Ciprofibrato Emagrece? Para Que Serve?

Ciprofibrato

O ciprofibrato geralmente não é recomendado para perda de peso. Eles são usados para reduzir os níveis de colesterol e podem ter um efeito modesto na perda de peso em algumas pessoas. No entanto, se você precisa perder peso, sugere-se um programa de dieta e exercícios.

O Ciprofibrato é um medicamento utilizado para tratamento da hipergliceridemia severa, ou seja, altos níveis de triglicerídeos no sangue.

Além disso, ele é indicado para prevenir a hiperlipidemia mista, que é o aumento tanto das taxas de colesterol quanto das demais gorduras em exames.

Neste caso, ele só é utilizado quando a estatina ou outros medicamentos similares são contra indicados, ou não tolerados pelo paciente.

No entanto, seu efeito só é perceptível em conjunto de outras estratégias, como emagrecimento e prática de exercícios físicos.

O Ciprofibrato é um medicamento para adultos de uso oral, encontrado em forma de comprimidos, que geralmente contém 100 mg.

É verdade que o Ciprofibrato emagrece?

Muitas pessoas relatam que após o uso de Ciprofibrato perceberam uma diminuição do peso corporal, fator que contribui para um suposto efeito do seu uso.

No entanto, não se pode afirmar que a perda de peso é um dos efeitos que o Ciprofibrato causa no organismo.

Ciprofibrato: Para que serve?

Em sua bula contém a informação de que sua principal indicação é o tratamento dos níveis aumentados de gorduras, colesterol e triglicérides, onde a perda de peso não é citada, nem como indicação ou até mesmo como efeito colateral.

Portanto, não deve-se utilizar o Ciprofibrato para emagrecer, apenas quando a dislipidemia for verificada, após uma consulta médica.

Por sua vez, o emagrecimento que o Ciprofibrato pode “causar” se dá em virtude da diminuição dos níveis de gordura no sangue, assim como as mudanças que o paciente precisa fazer, como sair do sedentarismo e cuidar da alimentação.

Qual é a ação esperada do Ciprofibrato

Este medicamento contém uma substância chamada ciprofibrato, que age diminuindo os níveis de gordura no sangue.

Por gordura, nos referimos a todas as frações relacionadas como o Colesterol Total, LDL (ruim) e triglicerídeos. 

Além disso, sua ação promove aumento dos níveis de HDL colesterol, o colesterol bom. No entanto, é um medicamento que age como complemento.

Uso do CiprofibratoDescrição
HiperlipidemiaCcaracterizada por níveis elevados de lipídios no sangue, como o colesterol e os triglicerídeos. O ciprofibrato atua reduzindo a produção e aumentando a eliminação de lipídios pelo organismo, ajudando a controlar os níveis sanguíneos e a prevenir complicações associadas à hiperlipidemia.
HipertrigliceridemiaA hipertrigliceridemia é uma condição em que os níveis de triglicerídeos no sangue estão elevados. O ciprofibrato é eficaz na redução desses níveis, ajudando a diminuir o risco de doenças cardiovasculares associadas à hipertrigliceridemia.
HipercolesterolemiaA hipercolesterolemia é o aumento dos níveis de colesterol no sangue, em particular do colesterol LDL (também conhecido como “colesterol ruim”). O ciprofibrato pode ser prescrito como parte do tratamento para diminuir os níveis de colesterol LDL, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares.
Síndrome metabólicaA síndrome metabólica é uma condição caracterizada pela combinação de fatores de risco cardiovasculares, incluindo obesidade abdominal, resistência à insulina, hipertensão arterial e dislipidemia. O ciprofibrato pode ser utilizado como parte do tratamento da síndrome metabólica para controlar os níveis de lipídios e certos componentes metabólicos associados à síndrome.

Pois seus efeitos só são verificados se mudanças ocorrerem no comportamento alimentar e nos hábitos de vida do paciente.

HDL colesterol

Então, para que as taxas de gordura diminuam, além do uso do medicamento é necessário que outras medidas sejam adotadas como: 

Aumento do consumo de fibras na dieta 

As fibras são importantes no processo de diminuição das gorduras no sangue, pois agem como substratos para a sua eliminação.

Sendo assim, é importante consumir de 25 a 30 gramas de fibras todos os dias, principalmente aquelas que possuem atividade hipocolesterolêmica, como a aveia e gérmen de trigo. 

Uso de alimentos probióticos

Os microorganismos que vivem na microbiota do intestino utilizam gorduras como os triglicerídeos e o colesterol para alimentação, causando diminuição desses marcadores no sangue.

Dessa forma, os alimentos probióticos são ideais para diminuir e promover o equilíbrio dos níveis dessas gorduras no corpo.

Então, você deve priorizar o consumo desses alimentos em conjunto do uso de Ciprofibrato:

  • Iogurte natural;
  • Leites fermentados;
  • Kefir;
  • Kombucha;
  • Coalhada;
  • Chucrute;
  • Ricota;
  • Pães com fermentação natural.

Sair do sedentarismo

Principal alternativa para reduzir a absorção de gorduras pelo organismo, a atividade física deve ser diária ou atingir pelo menos 150 minutos por semana.

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Renato Fernandes da Silva

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail