Astigmatismo: Sintomas, Causas e Tratamento

Astigmatismo

O astigmatismo é uma condição ocular que causa visão turva devido a uma córnea de formato irregular. É uma das condições de visão mais comuns e afeta adultos e crianças. O astigmatismo pode ser causado por uma condição hereditária ou pode ser adquirido por meio de uma lesão, doença ou certas cirurgias de correção da visão. Os sintomas de astigmatismo incluem visão turva em todas as distâncias, fadiga ocular, dores de cabeça e estrabismo.

O astigmatismo geralmente é diagnosticado durante um exame oftalmológico abrangente. O médico usará um teste de refração para determinar o nível de astigmatismo e, em seguida, usará uma topografia da córnea para mapear a curvatura da córnea. Dependendo da gravidade, o astigmatismo pode ser corrigido com óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa. Para casos leves, óculos ou lentes de contato podem ser suficientes para proporcionar uma visão nítida.

Fatos sobre o astigmatismo

  • O astigmatismo é uma condição de visão em que o olho não focaliza a luz uniformemente na retina, resultando em visão turva.
  • O astigmatismo é causado por uma imperfeição na forma da córnea ou da lente do olho.
  • Os sinais e sintomas de astigmatismo incluem visão turva, dores de cabeça, fadiga ocular e estrabismo.
  • O astigmatismo geralmente pode ser corrigido com óculos ou lentes de contato.
  • Cirurgia refrativa a laser, como LASIK, pode ser usada para corrigir permanentemente o astigmatismo.

Sintomas de astigmatismo

  • Visão embaçada: o astigmatismo faz com que objetos distantes e próximos pareçam borrados e distorcidos, geralmente descritos como um efeito de “sombra”
  • Dores de cabeça: Dores de cabeça são um sintoma comum de astigmatismo, pois os olhos precisam trabalhar mais para se concentrar e os músculos ao redor dos olhos ficam tensos.
  • Tensão ocular: o astigmatismo pode causar tensão e fadiga nos olhos, pois os músculos dos olhos estão constantemente tentando se ajustar para focar adequadamente.
  • Estrabismo: Pessoas com astigmatismo podem apertar os olhos para ajudar os olhos a se concentrarem melhor.
  • Visão dupla: a visão dupla é um sintoma comum de astigmatismo, pois os olhos podem não conseguir focar o mesmo objeto ao mesmo tempo.
  • Fadiga ocular: a fadiga ocular é outro sintoma comum de astigmatismo, pois os olhos precisam trabalhar mais para se concentrar.
  • Sensibilidade à luz: pessoas com astigmatismo podem ser mais sensíveis à luz e ao brilho, pois os olhos não conseguem se ajustar adequadamente à luz.
  • Tensão ocular: A fadiga ocular é outro sintoma de astigmatismo, pois os olhos precisam trabalhar mais para focar nos objetos.
  • Apertamento dos olhos: Pessoas com astigmatismo costumam apertar os olhos para reduzir o brilho da luz nas imagens distorcidas causadas pela condição.
Astigmatismo: sintomas, causas e tratamento

O que causa o astigmatismo?

  • Genética: o astigmatismo pode ser herdado e transmitido por membros da família.
  • Córnea com formato incorreto: o astigmatismo ocorre quando a córnea, a parte frontal clara do olho, é levemente curvada ou com formato irregular.
  • Presbiopia: a presbiopia é uma condição causada pelo envelhecimento que dificulta o foco dos olhos em objetos próximos.
  • Óculos: usar óculos com a graduação errada pode causar astigmatismo.
  • Cirurgia ocular: certas cirurgias oculares, como LASIK, podem causar astigmatismo.
  • Lesão: uma lesão no olho ou nas pálpebras pode causar astigmatismo.
  • Doenças: Doenças como ceratocone podem causar astigmatismo.
  • Lentes de contato: usar lentes de contato com a prescrição errada pode causar astigmatismo.

Diagnóstico

Um dos testes mais comuns usados ​para diagnosticar o astigmatismo é o teste de refração. Durante este teste, o oftalmologista usará um dispositivo chamado foróptero para medir como o olho focaliza a luz. O oftalmologista também usará um ceratômetro para medir a curvatura da córnea. Essas medições ajudarão o oftalmologista a determinar se o astigmatismo está presente e quão grave ele é.

Outro teste usado para diagnosticar o astigmatismo é uma topografia da córnea. Este teste usa uma câmera especial para mapear a curvatura da córnea e detectar quaisquer irregularidades. Este teste pode ajudar o oftalmologista a determinar se o astigmatismo está presente e quão grave ele é.

Nome do exameDescrição Técnica do Exame
RetinoscopiaA retinoscopia é um procedimento diagnóstico usado para medir o erro de refração do olho. É usado para diagnosticar astigmatismo, entre outras condições.
CeratometriaA ceratometria é um procedimento diagnóstico usado para medir a curvatura da córnea. É usado para diagnosticar astigmatismo e outras irregularidades da córnea.
Refração computadorizadaA refração computadorizada é um procedimento de diagnóstico usado para medir o erro de refração do olho. É usado para diagnosticar astigmatismo, entre outras condições.
Topografia da córneaA topografia da córnea é um procedimento diagnóstico usado para medir a curvatura da córnea. É usado para diagnosticar astigmatismo e outras irregularidades da córnea.

Diagnóstico Diferencial de Astigmatismo

  • Ceratocone: O ceratocone é um distúrbio ocular progressivo no qual a córnea do olho se afina e se projeta para fora, resultando em uma forma astigmática. Em casos graves, pode causar deficiência visual e possivelmente cegueira.
  • Presbiopia: a presbiopia é uma condição relacionada à idade que causa uma perda gradual da capacidade de foco, resultando em visão embaçada. Geralmente é acompanhado de astigmatismo.
  • Hipermetropia: Hipermetropia, ou hipermetropia, é um erro de refração em que a luz que entra no olho se concentra atrás da retina em vez de diretamente sobre ela, resultando em visão turva. Muitas vezes é acompanhado de astigmatismo.
  • Miopia: Miopia, ou miopia, é um erro de refração em que a luz que entra no olho se concentra na frente da retina em vez de diretamente nela, resultando em visão turva. Muitas vezes é acompanhado de astigmatismo.
  • Cicatriz da córnea: a cicatrização da córnea pode causar astigmatismo ao distorcer o formato da córnea. Pode ser causada por trauma, infecção ou irritação ocular de longo prazo.
  • Astigmatismo Irregular: O astigmatismo irregular é um tipo de astigmatismo no qual a córnea não é curvada uniformemente. Pode ser causada por uma lesão ou outras irregularidades no formato da córnea.
  • Catarata: A catarata é uma condição na qual a lente do olho fica turva, resultando em visão turva. Eles também podem causar astigmatismo.
  • Distrofia da córnea: A distrofia da córnea é uma condição na qual a córnea fica turva, resultando em visão turva. Também pode causar astigmatismo.

Tratamento inicial

O primeiro passo no tratamento do astigmatismo é visitar um oftalmologista e fazer um exame oftalmológico completo. O médico determinará o grau de astigmatismo e prescreverá as lentes ou lentes de contato corretas para as necessidades visuais do paciente.

Os óculos são a forma mais comum de tratamento para o astigmatismo. Eles são prescritos com uma lente curva que ajuda a corrigir a curvatura da córnea. Isso ajuda a melhorar a visão, fazendo com que os objetos pareçam mais claros e nítidos. As lentes de contato também podem ser usadas para corrigir o astigmatismo e proporcionam uma visão melhor do que os óculos. As lentes são projetadas para se ajustar ao formato da córnea e proporcionar uma visão melhor do que os óculos.

A cirurgia refrativa é outra opção para tratar o astigmatismo. Este procedimento remodela a córnea para corrigir a curvatura do olho e melhorar a visão. É um procedimento seguro e pode fornecer resultados duradouros. No entanto, é importante observar que não é adequado para todos e deve ser realizado apenas por um oftalmologista experiente.

exame astigmatismo

Medicamentos para tratamento de astigmatismo

  • Corticosteróides: Esses medicamentos reduzem a inflamação, impedindo a progressão do astigmatismo. Benefícios: reduz o desconforto e ajuda a prevenir uma maior deterioração da visão.
  • Tropicamida: Este medicamento ajuda a relaxar o músculo ciliar, que controla a curvatura da lente. Benefícios: Relaxa temporariamente o músculo ciliar, permitindo uma correção mais fácil do astigmatismo.
  • Inibidores da Anidrase Carbônica: Essas drogas bloqueiam a atividade da enzima que produz o humor aquoso, que controla o formato da córnea. Benefícios: Reduz a produção de humor aquoso, permitindo uma melhor correção do astigmatismo.
  • Cicloplégicos: Esses medicamentos ajudam a relaxar o músculo ciliar e reduzem a inflamação. Benefícios: Relaxa o músculo ciliar e reduz a inflamação, ajudando a melhorar a visão.
  • Antibióticos: Esses medicamentos são usados ​para tratar infecções que podem causar astigmatismo. Benefícios: Impede a propagação da infecção, ajudando a prevenir o agravamento do astigmatismo.

Prevenção do astigmatismo

Em alguns casos, pode até ser corrigido através de cirurgia ocular a laser. Infelizmente, o astigmatismo não pode ser evitado, pois é um distúrbio genético na maioria dos casos. No entanto, existem medidas que podem ser tomadas para proteger os olhos de mais danos e possíveis problemas de visão.

A forma mais importante de evitar mais danos aos olhos causados ​pelo astigmatismo é usar os óculos apropriados ou lentes de contato prescritas por um optometrista ou oftalmologista. Essas lentes são projetadas para corrigir o erro de refração e ajudar a reduzir os sintomas associados ao astigmatismo. Além disso, é importante proteger os olhos do sol, poeira e vento, pois esses elementos podem causar mais danos aos olhos. Usar óculos de sol com proteção UV e um chapéu de abas largas sempre que estiver ao ar livre pode ajudar a proteger os olhos dos raios solares. Além disso, é importante fazer exames oftalmológicos regulares, pois podem ajudar a detectar quaisquer alterações na visão e possíveis problemas nos olhos.

Prognóstico de Astigmatismo

O prognóstico para o astigmatismo é bom, pois a condição geralmente é facilmente corrigível com o uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa. Embora possa levar algum tempo para os pacientes se ajustarem ao uso de lentes corretivas, o prognóstico a longo prazo do astigmatismo geralmente é muito positivo.

Em alguns casos, o astigmatismo pode ser tão leve que não requer lentes corretivas ou cirurgia. Para indivíduos com astigmatismo mais grave, no entanto, óculos ou lentes de contato podem ser usados ​para corrigir a condição. A correção da visão a laser, também conhecida como cirurgia refrativa, pode ser usada para corrigir permanentemente o formato da córnea em casos graves de astigmatismo. Como em qualquer procedimento médico, é importante falar com um médico qualificado para determinar a melhor opção de tratamento para qualquer situação individual.

Perguntas frequentes sobre astigmatismo

O que é astigmatismo?

O astigmatismo é uma condição ocular comum que causa visão turva devido a uma córnea de formato irregular. É causada por um defeito na curvatura da córnea ou lente do olho, que faz com que a luz que entra no olho seja focada de forma desigual. Isso pode causar distorção ou visão turva em todas as distâncias.

Quais são os sintomas do astigmatismo?

O principal sintoma do astigmatismo é a visão turva em todas as distâncias. Outros sintomas comuns incluem fadiga ocular, dores de cabeça, estrabismo e dificuldade para enxergar à noite.

O que causa o astigmatismo?

O astigmatismo é causado por uma córnea ou cristalino de formato irregular. Essa forma irregular faz com que a luz que entra no olho seja focada de forma desigual, resultando em visão turva. Pode estar presente desde o nascimento ou se desenvolver ao longo do tempo devido a lesões ou doenças.

Como o astigmatismo é diagnosticado?

O astigmatismo geralmente é diagnosticado durante um exame oftalmológico abrangente. Durante o exame, seu médico medirá a curvatura de sua córnea e lente para determinar se você tem astigmatismo. Seu médico também pode usar tables oftalmológicas especiais para medir sua visão em diferentes distâncias.

O astigmatismo pode ser corrigido?

Sim, o astigmatismo pode ser corrigido com óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa. Óculos e lentes de contato podem ser usados ​para corrigir o erro de refração causado pelo astigmatismo. A cirurgia refrativa também pode ser usada para remodelar a córnea e melhorar a visão.

Existem riscos associados ao astigmatismo?

O astigmatismo em si não é uma condição séria e os riscos associados a ele geralmente são menores. No entanto, se não for tratado, o astigmatismo pode causar fadiga ocular, dores de cabeça e dificuldade para enxergar à noite. Também pode aumentar o risco de desenvolver outras condições oculares, como glaucoma, catarata e degeneração macular relacionada à idade.

Quais são as opções de tratamento para astigmatismo?

O principal tratamento para o astigmatismo são os óculos corretivos, como óculos ou lentes de contato. A cirurgia refrativa também é uma opção para algumas pessoas. A cirurgia refrativa envolve remodelar a córnea para corrigir o erro de refração causado pelo astigmatismo.

Como prevenir o astigmatismo?

O astigmatismo geralmente está presente desde o nascimento e não pode ser evitado. No entanto, é importante fazer exames oftalmológicos regulares para garantir que seja detectado e tratado precocemente. O uso de óculos de proteção ao praticar atividades como esportes ou marcenaria também pode ajudar a prevenir lesões oculares, que podem levar ao astigmatismo.

O astigmatismo piora com o tempo?

O astigmatismo pode piorar com o tempo devido a alterações oculares relacionadas à idade, lesões ou doenças. É importante fazer exames oftalmológicos regulares para garantir que quaisquer alterações na visão sejam detectadas e tratadas precocemente.

As crianças podem ter astigmatismo?

Sim, as crianças podem nascer com astigmatismo, que também pode se desenvolver com o tempo. É importante que a visão do seu filho seja verificada regularmente para garantir que quaisquer alterações na visão sejam detectadas e tratadas precocemente.

Dr. Andrew Seung Ho Park

CRM-SP: 157730 RQE: 67991 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Residência Médica de Fisiatria pelo HC-FMUSP. Residência Médica em Neurofisiologia Clínica pelo HC-FMUSP. Pós-Graduação em Dor pelo Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Professor Colaborador do CEIMEC – Centro Integrado de Estudo em Medicina Chinesa. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Andrew Seung Ho Park

Dr. Andrew Seung Ho Park

CRM-SP: 157730 RQE: 67991 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Residência Médica de Fisiatria pelo HC-FMUSP. Residência Médica em Neurofisiologia Clínica pelo HC-FMUSP. Pós-Graduação em Dor pelo Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Professor Colaborador do CEIMEC – Centro Integrado de Estudo em Medicina Chinesa. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail