificados podem ferir mais a região;
  • Ingerir alimentos rígidos com pedaços crocantes podem arranhar a região e lesionar ainda mais;
  • Tomar bebidas geladas ou excessivamente quentes;
  • Beber álcool;
  • Fumar;
  • Se expor à baixas temperaturas sem estar com uma vestimenta adequada; e
  • Se automedicar sem apoio médico.

Seguindo as instruções clínicas, o quadro de gripe tende a melhorar e, consequentemente, os sintomas também irão apresentar uma melhora significativa ao longo dos dias e com a assiduidade do tratamento.

Dr. Andrew Seung Ho Park

CRM-SP: 157730 RQE: 67991 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Residência Médica de Fisiatria pelo HC-FMUSP. Residência Médica em Neurofisiologia Clínica pelo HC-FMUSP. Pós-Graduação em Dor pelo Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Professor Colaborador do CEIMEC – Centro Integrado de Estudo em Medicina Chinesa. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Andrew Seung Ho Park

Dr. Andrew Seung Ho Park

CRM-SP: 157730 RQE: 67991 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Residência Médica de Fisiatria pelo HC-FMUSP. Residência Médica em Neurofisiologia Clínica pelo HC-FMUSP. Pós-Graduação em Dor pelo Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Professor Colaborador do CEIMEC – Centro Integrado de Estudo em Medicina Chinesa. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail