Chá de folha de manga: Benefícios, para que serve e como preparar 

O chá de folha de manga é uma bebida usada de forma empírica para tratar alguns problemas de saúde e muitas pessoas o tomam para emagrecer com mais facilidade.

De acordo com algumas pesquisas, as folhas da manga são ricas em nutrientes e princípios ativos que são benéficos para o corpo.

Sendo assim, o consumo de chá de folha de manga aumentou significativamente nos últimos anos. Além disso, é uma bebida acessível, de fácil preparo e que não faz mal nenhum para quem a ingere.

Benefícios das folhas de manga

1- São Ricas em antioxidantes

As folhas da manga contém antioxidantes importantes como o tanino, a mangiferina (principal) e os flavonóides, que podem diminuir os níveis de inflamação.

Neste caso, o chá de folha combate a ação dos radicais livres, além de prevenir doenças como artrite, artrose, reumatismo e processos inflamatórios.

2- Evitam o envelhecimento precoce

44 1

Os antioxidantes encontrados nas folhas da manga fazem com que a pele sofra menos os efeitos do envelhecimento.

O fortalecimento das células da derme com o uso de alimentos antioxidantes tem sido um dos maiores aliados contra as rugas, marcas de expressão e diminuição da produção de colágeno.

3-  Possuem alta concentração de nutrientes

As folhas da mangueira possuem várias vitaminas e as principais são a vitamina A, Complexo B e Vitamina C.

Além disso, contém uma grande quantidade de polifenóis e terpenóides, que estão ligados a uma maior proteção do coração e a uma menor chance de surgimento de câncer.

4- São usadas no tratamento de várias doenças

Embora sejam usadas de forma empírica, as folhas da manga podem auxiliar no tratamento de algumas doenças como:

Indigestão

O chá costuma ser usado para eliminar sintomas decorrentes da má digestão como cólicas, azia, dores abdominais, gases e desconforto estomacal.

45 1

Diabetes 

Uma  pesquisa feita em animais afirmou que o extrato das folhas de manga pode auxiliar na redução da glicose em pacientes diabéticos (contudo é necessário mais estudos em humanos).

Colesterol Alto 

A mesma pesquisa citada acima evidenciou que o extrato das folhas também pode ajudar no controle do colesterol alto e aumento das taxas de HDL (colesterol bom).

De maneira geral, as folhas de manga são usadas para melhorar a homeostase corporal e oferecer maior proteção para o corpo.

Chá de folha de manga emagrece?

Um dos motivos mais comuns para as pessoas usarem o chá de folha de manga está na sua possível propriedade emagrecedora.

Por este motivo, muitas mulheres acabam tomando o chá de folha de manga para auxiliar no emagrecimento.

No entanto, é preciso saber que não existem pesquisas que comprovem que o chá de folha de manga realmente emagrece.

46 1

Contudo, alguns dos seus potenciais efeitos como a ação anti-inflamatória, reguladora das taxas de colesterol e ação diurética podem auxiliar no emagrecimento.

Quando tomado sem adição de açúcar o chá de folha de manga não possui calorias, então é uma boa alternativa para a hidratação.

Deve-se ter cuidado para não exagerar nas doses, pois não existem estudos avaliando a quantidade mínima e máxima permitida das folhas.

Além do mais, nenhum chá faz emagrecer sozinho se a diminuição calórica e a prática de exercícios não forem realizadas.

Como fazer chá de folha de manga 

Para fazer o chá de folha de manga você vai precisar desses ingredientes:

  • 1 litro de água
  • 50 gramas de folhas secas de manga 

Modo de preparo

Ferva a água em uma chaleira até que as bolhas comecem a surgir. Logo após, acrescente as folhas secas de manga, tampe a panela e deixe agir por 10 a 15 minutos.

Antes de beber, coe as folhas e tome ainda morno. É importante prestar atenção na qualidade das folhas usadas no chá.

Além disso, limpe bem cada uma delas, para que a poeira e outras sujeiras não interfiram no sabor e na qualidade do chá.

Chá de folha de manga tem alguma contraindicação?

Por se tratar de um chá natural extraído das folhas de uma fruta, o chá de folha de manga é seguro para a saúde e não tem nenhuma contraindicação, a não ser para as pessoas que são alérgicas a manga, que devem evitá-lo.

No entanto, é importante evitar o exagero no consumo, pois alguns compostos presentes nas folhas podem tornar-se tóxicos após a ingestão de grandes quantidades.

É recomendado que o médico seja consultado antes de tomar o chá de folha de manga, principalmente se o motivo para tomar a bebida for o controle do diabetes e do colesterol alto.

Quando tomar chá de folha de manga?

47 1

O chá de folha de manga pode fazer parte do dia a dia de uma pessoa, desde que sem exageros. É indicado tomar no máximo meio litro a cada 24 horas.

Por sua vez, deve ser conservado em garrafas de vidro, garrafas térmicas ou em aço inox, as garrafas de alumínio e de plástico devem ser evitadas.

Veja alguns motivos para incluir o chá de folha de manga no seu dia a dia:

  1. Hidrata: Por ser rico em água, o chá de folha de manga evita a desidratação e auxilia na meta diária de reposição de líquidos;
  2. Estimula a termogênese: Por ter vários compostos, as folhas estimulam o metabolismo energético e celular;
  3. Substitui o café: Pessoas que querem diminuir o excesso de café podem usar o chá de folha de manga para ajudar no processo;
  4. Fortalece as articulações: Devido a ação da mangiferina, as folhas de manga protegem a articulação dos dedos, do joelho e da coluna vertebral.
  5. Controla o Diabetes e a Hipercolesterolemia: Não possui carboidratos nem açúcar e não tem quantidade significativa de gordura.

Chá de folha de manga: Perguntas Frequentes

Chá de folha de manga traz algum efeito colateral?

Não existem relatos de efeitos colaterais graves após a ingestão de chá de folha de manga, afinal a manga é uma fruta.

Quem tem gordura no fígado pode tomar chá de folha de manga?

Alguns estudos sugerem que o chá de folha de manga contribui para melhorar a absorção de gorduras e diminuir o acúmulo de gordura no fígado, contudo, é necessário estudos em humanos para comprovar essa informação.

.

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Renato Fernandes da Silva

Renato Fernandes da Silva

CRN9 22289

Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica, Metabolismo, Terapia e Prática Nutricional.

Atua como nutricionista clínico a 3 anos e meio em consultório particular, na cidade de São Lourenço, sul de Minas Gerais.

Paralelo a sua profissão principal, é produtor de conteúdo para sites e blogs especializados em saúde, medicina e nutrição onde já presta serviços como redator e copywriter a 1 ano.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Remédio para dor na coluna: Conheça os mais potentes

Meloxicam serve para Dor na Coluna?

O meloxicam é um medicamento anti-inflamatório não esteroide (AINES) comumente utilizado para o tratamento de condições reumatológicas e osteoarticulares. Muitos pacientes que fazem uso do

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail