Olheiras – Causas e Tratamentos Estéticos

Tratamento para Olheiras Profundas

Olheiras podem ocorrer por vários motivos e pode afetar homens e mulheres.

A fadiga é comumente considerada a principal causa das olheiras e, embora o cansaço embote toda a tez, exacerbando a aparência das olheiras, não é a causa principal das olheiras.

Idade, genética, esforço ocular repetitivo e alergias sazonais também podem indicar uma tendência a escurecer sob os olhos, onde a hiperpigmentação é principalmente a causa de qualquer olheira mais escura do que o normal.

O envelhecimento faz com que a pele sob os olhos fique mais fina, tornando as veias e os vasos sanguíneos abaixo mais visíveis.

Causas de olheiras sob os olhos

Laser para olheiras

As olheiras são causadas pela genética, envelhecimento, problemas médicos e más escolhas de estilo de vida. Você não pode mudar sua genética; portanto, se ela estiver presente em sua família, provavelmente você a desenvolverá. Você pode estar propenso a desenvolver pele fina na área ou excesso de pigmentação da pele.

1. Flacidez / envelhecimento

O envelhecimento propicia uma olheira mais profunda por causa da sustentação da região e a herniação de gordura que formam bolsas nas pálpebras inferiores.

No entanto, a verdade é que elas podem ser tratadas com uma variedade oferecida por produtos cosméticos, procedimentos estéticos, preenchimento de ácido hialurônico.

Entretanto, a cirurgia de Blefaroplastia é o tratamento de resultado mais satisfatório e duradouro.

2. Fatores genéticos

Genes herdados pelos pais podem favorecer diversas características das olheiras, tanto ao nível de coloração escura ou avermelhada, quanto de flacidez e propensão à bolsas de gordura.

3. Falta de hidratação

A pele das pálpebras é a mais fina do organismo e com o processo natural de envelhecimento da região ao redor dos olhos precisa de um reforço na hidratação por ser um local que é propenso a rugas.

A recomendação é usar dermocosméticos que tenham hidratantes que estimulem a migração de água para pele, como o ácido hialurônico.

4. Insônia

As pessoas quando nos veem com olheiras já perguntam se estamos dormindo bem não é mesmo? O cansaço de noites mal dormidas promove o envelhecimento da pele.

A melatonina, hormônio do sono, tem efeito antioxidante e na qualidade do sono. Sem a ação da melatonina ocorre o comprometimento do processo regenerativo da pele.

A pessoa que não consegue dormir ou que dorme menos que 8 horas, que é duração recomendada para ter uma noite de sono saudável, fica com o cortisol, conhecido como “hormônio do stress”, ativado.

Isso diminui consideravelmente a produção de colágeno, uma substância natural que promove maior qualidade à nossa pele.

5. Tabagismo

Pessoas que fumam são propensas a terem olheiras vasculares cuja coloração é arroxeada ou avermelhada pela dilatação dos vasos sanguíneos causada pela má circulação.

Além disso, durante o ato de fumar ocorre retenção de líquidos, deixando a olheira mais protuberante. O tratamento indicado é luz pulsada, laser, drenagem linfática.

O tabagismo também acelera o envelhecimento e flacidez da pele, logo, e em alguns casos é indicada a cirurgia de Blefaroplastia inferior para a remoção das bolsas de gordura e pele flácida.

6. Exposição ao sol

Um grande vilão para potencializar as olheiras, altas temperaturas podem piorar ainda mais estas áreas escuras dos olhos.

No verão é muito comum as olheiras ficarem mais evidentes e hiperpigmentadas. A proteção solar é indispensável, incluindo na região das pálpebras e olheiras.

Abuse também dos óculos escuros com proteção UVA e UVB e chapéus cujo tecido também tenha esta proteção ultravioleta.

Os tratamentos podem ser: laser, peeling, despigmentantes e dermocosméticos.

Sintomas de Olheiras

  • Hiperpigmentação sob os olhos
  • Olhos inchados
  • Incapacidade de dormir o suficiente
  • Pele fina sob os olhos
  • Vasos sanguíneos aumentados e visíveis
  • Pele sem brilho

Quem corre o risco de ter olheiras?

Certas pessoas são mais suscetíveis a desenvolver olheiras, como aquelas com histórico familiar de olheiras, pessoas mais idosas ou pessoas com mais pigmento natural na pele.

Infelizmente, não há como impedir a formação de olheiras. Você pode retardar o aparecimento cuidando adequadamente de você e de sua pele.

Tratamentos caseiros

Embora não haja cura para as olheiras, existem alguns tratamentos caseiros e mudanças no estilo de vida que podem ajudar a diminuir sua aparência.

Compressas FriasPode encolher os vasos sanguíneos dilatados
Dormir bastantePermite que seu corpo tenha tempo para restaurar o fluxo sanguíneo adequado e reparar os danos nos tecidos.
Hidratação adequadaRestaura o volume ao tecido na área.
Use vários travesseirosElevar a cabeça com travesseiros ajudará a eliminar o excesso de líquido na área.
Protetor solar e óculos de solUsar protetor solar e óculos de sol diariamente protege a área dos danos causados pelos raios UV e do escurecimento da pele.

Tratamentos para olheiras

Tratamentos que podem ajudar incluem:

Tratamentos a laser: podem ajudar a tratar o excesso de melanina e promover a produção de colágeno, resultando em olhos mais brilhantes.

Peelings químicos: Muitas vezes, o tratamento ideal para tratar a hiperpigmentação, um peeling químico pode ser a chave para diminuir o escurecimento das olheiras. Peelings mais suaves podem funcionar bem, pois peelings profundos podem danificar a pele delicada. Isso pode piorar as olheiras.

Injetáveis: Preenchimentos dérmicos lacrimais são uma opção popular que pode ajudar a repor o volume nas áreas ocas ao redor dos olhos responsáveis por criar sombras escuras.

Cirurgia cosmética: se você tiver pálpebras escuras e opacas, isso pode enfatizar a aparência de olheiras. A blefaroplastia pode ser útil. O procedimento remove o excesso de pele ou gordura das pálpebras.

Conclusão

Embora olheiras não sejam graves, podem afetar sua autoestima e afetar sua qualidade de vida.

Se as olheiras estiverem incomodando, consulte seu médico para determinar a causa. Muitas causas são tratáveis e diminuirão sua aparência.

Se não houver causas tratáveis, seu médico poderá ajudá-lo a determinar qual tratamento é melhor para você.

Perguntas Frequentes

Olheiras vão desaparecer com o tempo?

Dependendo da causa de seus olhos escuros, as olheiras podem parecer menos proeminentes, no entanto, é mais provável que as sombras escuras piorem do que melhorem com o tempo. A melhor maneira de reduzi-los significativamente é fazer tratamentos profissionais e tomar medidas preventivas.

Dra. Luiza Paulo Filho

CRM-RJ: 52.99681-5 / RQE: 34564

Médica Oftalmologista. Médica pela Faculdade Unigranrio. Pós-Graduação em Oftalmologia pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia e pela Policínica de Botafogo. Título de Especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Atendendimento clínico em Clínica Particular na Tijuca - RJ.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Luiza Paulo Filho

Dra. Luiza Paulo Filho

CRM-RJ: 52.99681-5 / RQE: 34564

Médica Oftalmologista. Médica pela Faculdade Unigranrio. Pós-Graduação em Oftalmologia pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia e pela Policínica de Botafogo. Título de Especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Atendendimento clínico em Clínica Particular na Tijuca - RJ.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail