O ciprofibrato geralmente não é recomendado para perda de peso. Eles são usados para reduzir os níveis de colesterol e podem ter um efeito modesto na perda de peso em algumas pessoas. No entanto, se você precisa perder peso, sugere-se um programa de dieta e exercícios.
O Ciprofibrato é um medicamento utilizado para tratamento da hipergliceridemia severa, ou seja, altos níveis de triglicerídeos no sangue.
Além disso, ele é indicado para prevenir a hiperlipidemia mista, que é o aumento tanto das taxas de colesterol quanto das demais gorduras em exames.
Neste caso, ele só é utilizado quando a estatina ou outros medicamentos similares são contra indicados, ou não tolerados pelo paciente.
No entanto, seu efeito só é perceptível em conjunto de outras estratégias, como emagrecimento e prática de exercícios físicos.
O Ciprofibrato é um medicamento para adultos de uso oral, encontrado em forma de comprimidos, que geralmente contém 100 mg.
É verdade que o Ciprofibrato emagrece?
Muitas pessoas relatam que após o uso de Ciprofibrato perceberam uma diminuição do peso corporal, fator que contribui para um suposto efeito do seu uso.
No entanto, não se pode afirmar que a perda de peso é um dos efeitos que o Ciprofibrato causa no organismo.
Em sua bula contém a informação de que sua principal indicação é o tratamento dos níveis aumentados de gorduras, colesterol e triglicérides, onde a perda de peso não é citada, nem como indicação ou até mesmo como efeito colateral.
Portanto, não deve-se utilizar o Ciprofibrato para emagrecer, apenas quando a dislipidemia for verificada, após uma consulta médica.
Por sua vez, o emagrecimento que o Ciprofibrato pode “causar” se dá em virtude da diminuição dos níveis de gordura no sangue, assim como as mudanças que o paciente precisa fazer, como sair do sedentarismo e cuidar da alimentação.
Qual é a ação esperada do Ciprofibrato
Este medicamento contém uma substância chamada ciprofibrato, que age diminuindo os níveis de gordura no sangue.
Por gordura, nos referimos a todas as frações relacionadas como o Colesterol Total, LDL (ruim) e triglicerídeos.
Além disso, sua ação promove aumento dos níveis de HDL colesterol, o colesterol bom. No entanto, é um medicamento que age como complemento.
Uso do Ciprofibrato | Descrição |
---|---|
Hiperlipidemia | Ccaracterizada por níveis elevados de lipídios no sangue, como o colesterol e os triglicerídeos. O ciprofibrato atua reduzindo a produção e aumentando a eliminação de lipídios pelo organismo, ajudando a controlar os níveis sanguíneos e a prevenir complicações associadas à hiperlipidemia. |
Hipertrigliceridemia | A hipertrigliceridemia é uma condição em que os níveis de triglicerídeos no sangue estão elevados. O ciprofibrato é eficaz na redução desses níveis, ajudando a diminuir o risco de doenças cardiovasculares associadas à hipertrigliceridemia. |
Hipercolesterolemia | A hipercolesterolemia é o aumento dos níveis de colesterol no sangue, em particular do colesterol LDL (também conhecido como “colesterol ruim”). O ciprofibrato pode ser prescrito como parte do tratamento para diminuir os níveis de colesterol LDL, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares. |
Síndrome metabólica | A síndrome metabólica é uma condição caracterizada pela combinação de fatores de risco cardiovasculares, incluindo obesidade abdominal, resistência à insulina, hipertensão arterial e dislipidemia. O ciprofibrato pode ser utilizado como parte do tratamento da síndrome metabólica para controlar os níveis de lipídios e certos componentes metabólicos associados à síndrome. |
Pois seus efeitos só são verificados se mudanças ocorrerem no comportamento alimentar e nos hábitos de vida do paciente.
Então, para que as taxas de gordura diminuam, além do uso do medicamento é necessário que outras medidas sejam adotadas como:
Aumento do consumo de fibras na dieta
As fibras são importantes no processo de diminuição das gorduras no sangue, pois agem como substratos para a sua eliminação.
Sendo assim, é importante consumir de 25 a 30 gramas de fibras todos os dias, principalmente aquelas que possuem atividade hipocolesterolêmica, como a aveia e gérmen de trigo.
Uso de alimentos probióticos
Os microorganismos que vivem na microbiota do intestino utilizam gorduras como os triglicerídeos e o colesterol para alimentação, causando diminuição desses marcadores no sangue.
Dessa forma, os alimentos probióticos são ideais para diminuir e promover o equilíbrio dos níveis dessas gorduras no corpo.
Então, você deve priorizar o consumo desses alimentos em conjunto do uso de Ciprofibrato:
- Iogurte natural;
- Leites fermentados;
- Kefir;
- Kombucha;
- Coalhada;
- Chucrute;
- Ricota;
- Pães com fermentação natural.
Sair do sedentarismo
Principal alternativa para reduzir a absorção de gorduras pelo organismo, a atividade física deve ser diária ou atingir pelo menos 150 minutos por semana.