Tratamento para furúnculo: conheça os mais comuns

Tratamento para furúnculo

A pele é o maior órgão do nosso corpo, e isso também a torna um dos órgãos mais difíceis de cuidar. Ela é bastante heterogênea, com diferentes regiões apresentando diferentes texturas, espessuras, quantidades de pelos, assim como oleosidade.

Consequentemente, diferentes regiões da pele requerem diferentes cuidados e diferentes níveis de atenção. Parte da pele é lavável com sabonete, outra somente com xampu. Parte tem os pelos removidos com frequência, outra parte não. Entre outros exemplos.

Além disso, sendo ainda uma parte do corpo, ela também está sujeita às variações e condições sistêmicas do mesmo. Portanto, cuidar da pele significa também cuidar do corpo como um todo e mantê-lo saudável.

Por isso, quando ocorre uma queda na imunidade corporal, a pele também é afetada, o que pode resultar em maior facilidade de desenvolver certos problemas e condições.

O furúnculo é uma delas. Ele tende a aparecer em regiões da pele que lidam frequentemente com a umidade e o atrito, apresentando maiores chances de aparecer quando a imunidade está baixa.

Essa inflamação geralmente não resulta em complicações, mas é importante ficar atento para que não evolua. Além disso, tende a ser muito incômoda, visto que causa dor e libera pus. Portanto, saber tratá-lo quando aparece contribui para aumentar a qualidade de vida.

Continue a leitura e saiba mais sobre o Tratamento para furúnculo.

Métodos de tratamento para furúnculo

O furúnculo é um tipo específico de foliculite. A foliculite é uma inflamação do folículo piloso, a parte do pelo que se mantém envolta pela derme, a camada intermediária da pele. Mais especificamente, o furúnculo é um tipo de foliculite profunda, o que significa que se forma e atinge predominantemente a parte inferior do folículo piloso, próxima à raiz do pelo.

Devido a essa característica, o furúnculo ocorre somente em regiões onde há pelos, não ocorrendo, por exemplo, na palma da mão ou na planta do pé.

O furúnculo em si é uma bolha de pus que se forma nessa região inferior do folículo piloso. É uma bolha inflamada e de grandes proporções, o que a torna dolorida. Devido a essa característica, é considerado um tipo de abscesso. Não é, porém, o único tipo de abscesso que atinge a pele, sendo menores e menos profundos do que o abscesso subcutâneo, por exemplo.

O agente causador do furúnculo é a bactéria Staphylococcus aureus. Essa é uma bactéria comum em nossa pele, estando sempre presente nela. Porém, em determinadas condições, pode se multiplicar mais do que o usual, o que pode ocasionar a formação do furúnculo, caso infecte a região inferior do folículo piloso.

O furúnculo pode se formar em qualquer pessoa, saudável ou não, mas é mais comum em pessoas que apresentem o sistema imunológico debilitado. Geralmente não causa complicações, sendo possível se recuperar da infecção naturalmente. Em alguns casos, porém, pode demorar a melhorar ou a infecção pode se espalhar, sendo necessária alguma forma de intervenção médica.

Recuperação natural

Na maioria dos casos, a inflamação se resolve espontaneamente em até duas semanas. É possível, porém, utilizar alguns métodos caseiros para acelerar esse processo e amenizar os sintomas. É importante frisar, porém, que o furúnculo nunca deve ser espremido, visto que isso pode agravar a infecção bacteriana.

A principal forma de tratamento para furúnculo nesse caso consiste no uso de compressas mornas. Estudos já demonstraram que essa combinação de calor e umidade contribui para acelerar a drenagem natural do pus contido no furúnculo, acelerando a recuperação.

Portanto, pode-se manter compressas mornas sobre o local afetado até que a inflamação melhore. Para manter o efeito, deve-se trocar as compressas sempre que a temperatura se igualar à do corpo. Isso deve ser feito ao longo de todo o dia.

O uso de água com sal nas compressas, ao invés de somente água, também pode contribuir para acelerar essa drenagem.

Outra ação que pode contribuir é manter o local limpo. Sendo resultante de uma infecção bacteriana, a limpeza com água e sabão antisséptico contribui para controlar a proliferação das bactérias, ainda que somente na superfície. Para melhores resultados, deve-se também utilizar toalhas descartáveis para secar o local, o que também ajuda a evitar essa proliferação.

Contudo, enquanto a inflamação se mantiver, deve-se evitar o uso de métodos abrasivos para a limpeza do local, como buchas e esponjas. A abrasão pode contribuir para aumentar a inflamação e a dor, e também pode ocasionar o rompimento e drenagem precoce do abscesso, o que aumenta a propensão a infecções bacterianas mais extensas.

Também deve-se evitar coçar o local em que a lesão está presente. Além disso contribuir para intensificar a inflamação e a dor, o ato de coçar o local também pode ajudar a proliferar as bactérias e, portanto, aumentar a quantidade de locais que apresentam a inflamação.

Esse tipo de tratamento caseiro somente se mostra efetivo para os casos mais simples, em que o furúnculo é relativamente pequeno, consiste de uma única bolha e dura até duas semanas. Caso não se encaixe nesses requisitos, é necessário algum tipo de intervenção médica.

Drenagem

A drenagem forçada do furúnculo é indicada nos casos em que o mesmo demora muito para se drenar naturalmente, quando seu crescimento não cessa, quando se espalha para folículos vizinhos e quando se desenvolve em regiões do corpo mais propensas a resultar em complicações, como no rosto e próximo à coluna.

A drenagem consiste na realização de uma pequena incisão na superfície da região inflamada, seguida pela remoção do pus contido no interior.

Essa abordagem se diferencia do ato de espremer o abscesso por ser feita de forma controlada, visando minimizar os danos à pele, e por ser feita em um ambiente estéril e com a pele devidamente higienizada, minimizando as chances de ocorrerem infecções oportunistas.

Intervenções cirúrgicas sempre apresentam o risco de complicações, por isso, esse método é recomendado apenas para o caso do problema não se resolver espontaneamente.

Antibióticos

Em caso de infecções mais extensas, especialmente quando o paciente é imunocomprometido, o uso de antibióticos pode ser receitado, e pode o ser em conjunto com a drenagem também. A ocorrência de febre e mal estar são os principais sinais de que a infecção está se espalhando pelo corpo.

A principal questão é a ocorrência do abscesso na face, o que permite que a infecção se espalhe para o cérebro, e próximo à coluna, o que facilita que se estenda para a medula espinhal, tornando-a potencialmente. Em pessoas com risco de endocardite, existe também a possibilidade dela se espalhar para o coração.

O objetivo do tratamento para furúnculo com antibióticos é combater a bactéria Staphylococcus aureus, prejudicando sua capacidade de se multiplicar e eliminando-a do corpo, pelo menos enquanto a inflamação ainda se mantém. Dessa forma, é mais fácil para o corpo eliminar os abscessos.

O tratamento acaba sendo relativamente complicado, visto que exige o uso de múltiplos antibióticos em conjunto para ser efetivo. Como a bactéria envolvida é muito comum e sempre presente na pele, existem linhagens que apresentam resistência a antibióticos, em especial à meticilina.

Como consequência, especialmente no caso de pessoas imunocomprometidas, para um tratamento efetivo é comum que seja receitado o uso de três antibióticos concomitantemente por alguns dias.

Para melhor definição do tipo de tratamento com antibióticos a ser realizado, pode ser realizado um antibiograma sobre uma cultura das bactérias envolvidas.

O tratamento para furúnculo com antibióticos costuma ser suficiente para o tratamento do episódio. Porém, é comum que os furúnculos apareçam novamente após a recuperação, portanto, é preciso ficar atento à ocorrência de possíveis outros casos graves da condição.

Sobre o furúnculo

Foliculite é a nomenclatura dada a todo tipo de inflamação que ocorre no folículo piloso. Ela pode apresentar diversas causas.

A causa mais simples é a ocorrência de um pelo encravado. Isso é mais comum na barba, sendo resultado do barbeamento, e facilmente tratável e prevenível.

A foliculite pode também ser causada por bactérias e fungos, sendo a Staphylococcus aureus apenas uma das espécies de agentes infecciosos que podem estar envolvidos.

Independente do agente infeccioso, se trata de foliculite sempre que a infecção atinge o folículo piloso. Alguns desses mesmos agentes podem infectar regiões próximas também, como as glândulas sebáceas. O Staphylococcus aureus é um dos principais agentes a realizar isso, o que ocasiona a acne.

A foliculite também apresenta duas subdivisões: foliculite superficial e foliculite profunda. A superficial é a mais branda e mais fácil de tratar, enquanto a profunda é a que apresenta maiores riscos. Os agentes infecciosos envolvidos geralmente podem causar ambos os tipos de infecção.

