Tratamento de Melasma Com Laser

O melasma é uma doença de pele comum relacionada a pigmentação. Geralmente é distribuída de forma simétrica na face de mulheres jovens e de meia-idade.

Sua causa específica não é clara, no entanto, altos níveis de estrogênio no sangue podem ser um fator contribuinte primário.

O melasma está associada à gravidez, uso prolongado de contraceptivos orais e distúrbios menstruais. Isto muitas vezes aparece junto com doenças do sistema reprodutor feminino, tuberculose, câncer, intoxicação crônica por álcool ou doença hepática.

Também pode ser causada pela exposição ao sol. Homens representam cerca de 10% dos casos de melasma, e alguns estudos relacionam a doença a genética.


Classificação do Melasma

De acordo com a irradiação da lâmpada de Wood e o exame histológico da pele, o melasma pode ser classificado em três tipos: epidérmico, dérmico e misto.

Estudos epidemiológicos relataram que o melasma pode ocorrer em todas as raças, mas a incidência é alta entre as populações de pele escura na Ásia e na África.

A taxa de incidência é de 1% na população geral e 9-50% na população de alto risco.


Possibilidades de tratamento de melasma

Atualmente, a maioria dos tratamentos de melasma envolve medicamentos externos locais, quimioterapia, terapia fotoelétrica e prevenção.

Costuma-se usar a hidroquinona como a primeira linha de tratamento para o melasma. A hidroquinona está disponível como loção, creme ou gel. Ele funciona clareando a cor das manchas da pele. Uma pessoa pode aplicar o produto de hidroquinona diretamente nas manchas de pele descoloridas ou irregulares.


Laser para melasma

O tratamento a laser é procurado em casos de melasma resistente ao tratamento. Se este for o caso, existem vários lasers diferentes para melasma. Estes incluem luz intensa pulsada (IPL), lasers Q-switched, lasers de picosegundo ou pico e lasers de recapeamento fracionado.

Picosure é um laser também é eficaz no tratamento de manchas solares, linhas finas e tom e textura de pele irregulares.

Este procedimento usa pulsos de laser ultracurtos, cada um com duração de um trilionésimo de segundo, para atingir as subcamadas da pele para criar cavidades minúsculas na área alvo e preparar o terreno para a regeneração da pele.

Um dos procedimentos mais populares, pois opera no comprimento de onda de 755nm, que tem uma melhor absorção quando se trata de pigmentos. É relativamente confortável e proporciona resultados sem danificar as camadas superficiais da pele. É eficaz no tratamento de pigmentações no rosto, peito, costas, mãos e pernas.

O laser não danifica tecidos normais; tem efeito rápido e não deixa cicatrizes, e tem sido gradativamente aceito como tratamento de rotina para melasma.

Os lasers podem ser usados em pacientes selecionados com melasma resistente após aconselhamento completo e preferencialmente após a realização de tratamentos de teste.

O laser Nd-YAG de baixa fluência Q-switched (LFQS) é uma opção para casos refratários de melasma, principalmente em indivíduos com tons de pele mais escuros.


Quantas sessões de laser são necessárias?

Você deve perceber alguma melhora após a primeira sessão, mas três a quatro sessões espaçadas de cerca de 30 dias produzirão os melhores resultados.

Resultados completos podem surgir após 3 a 6 meses.

Em alguns casos, tratamentos adjuvantes podem ser necessários, porque às vezes o melasma desaparece dias após a terapia a laser, mas retorna em cerca de 3 meses sem prevenção.


Qual é o tempo de recuperação após o tratamento com laser?

Não há tempo de inatividade após um tratamento a laser. A maioria dos pacientes retoma sua rotina normal assim que saem do consultório.

Ao longo da semana seguinte, haverá mudanças na pigmentação à medida que a pele começa a descascar.

Evite produtos agressivos nas áreas tratadas e use um limpador e hidratante suave. Evite cutucar a pele, pois isso irritará a pele e prolongará o processo de cicatrização.


Estudos com laser para melasma

Até o momento, não existem meta-análises de tratamento a laser para melasma. Nos últimos anos, novos ensaios clínicos randomizados de tratamento com laser de melasma foram realizados.

Portanto, uma meta-análise é necessária para explorar ainda mais sua eficácia e segurança.

Em uma meta-análise foram incluídos artigos que atendiam aos seguintes critérios de pesquisa: tratavam do tema da associação entre laser e terapia composta a laser; eram ensaios controlados randomizados; os estudos foram restritos à língua inglesa. Os seguintes resultados foram encontrados:

A área do ponto da doença e o índice de gravidade para o tratamento com laser e terapia composta a laser para melasma foram menores que a linha de base.

Quando comparado à terapia medicamentosa isolada, as diferenças não foram estatisticamente significantes.

Esses resultados diferentes mostraram que o laser e a terapia a laser composta melhorou a área do melasma e o índice de gravidade, e foram superiores a ambas as drogas e o grupo controle.

Os efeitos colaterais comuns foram eritema, sensação de queimação, dor e hiperpigmentação. No grupo laser, a incidência de eritema e sensação de queimação foi 25%; a dor foi de 11%; hiperpigmentação foi de 4,2%.

No grupo das drogas, o eritema foi de 8%; sensação de queimação foi de 7%; a dor foi de 1,4%; hiperpigmentação foi de 7%. Para reduzir a incidência de eventos adversos associados à terapia a laser, um estudo usou lasers em quatro intervalos semanais.

Outro estudo utilizou lasers em três intervalos semanais. Dois estudos usaram lasers em um intervalo semanal, e os cinco estudos restantes os usaram em dois intervalos semanais.

Os estudos acima mostram que o tratamento a laser em intervalos de uma ou duas semanas pode maximizar efeitos do tratamento e reduzir a incidência de eventos adversos.

A curto prazo, laser e laser terapia combinada pode melhorar a área e o índice de gravidade do melasma mais rapidamente e eficiente do que o tratamento medicamentoso sozinho.

Além disso, as reações adversas geradas após a aplicação de laser de curto prazo normalmente desaparecem espontaneamente dentro de 1-3 dias, sem tratamento.

melasma D

O melasma é uma das anormalidades de pigmentação da pele mais comuns observadas por dermatologistas.

Afeta a aparência física dos pacientes, pode causar pressão psicológica e afetar o trabalho e vida diária. Atualmente, não existem tratamentos medicamentosos seguros e eficazes ou diretrizes de laser.

Os tratamentos que foram relatados como eficazes incluem tratamentos sistemáticos e tópicos como ácido tranexâmico e creme de tretinoína, decapagem química, acupuntura, bem como terapia de fótons e laser. Drogas sistêmicas e externas geralmente têm efeitos lentos.

Isso pode inibem a adesão do paciente a longo prazo. A terapia a laser é direcionada e eficaz na remoção de manchas. O laser emitido pelo tratamento instrumento pode penetrar na pele danificada, entrar na área danificada e tratar o pigmento.


O melasma pode ser tratado por irradiação sob forte luz laser.

Um estudo avaliou a eficácia da terapia combinada a laser no melasma.

Os pacientes foram aleatoriamente designados para IPL (luz pulsada intensa) em uma bochecha e IPL + LFQS na outra. Os resultados mostraram que após cinco semanas, a terapia de combinação a laser foi superior à terapia a laser sozinho. Ambos causaram dor pungente, eritema recorrente e leve.

As pontuações do mMASI (índice de gravidade e área modificada do melasma) diminuíram após o último tratamento, mas melhorou após cinco semanas de tratamento.

Um estudo mostrou que a taxa de sucesso da terapia de combinação de laser para melasma foi 93,8%. Um estudo randomizado de divisão de rosto mostrou que a pontuação mMASI melhorou 75,9% após tratamento combinado a laser para cloasma.

No entanto, após três meses de tratamento, a taxa de recorrência foi de 100%.

Existem várias limitações potenciais para a meta-análise.

Uma é que os pacientes com melasma incluídos em no estudo tinham diferentes tipos e gravidades da doença. Outra limitação potencial é que o número de estudos incluídos para esta meta-análise foi insuficiente, levando a poder estatístico insuficiente.

Dadas as limitações do artigo atual, mais ensaios clínicos randomizados são necessários para confirmar a eficácia e segurança da terapia de combinação de laser e laser tratamento do melasma.

Em conclusão, a laserterapia, como terapia complementar inovadora, pode melhorar a sintomas de pacientes com melasma. Recomendamos o uso de curto prazo (3-6 semanas) de laser e terapia combinada a laser no tratamento do melasma.

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Juliana Toma

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail