Se você está em dúvida sobre qual o Whey Protein é o melhor para a sua dieta, então, está no lugar certo.
Quantas vezes você se viu perdido(a) em meio a tanta variedade de marcas, tipos, embalagens e preços? E a pergunta que fica é: qual vai dar mais resultado? Qual vai hipertrofiar mais? Certo?
SURPRESA!
Se eu te disser que em primeiro lugar o whey protein não é exclusivo para quem treina! Exatamente isso!
O whey protein pode e deve ser administrado como um nutriente essencial à dieta.
O que é Whey protein?
Algumas pessoas pensam que whey protein é a principal proteína do leite e isso é um erro bem comum, pois, a principal proteína do leite chama-se caseína, que por sua estrutura grande é um tanto quanto “indigesta” e inflamatória para o nosso intestino.
O whey protein é sim uma proteína obtida do soro do leite, de baixo peso molecular e, portanto, não faz mal ao intestino.
Superinteressante
Você sabia que o whey protein possui uma quantidade considerável de BCAA? O BCAA é uma importante proteína, presente nosso corpo, que auxilia na manutenção do bom funcionamento orgânico e que pode se traduzir em longevidade.
Além disso, o whey protein contém uma globulina chamada lactoferrina, que atua no sistema imunológico e protege você contra doenças virais.
Feitas essas observações superinteressantes, vamos continuar e responder o porquê você não deve comprar whey sem antes ver isso?
Ao chegar em uma loja nos deparamos com várias marcas, tipos… E nos perguntamos qual seria o melhor e as diferenças?
Existem basicamente 3 tipos de whey:
- Concentrado;
- Isolado;
- Hidrolisado.
Existe Whey Protein de diferentes marcas, porém, de boa qualidade e não sendo fraudado o torna suficiente para nos atender.
Diferenças entre Whey Protein Concentrado, Isolado e Hidrolisado
Esclarecendo a diferença entre eles:
WHEY PROTEIN CONCENTRADO
Ele é considerado a porta de entrada dos Whey Protein mais populares. Possui oitenta por cento (80%) de concentração de proteínas e presença de carboidratos.
Dentre eles, a lactose, que pode gerar intolerância ou se a pessoa já for intolerante, pode ser prejudicial. Então fique “ligado”!
Resumindo: o whey protein concentrado é excelente e tem alto valor biológico. Porém, possui carboidratos em um nível maior que os outros, dentre os carboidratos a lactose (dissacarídeo) presente no leite.
E pode conter traços de caseína em maior quantidade que os demais. Logo, pode ser mais indigesto em comparação aos outros e impróprio para intolerantes a lactose.
WHEY PROTEIN ISOLADO
Ele tem maior quantidade de proteínas que o concentrado, no mínimo noventa por cento (90%) e NÃO possui lactose.
Ou seja, menor quantidade de carboidrato, não causa problemas para intolerantes a lactose e as gorduras que já são poucas, tem ainda menos, tornando-as irrelevantes.
Uma observação muito importante é que o isolamento da proteína deve ser feito através do processo conhecido como cross-flow- método de isolar a proteína whey e que vai garantir que ela não desnature. Verifique na embalagem essa informação.
WHEY PROTEIN HIDROLISADO
Nada mais é do que um whey que passou por processo de pré-digestão. Sendo assim os aminoácidos que estavam em moléculas maiores, são quebrados em partículas menores, tudo fora do seu corpo e com isso o processo digestivo é muito mais rápido.
O principal aqui é a facilidade de absorção. O que difere esse whey- hidrolisado- de um isolado, não é exatamente o tanto de proteína absorvida e sim a velocidade de absorção.
Este whey é indicado principalmente para pessoas com problema de digestão de proteínas, como os idosos… E para os que fizeram cirurgia bariátrica.
Outras Variações
Existem ainda os blends- 2W, 3W e até 4W
• São a mistura de diferentes tipos de whey.
Para você saber qual o tipo em maior quantidade, verifique quem aparece em primeiro lugar na composição descrita no rótulo, porém, é muito importante lembrar que haverá a presença nessas variações da lactose, se tornando impróprio para intolerantes a esta molécula e para quem necessita de proteína em moléculas menores, também terão dificuldade em utilizar essas variações.
Dicas de Ouro
• O whey protein deve ser utilizado não só por quem pratica exercício, pois, seus benefícios nutricionais/funcionais são para todos, inclusive atuando contra a sarcopenia- condição associada a longevidade.
• Para quem pratica o exercício, a diferença na hora da escolha deve ser principalmente pelas questões: presença de lactose (intolerância), necessidade de auxílio para absorção (menor molécula). Fora isso, fica a critério a compra do tipo.
Pois, a quantidade de proteína a ser consumida será a mesma, a variação será na quantidade de produto, para se conseguir a quantidade proteica ideal. Em relação aos carboidratos e gorduras, muitos nutricionistas consideram irrelevante.
• Em relação ao blend- talvez seja contraproducente o seu uso, visto que ele possui um mix de whey e consequentemente lactose e macromoléculas.
• Procure sempre um profissional capacitado para a prescrição de suplementos e nutracêuticos, a fim de, não causar distúrbios e ter o resultado esperado do produto.