O termo “furúnculo” é normalmente usado para se referir a uma foliculite profunda que causa um abscesso solitário e doloroso.

Quando múltiplos abscessos próximos são formados e conectados de forma subcutânea, normalmente utiliza-se o termo “carbúnculo” ou “antraz”, porém, o agente infeccioso envolvido é o mesmo, e ele é considerado um caso mais grave do furúnculo.

Leia também: Tratamento para foliculite: saiba como funciona

Prevenção

O furúnculo tende a reincidir, portanto, para evitar a possibilidade de complicações e a realização de tratamentos médicos repetidamente, especialmente no caso de pessoas imunocomprometidas, é importante adotar alguns métodos visando a prevenção de sua ocorrência.

Esses métodos não garantem que os furúnculos deixarão de ocorrer, porém, contribuem para diminuir a frequência com que aparecem.

Os principais métodos de prevenção consistem em evitar a formação de um local propício para a proliferação das bactérias envolvidas. Isso significa, por exemplo, a adoção de hábitos de higiene mais rigorosos.

Deve-se ter cuidado para lavar bem os locais que costumam desenvolver furúnculos com maior frequência, preferencialmente sem o uso de métodos abrasivos. Se necessário, especialmente se recomendado pelo médico que realiza o acompanhamento, utilizar sabonete antisséptico para garantir melhor limpeza antibacteriana.

Outro hábito importante é o de lavar bem as mãos e lavá-las com frequência. Embora os furúnculos não consigam se desenvolver nas palmas das mãos, as bactérias podem ser transmitidas através delas, e também podem encontrar nelas um local propício para se desenvolverem e se multiplicarem.

Deve-se também realizar a troca regular dos tecidos com que interage com frequência. Isso inclui as roupas, especialmente as íntimas, toalhas e roupas de cama. As bactérias também podem se desenvolver nesses ambientes, facilitando a infecção por parte delas posteriormente.

É necessário também buscar manter a saúde da pele. Os principais focos de infecção são locais em que a pele está sensibilizada ou danificada, ainda que os danos não estejam visíveis.

A principal forma de evitar isso é pelo uso de roupas menos justas. Roupas mais justas incentivam a produção de suor e causam atrito na pele durante a movimentação, o que contribui para causar pequenos danos na pele.

Locais em que a pele está mais seca também são mais propícios a infecções. Nessas regiões, a pele é mais sensível e frágil, o que facilita sua danificação também. Portanto, a aplicação de hidratantes na pele também contribui para evitar a formação de furúnculos.

Seguindo essas recomendações, assim como outras orientações que podem ser dadas pelo médico, é possível reduzir a frequência com que os furúnculos se formam, tornando-os mais suportáveis.

Em casos mais extremos, é possível também impedir a ocorrência da infecção em determinado local através da remoção permanente do folículo piloso. Isso pode ser feito através dos métodos usuais de depilação permanente, como depilação a laser, mas deve ser feito com a pele saudável. Deve-se também discutir essa possibilidade com seu médico antes de optar por ela.

Conclusão

O furúnculo é uma inflamação que geralmente apresenta baixa gravidade e não tende a causar complicações graves. É causado por uma bactéria específica, Staphylococcus aureus, e causa considerável incômodo enquanto está presente, visto que a inflamação é dolorosa.

Se trata de um tipo de foliculite, isto é, inflamação do folículo piloso, parte do pelo que se encontra escondida pela derme. Portanto, ocorre apenas em regiões que apresentam pelo. A recuperação costuma ser espontânea, com o pus presente no abscesso sendo naturalmente drenado em até duas semanas.

Em pessoas que apresentam comprometimento do sistema imunológico, porém, o comportamento do furúnculo tende a ser diferente. Ele pode aparecer com maior frequência, demorar mais para se drenar, apresentar maior extensão, e a infecção pode se espalhar pelo corpo.

Nesses casos, é necessária intervenção médica para garantir uma melhor recuperação da infecção. Pode ser necessária a drenagem cirúrgica do pus, assim como o uso de antibióticos.

Métodos preventivos devem ser adotados para minimizar as chances de ocorrência dos furúnculos. Dessa forma, diminui-se os riscos, há menor necessidade de tratamento e aumento da qualidade de vida.

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Juliana Toma

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail