Porque a liberação miofascial doi?

mulher liberacao miofascial porque doi

liberação miofascial consiste em uma técnica preventiva de lesões e alívio de dores musculares. Pode ser dolorida por algumas horas após o procedimento.

A maioria das pessoas tem dores musculares de vez em quando. Mas a dor miofascial é um tipo de dor contínua ou duradoura que pode afetar o tecido conjuntivo, ou fáscia, de um grupo de músculos.

Com dor miofascial, existem áreas chamadas pontos-gatilho (nós de contratura muscular, agudos ou recorrentes). Os pontos-gatilho geralmente estão na fáscia ou em um músculo tenso[1]Barnes MF. The basic science of myofascial release: morphologic change in connective tissue. Journal of bodywork and movement therapies. 1997 Jul 1;1(4):231-8..

A liberação miofascial é um tratamento seguro e eficaz para equilibrar o corpo através do alongamento correto da fáscia. A fáscia é uma rede contínua de tecidos conjuntivos encontrados entre a pele e a estrutura dos músculos e ossos por baixo. Ele cobre e conecta os órgãos, músculos e o sistema esquelético do corpo[2]Beardsley C, Škarabot J. Effects of self-myofascial release: a systematic review. Journal of bodywork and movement therapies. 2015 Oct 1;19(4):747-58..

O procedimento de liberação miofascial realizado pelo fisioterapeuta pode ser doloroso (dor leve a moderada) durante 24 a 48 horas, pois é necessário uma força e massagem profunda para soltar a fáscia, e musculatura. O processo de liberação miofascial pode facilitar a reabilitação, diminuição da tensão local, e diminuição de pontos gatilhos miofasciais.

O que é fáscia?

dor miofascial ponto gatilho

A fáscia é o tecido conjuntivo fino que percorre todo o corpo, criando uma teia ininterrupta que sustenta os ossos, órgãos, nervos e vasos sanguíneos, juntamente com todos os músculos.

A fáscia absorve o choque e ajuda os músculos a se moverem como parte do sistema miofascial. Como resultado, pode acumular traumas de lesões repentinas, danificar movimentos repetitivos e condições crônicas[3]Behm DG, Wilke J. Do self-myofascial release devices release myofascia? Rolling mechanisms: a narrative review. Sports Medicine. 2019 Aug;49(8):1173-81..

Restrições nos tecidos miofasciais geralmente podem ser atribuídas a pontos específicos do corpo, conhecidos como “pontos-gatilho”, que podem causar dor em outras partes do corpo, mesmo em partes que não parecem diretamente conectadas. Isso é conhecido como dor referida.

A síndrome da dor miofascial é mais do que apenas desconforto muscular, que todos apresentam de tempos em tempos. O desconforto da síndrome da dor miofascial continuará a incomodá-lo ou até piorar, muito depois da causa conhecida ter passado. Ou seja, a dor pode virar crônica.


O que é a terapia de liberação miofascial?

liberacao miofascial

A terapia de liberação miofascial é uma abordagem terapêutica que pode ser usada para tratar a síndrome da dor miofascial. É uma técnica prática que trabalha para relaxar, alongar e realinhar sua fáscia. O objetivo é trazer alívio da dor, bem como devolver toda a sua amplitude de movimento[4]McKenney K, Elder AS, Elder C, Hutchins A. Myofascial release as a treatment for orthopaedic conditions: a systematic review. Journal of athletic training. 2013;48(4):522-7..

Os massoterapeutas podem ajudar com uma técnica chamada liberação miofascial que usa pressão sustentada para soltar e alongar a fáscia contraída. A ventosaterapia é outra técnica que alonga e alonga a fáscia com o uso de ventosas.

As terapias de liberação facial podem ajudar

liberacao miofascial
  • Quebrar as aderências entre os tecidos, suavizando-os e realinhando-os
  • Soltar tensões e nós nos músculos
  • Permitir um movimento mais fácil e eficaz
  • Reduzir a dor
  • Melhorar a postura
  • Aliviar áreas de tensão muscular
  • Melhorar a flexibilidade
  • Encontrar pontos-gatilho miofasciais


Tipos de pontos gatilho – nós de contração dolorosos

pontos gatilhos

Existem dois tipos principais de pontos-gatilho: primário e secundário (ou satélite).

Se um ponto-gatilho primário se desenvolver em um músculo, ele pode restringir o movimento adequado do músculo[5]Werenski J. The effectiveness of Myofascial release technique in the treatment of Myofascial pain. Lit. Rev. 2011 Jun 17;32:440-50..

Se não forem tratados, outros músculos podem compensar à medida que seu corpo encontra novas maneiras de se movimentar na primeira lesão.

Essa compensação pode resultar em um ponto de disparo secundário ou satélite no novo músculo que está sendo usado.


Como me sentirei após uma massagem miofascial?

Embora não haja efeitos colaterais das sessões de tratamento de liberação miofascial, para algumas pessoas, as mudanças que a terapia de liberação miofascial inicia em seu corpo podem causar respostas que podem ser desconhecidas e às vezes um pouco desagradáveis por um dia ou dois.

Você pode se sentir cansado ou relaxado após a massagem miofascial, no entanto, a maioria das pessoas apresenta uma sensação imediata de alívio.

Pode ser feita após exercícios, e para quem sofre de dor crônica muscular.


Liberação miofascial doi?

Dores e desconforto muscular são comuns por cerca de 24 horas após o tratamento.

Chamamos isso de resposta de cura. A liberação miofascial é um tratamento natural, mas também é um tratamento interessante e que pode ajudar a quebrar o círculo vicioso de espasmo muscular e dor recorrente.

Algumas pessoas sentem uma sensação semelhante em seus músculos como a que sentiu depois de um treino pesado na academia.

Para acelerar esse processo de recuperação, beba muita água após a massagem.

Em alguns casos, à medida que você apresenta alívio do local original da dor, pode descobrir que a dor “migra” para outras partes do corpo. No entanto, a dor não está realmente migrando. Você pode apenas se sentir assim.

O tecido fascial que é espesso, aderido, restrito e apertado tem muitos pontos de fixação no corpo. Suavizar e aliviar a tensão em uma área geralmente leva a uma sensação de aperto ou dor em outra. Está tudo conectado. Isso não é apenas uma coisa que dizemos.

As áreas que começam a sentir tensão ou dor quando estamos trabalhando em outro lugar do corpo nos dão um mapa do que pode precisar ser tratado em seguida.

Essa sensação de dor e tensão em mudança e mudança é um indicador dos impactos positivos de suas sessões, à medida que a fáscia presa e colada no local do tratamento é liberada e a próxima área de tensão é descoberta.


Para saber se você tem indicação para o tratamento, procure seu médico especialista em dor.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Barnes MF. The basic science of myofascial release: morphologic change in connective tissue. Journal of bodywork and movement therapies. 1997 Jul 1;1(4):231-8.
2 Beardsley C, Škarabot J. Effects of self-myofascial release: a systematic review. Journal of bodywork and movement therapies. 2015 Oct 1;19(4):747-58.
3 Behm DG, Wilke J. Do self-myofascial release devices release myofascia? Rolling mechanisms: a narrative review. Sports Medicine. 2019 Aug;49(8):1173-81.
4 McKenney K, Elder AS, Elder C, Hutchins A. Myofascial release as a treatment for orthopaedic conditions: a systematic review. Journal of athletic training. 2013;48(4):522-7.
5 Werenski J. The effectiveness of Myofascial release technique in the treatment of Myofascial pain. Lit. Rev. 2011 Jun 17;32:440-50.

Diene Oliveira Cruz

CREFITO: 197124-F | Fisioterapeuta, com Especialização em Ortopedia e Traumatologia pela Santa Casa de São Paulo

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Diene Oliveira Cruz

Diene Oliveira Cruz

CREFITO: 197124-F | Fisioterapeuta, com Especialização em Ortopedia e Traumatologia pela Santa Casa de São Paulo

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail