Vitacid (Tretinoina) para Acne

vitacid

A ACNE é uma doença inflamatória crônica de pele capaz de responder à ameaça de infecção como um órgão imunocompetente.

Existem vários fatores combinados que preparam o cenário para o desenvolvimento da acne e para uma resposta inflamatória localizada, que são: o entupimento dos poros foliculares por queratinócitos descamados e outros detritos, a formação de comedões, a produção excessiva de sebo (óleo), proliferação excessiva de Propionibacterium acnes e infiltração de leucócitos.

Indicações do uso de Vitacid (Tretinoína)

O medicamento Vitacid costuma ser indicado para uso tópico, em adultos e pacientes acima de 12 anos. É prescrito para o tratamento da acne vulgar, principalmente acne leve ou de grau I, onde predominam os cravos e espinhas, em forma de pápulas e pústulas. No entanto, também é indicado para tratar linhas de expressão e manchas na pele facial provocadas por fotoenvelhecimento.

O Vitacid possui tretinoína em sua composição, uma substância da vitamina A, que ajuda a regular o crescimento e a diferenciação de células epiteliais, além de possuir efeitos anti-inflamatórios.

Eficácia da Tretinoína

A eficácia da tretinoína como medicamento para acne se deve à sua capacidade de modificar a formação folicular anormal decorrente da queratinização excessiva das células epiteliais. É um importante comedolítico, possuindo um papel central na terapia da acne por ajudar a  reduzir as lesões visíveis e inibir o desenvolvimento de microcomedões e novas lesões de acne.

Esse componente age normalizando a descamação, reduzindo a proliferação de queratinócitos e promovendo a diferenciação. Além disso, bloqueia várias vias inflamatórias que são ativadas na acne, como os receptores Toll-like, a migração de leucócitos e a via AP-1. O bloqueio dessas vias reduz a liberação de citocinas inflamatórias e óxido nítrico, o que ajuda a inibir a inflamação celular.

vitacid acne

Estudos já comprovaram que a tretinoína também atua em lesões secundárias da acne, incluindo cicatrizes e pigmentação. Por exemplo, em casos de hiperpigmentação, a tretinoína ajuda a clarear as lesões hiperpigmentadas, inibindo a transferência de melanossomas para os queratinócitos e reduzindo a pigmentação epidérmica ao acelerar a renovação epidérmica.

Como o medicamento Vitacid deve ser utilizado?

O Vitacid deve ser aplicado somente sobre a pele, nunca por via oral. Antes da aplicação, é importante lavar e secar cuidadosamente as áreas afetadas à noite, preferencialmente antes de dormir.

O paciente deve aplicar uma camada fina do medicamento, massageando levemente em movimentos circulares. Ao acordar de manhã, é necessário lavar suavemente as áreas nas quais se aplicou o produto, secar com uma toalha limpa, mas sem esfregar.

Quando a Tretinoína começa a fazer efeito?

A ação terapêutica do medicamento começa a ser observada a partir da segunda ou terceira semana de tratamento, tornando-se mais evidente a partir da quinta semana. Mesmo depois de obter resultados satisfatórios, é necessário continuar o tratamento com aplicações menos frequentes. 

Por quanto tempo devo aplicar?

A periodicidade das aplicações deve ser definida apenas pelo médico, pois pode variar de acordo com o paciente, dependendo da tolerância de cada tipo de pele. Não se deve usar o produto excessivamente, mas apenas uma pequena quantidade em cada aplicação.

A aplicação em excesso não irá garantir efeitos mais rápidos e eficazes. Na verdade, poderá causar irritação na pele, provocando desconforto, vermelhidão e até descamação. Se isso acontecer, é recomendado usar um hidratante conforme for necessário, utilizar o Vitacid com menos frequência ou então suspender o tratamento por alguns dias.

Outras medidas para tratamento de acne

Ter uma boa higiene é importante durante o tratamento. As mãos devem ser lavadas antes e após a aplicação. Além disso, não se deve usar o produto em regiões da pele que estejam irritadas, como arranhões, cortes ou queimaduras de sol.

Deve-se seguir todas as orientações do médico, respeitando os horários, as doses e a duração do tratamento. Evite interromper o tratamento para acne com esse medicamento sem o conhecimento do seu médico.

Embora a tretinoína possa ser a única prescrição em um plano de tratamento para acne, os dermatologistas podem combiná-la com outros medicamentos tópicos ou orais para aumentar a eficácia do tratamento. Alguns desses produtos tópicos incluem aqueles com propriedades antimicrobianas, como peróxido de benzoíla e dapsona. O ácido azelaico e o ácido salicílico também podem ser usados em combinação com o Vitacid.

Contraindicações e cuidados ao usar Vitacid

O Vitacid em gel não pode ser usado por pacientes que são alérgicos à tretinoína ou aos outros componentes da fórmula. É contraindicado também para gestantes e lactantes sem orientação médica.

Antes de iniciar o tratamento para acne com Vitacid, o médico geralmente procura saber algumas informações, como por exemplo, se o paciente tem histórico familiar de câncer de pele, pois em caso positivo, haverá um risco maior em apresentar queimadura solar ao fazer tratamento com o produto.

vitacid

O medicamento poderá causar irritação em casos de eczema ou dermatite, rosácea ou dermatite perioral. Deve-se manter o Vitacid longe de áreas como lábios, boca, olhos ou dentro do nariz. 

Não se deve fazer tratamento com Vitacid se tiver realizado recentemente tratamentos cosméticos, como depilação, peeling, dermoabrasão ou tratamento a laser na pele. É necessário também evitar a exposição a lâmpadas de luz ultravioleta, que são comuns em câmaras de bronzeamento.

Geralmente, a maioria dos pacientes manifesta alguma vermelhidão e descamação na pele nas primeiras semanas de tratamento. No entanto, se a pele ficar irritada, pode-se usar algum hidratante ou reduzir a frequência da aplicação do produto. Durante o tratamento, não se pode usar produtos de pele que contenham álcool, temperos ou limão, pois irritam ainda mais a pele se combinados com o Vitacid.

Importância do tratamento de acne

É importante que o médico encoraje os pacientes a otimizar suas práticas de cuidados com a pele, para se beneficiarem ao receber recomendações para produtos de limpeza e hidratação apropriadas. Adotar um bom cuidado da pele ajuda a preparar o estrato córneo para terapias tópicas de várias maneiras, desde a redução da irritação da pele e melhora da hidratação, como também a manutenção do equilíbrio correto do pH.

Por isso, converse com seu médico dermatologista e tire todas as suas dúvidas ao iniciar o tratamento para acne, garantindo assim resultados seguros e eficazes.

Referências:

LEYDEN, J. et al. Why Topical Retinoids Are Mainstay of Therapy for Acne. Dermatology and Therapy, v. 7, n. 3, p. 293-304. 2017.

LUKAS, E. Your Complete Guide to Using Tretinoin for Acne. InStyle. 2022. Disponível em: https://www.instyle.com/beauty/skin/tretinoin-for-acne

SCHMIDT, N.; GANS, E. H. Tretinoin: A Review of Its Anti-inflammatory Properties in the Treatment of Acne. The Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology, v. 4, n. 11, p. 22-29. 2011.

VITACID: gel. [Bula]. São Paulo: Theraskin Farmacêutica LTDA, 2015.

YOHAM, A. L.; CASADESUS, D. Tretinoin. National Library of Medicine. StatPearls. Última atualização: 27 mar. 2022.

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Juliana Toma

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail