Tendinite da Patela (Tendinopatia patelar)

dor na patela condromalacia

O joelho do saltador, também conhecido como tendinite patelar, é uma condição caracterizada pela inflamação do tendão patelar.

O tendão patelar é um tecido ligamentar que une a patela (rótula) à tíbia.

Normalmente, a tendinite patelar ocorre quando o tendão fica inflamado devido a corridas ou saltos repetitivos. Geralmente, vemos essa condição em esportes como basquete, vôlei, corrida e futebol.

Pouca flexibilidade do quadríceps (músculos da coxa), isquiotibiais e variações no tipo de perna e pé (joelhos tortos, pernas arqueadas, pés chatos etc.) podem contribuir para carga extra no tendão e desenvolvimento do joelho do saltador.


Anatomia do joelho

Anatomia do Joelho
Anatomia do Joelho

O tendão da patela está localizado logo abaixo da patela (rótula). Tem anexos da patela e a tuberosidade tibial na tíbia (osso da canela). O papel do tendão patelar é transferir a força dos músculos do quadríceps, muito parecido com uma corda em torno de uma polia, quando o joelho se endireita.

Seu quadríceps é ainda mais importante quando controla o seu joelho quando você se curva a partir de uma posição em linha reta, por exemplo quando desce a escada, aterrisa.

Seus músculos do quadríceps são fortemente envolvidos na maioria dos esportes, especialmente aqueles que envolvem saltar, correr e chutar.


Por que é conhecido como joelho do saltador?

dor nos joelhos patela

O maior nível de estresse através do tendão patelar é durante as atividades de salto e aterrisagem. Durante o salto, os músculos do quadríceps realizam uma contração explosiva, que endireita o joelho e o empurra para o ar. Ao pousar, o músculo do quadríceps ajuda a absorver a força de aterrisagem, permitindo uma pequena quantidade de flexão do joelho controlada.

Salto excessivo ou aterragem distende o tendão patelar. No início, o dano pode ser menor e não causar qualquer problema. No entanto, se o tendão é repetidamente tensionado, as lesões podem exceder o índice de reparo.

O dano vai progressivamente tornando-se pior e causando dor e disfunção. O resultado é uma tendinopatia patelar (lesão no tendão).


Quem geralmente sofre de Tendinite Patelar

A Tendinite patelar normalmente afeta atletas envolvidos em esportes como basquete, voleibol, futebol, atletismo (corrida, altura e salto em distância), ténis, dança, ginástica e esqui.

Em pessoas mais velhas a principal causa de tendinopatia patelar é o resultado da degeneração que produz pequenos danos repetitivos ao longo do tempo.

Além disso, alguns pacientes desenvolvem tendinite patelar ao não deixarem que uma lesão aguda no tendão se cure adequadamente.

Esse tipo de tendinite patelar traumática é muito menos comum do que as síndromes de uso excessivo.


Sinais e sintomas da Tendinite Patelar

dor na patela condromalacia

Dor anterior no joelho sobre o tendão patelar

Dor agravada com salto, pouso e atividades de corrida, por vezes ao ficar sentado por muito tempo.

O início da dor é geralmente progressivo e normalmente está relacionado com um aumento na atividade esportiva.

Sensibilidade localizada sobre o tendão patelar

Muitas vezes, o tendão pode parecer muito duro na primeira parte da manhã.

O tendão afetado pode aparecer mais espesso em comparação com o lado não afetado.


Normalmente, lesões do tendão ocorrem em três áreas:

  • Junção músculotendionosa  (onde se junta o tendão do músculo)
  • Porção medial do tendão (tendinopatia não-insercional)
  • Inserção do tendão (por exemplo, no osso)

Tendinopatias não insercionais tendem a ser causadas por micro traumas cumulativos de repetitiva sobrecarga, treino em excesso por exemplo.


O que é lesão no tendão

Os tendões são fibras duras que ligam os músculos aos ossos. A maioria das lesões do tendão ocorrem perto das articulações como ombro, cotovelo, joelho e tornozelo.

Uma lesão no tendão pode acontecer de repente, mas geralmente é o resultado de uma sobrecarga repetitiva no tendão. Os profissionais de saúde podem usar termos diferentes para descrever uma lesão no tendão. Você pode ouvir:

Tendinite (ou tendinose): Isto significa, na verdade, inflamação do tendão.  Apesar disso, a inflamação é na realidade apenas uma causa muito rara de dor no tendão. No entanto, muitos médicos ainda podem usar o termo tendinite por hábito.

A forma mais comum da tendinopatia é tendinose. Tendinose é uma doença não-inflamatória degenerativa caracterizada pela degeneração do colágeno no tendão devido a sobrecarga repetitiva. Estas tendinopatias, portanto, não respondem bem aos tratamentos anti-inflamatórios e são melhores tratadas com a reabilitação funcional.

Os melhores resultados ocorrem com um diagnóstico e intervenção no início da doença.


O que causa a lesão no tendão?

dor na patela

A maioria das lesões do tendão são resultado de desgaste gradual, de uso excessivo ou envelhecimento. Qualquer um pode ter uma lesão no tendão, mas as pessoas que fazem os mesmos movimentos repetidas vezes em seus trabalhos, esportes ou atividades diárias são mais propensos a danificar um tendão.

Os tendões são projetados para suportar uma carga alta e repetitiva, no entanto, às vezes quando a carga a ser aplicada ao tendão é muito grande para o tendão suportar, o tendão começa a se distender.

Quando os tendões ficam estressados eles sustentam pequenas micro rupturas, o que aumenta os químicos inflamatórios e o inchaço, e podem se curar rapidamente se forem tratadas de forma adequada.

No entanto, se uma sobrecarga é continuamente aplicada ao tendão, estas lesões podem exceder a taxa de cura. O dano vai progressivamente tornando-se pior, causando dor e disfunção. O resultado é uma tendinopatia ou tendinose.

A opinião recorrente dos pesquisadores é que micro traumas cumulativos associados com alta resistência e forças de compressão geradas durante o esporte ou uma atividade provocam uma tendinopatia. 

Micro traumas acumulativos parecem exceder a capacidade do tendão de se curar e remodelar.


O que causa a Tendinite Patelar

dor femoropatelar

Existem diversos fatores que podem contribuir para o desenvolvimento de uma tendinite patelar, eles incluem:

Erros no treino:  Rápido aumento na quantidade de treinamento

Aumento súbito na intensidade de treinamento

Jogar / treinar em superfícies rígidas

Flexibilidade ruim: quadríceps e músculos isquiotibiais apertados

Biomecânica do membro inferior baixa:  Isso pode incluir uma má postura do pé, joelho ou controle de quadril ruins. Seu fisioterapeuta pode avaliar e tratar estas questões.


Quais são os sintomas da tendinopatia?

• Tendinopatia normalmente provoca dor, rigidez e perda de força na área afetada.

• A dor pode piorar quando você usa o tendão.

• Você pode ter mais dor e rigidez durante a noite ou quando você se levantar de manhã.

• A área pode ficar sensível, vermelha, quente ou inchada se houver inflamação.

• Você pode perceber um som ou sensação de estalo quando usar o tendão.

Os sintomas da lesão no tendão podem ser bem parecidos com os da bursite.


Fases da Tendinopatia

A incapacidade de o tendão de se adaptar à carga de forma suficientemente rápida faz com que ele passe por quatro fases do processo de lesão.  Embora seja saudável para a adaptação do tecido normal durante a primeira fase, a progressão pode levar à morte celular no tendão e subsequente ruptura do tendão.

1. Tendinopatia reativa :

•Fase normal de adaptação do tecido

• Prognóstico: Excelente. Recuperação normal!

2. Desreparo do tendão

• Taxa de lesão > taxa de cura

 • Prognóstico: Bom. O tecido está tentando se curar.

• É vital que você evite a deterioração e a progressão para a morte celular permanente (Fase 3).

3. Tendinopatia degenerativa

• ocorre a morte celular

• Prognóstico ruim – células do tendão estão desistindo!

4. Fissura ou ruptura do tendão

• ruptura do tecido catastrófica

• Perda de função.

• Prognóstico: muito ruim

A cirurgia é muitas vezes a única opção.


É muito importante ter a sua tendinopatia avaliada por um profissional para identificar qual é o estágio da lesão.

Identificar a sua fase de tendinopatia também é vital para gerir o seu tratamento de forma mais eficaz, uma vez que certas modalidades ou exercícios só devem ser aplicados ou realizados em específicas fases da cura do tendão.


Como é diagnosticada uma lesão no tendão?

Para diagnosticar uma lesão no tendão, o fisioterapeuta irá fazer perguntas sobre a sua saúde no passado, seus sintomas e regime de exercício.

Ele vai em seguida fazer um exame físico para confirmar o diagnóstico. Se os sintomas forem graves ou você não melhorar com o tratamento precoce, exames específicos de diagnóstico podem ser solicitados, como uma ecografia ou ressonância magnética.


Como é tratada a tendinopatia?

Na maioria dos casos, você pode começar o tratamento de uma lesão no tendão em casa. Para obter os melhores resultados, siga estes passos imediatamente:

• Descanse a área dolorosa e evite qualquer atividade que piore a dor.

• Aplique gelo ou compressas frias durante 20 minutos por uma hora, 2 vezes por hora, nas primeiras 72 horas. Mantenha o uso de gelo, enquanto ele ajudar.

• Faça exercícios de movimento suaves de alongamento para evitar a rigidez.

• Tenha a sua biomecânica avaliada por um fisioterapeuta.

• Realize um programa excêntrico de fortalecimento. Isso é vital!


Como a fisioterapia ajuda na tendinite Patelar?

fisioterapia dor na patela tendinopatia

Há um número de diferentes causas de dor anterior do joelho. Tendinopatia patelar é apenas uma das condições possíveis. O diagnóstico correto é vital, já que o tratamento pode variar significativamente.


Tratamento para a Tendinite Patelar comum

Nos estágios iniciais da doença, com seu fisioterapeuta atingindo a dor e a inflamação usando modalidades de eletroterapia, crioterapia (gelo), bandagens e uso de suportes para o arco.

Um repouso relativo é aconselhado para atividades que possam agravar a lesão nas fases iniciais. Seu corpo é o melhor guia para saber quando descansar o joelho ferido. Se uma atividade faz com que doa o joelho, então você deve evitar realizá-la. 

Repouso completo não é normalmente necessário. Se este for o caso, o fisioterapeuta poderá sugerir algumas ideias de exercícios alternativos que são de baixo ou nenhum impacto. Isto permitirá que você mantenha a sua forma cardiovascular e a força muscular sem causar dor em seu joelho.

O alongamento também pode ser iniciado no início de sua reabilitação com a instrução de seu fisioterapeuta para ajudar a melhorar a flexibilidade do corpo. Mesmo quando seus sintomas desaparecerem você deve incorporar um programa de alongamento em seu treinamento para evitar a recorrência.

Assim que a dor permitir, seu médico irá iniciar e progredir com você em um determinado programa de alongamento designado para melhorar a força dos seus quadríceps e do tendão patelar para responder a carga envolvida na sua atividade esportiva. A Tedinopatia responde melhor a um programa excêntrico de exercícios.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Marcus Yu Bin Pai

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail