Blefaroplastia – Cirurgia das Pálpebras – Aprenda mais

blefaroplastia

A Blefaroplastia visa remover o excesso de pele nas pálpebras inferiores e/ou superiores, bem como a retirada de gordura e reposicionamento correto das pálpebras, diminuindo a aparência cansada e envelhecida.

Por essa razão, é muito comum mulheres com mais de 50 anos recorrerem a essa cirurgia para tratar os sinais de envelhecimento que afetam a área dos olhos.

Embora muitas mulheres possam sentir resistência ao optar por realizar a cirurgia, a blefaroplastia pode ser uma solução eficaz para restaurar a aparência e a saúde da região palpebral.

A intenção deste artigo é destacar a importância deste tipo de procedimento para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

O que é Blefaroplastia?

A Blefaroplastia é uma cirurgia plástica que remove pele e gordura em excesso nas pálpebras.

Ela é indicada em mulheres e homens incomodados esteticamente pela aparência de cansaço e tristeza na região dos olhos ou funcionalmente pela redução do campo de visão pela sombra que esse excesso de pele pode causar.

Indicações de Blefaroplastia
Remoção do excesso de pele nas pálpebras inferiores e/ou superiores
Remoção de gordura e reposicionamento correto das pálpebras
Diminuir a aparência cansada e envelhecida
Melhorar a qualidade de vida dos pacientes

Tipos de Cirurgia

blefaroplastia foto

Realizamos a Blefaroplastia das pálpebras superiores quando a pessoa se queixa de não poder mais se maquiar (afinal a maquiagem não aparece), ou de outras pessoas a indagarem sobre a aparência de cansaço e tristeza, ou ainda por atrapalhar a visão.

Quando a queixa é de pele da pálpebra debaixo muito craquelada com bolsas de gordura que parecem um inchaço de noite mal dormida, daí a indicação é a Blefaroplastia das pálpebras inferiores.

É possível também realizar a cirurgia das quatro pálpebras no mesmo momento.

Algumas técnicas cirúrgicas podem se somar à Blefaroplastia para melhorar características anatômicas ou do envelhecimento. Um exemplo é o canto externo dos olhos que vai caindo com a idade em razão da flacidez da pele.

Nesse caso é interessante associar a cantoplastia, na qual esse canto lateral dos olhos é erguido para cima, trazendo uma firmeza mais jovial para o olhar.

Outra opção é associá-la ao lifting das sobrancelhas para quem as tem caídas, sem o belo e característico arqueamento feminino.

Como a cirurgia é realizada? Quanto tempo dura o procedimento?

foto de blefaroplastia

A cirurgia de Blefaroplastia é realizada na segurança da infraestrutura do hospital e pode demorar de 1h a 2h dependendo de qual técnica será utilizada.

Benefícios da Blefaroplastia

Atendo senhoras que relatam uma vida de muita luta e doação completa de vida para suas famílias e acabam por se esvaziar de amor à si próprias, entristecendo-se. Em algum momento elas olham para si e não mais reconhecem beleza nelas mesmas.

É lindo e emocionante observá-las ganhando força e confiança, de dentro para fora (quando decidem por realizar a cirurgia) e depois de fora para dentro (pelo resultado alcançado)! Posso dizer que é uma cirurgia que vai muito além da estética, pois transforma vidas e restaura almas.

Benefícios da Blefaroplastia
Melhorar a aparência do olhar
Eliminar a flacidez e as olheiras
Diminuição do envelhecimento precoce
Aumento da autoestima

Em pacientes idosos a prioridade é o conforto do ocular e melhora do seu campo de visão, uma vez que o excesso de pele pode provocar astigmatismo, prejudicando a visão, uma vez que a gravação fez peso nos olhos, acabando por deformar a córnea (lente natural do olho). Essa pele pode cair tanto, por cima dos satisfeitos e depois, por cima dos olhos, a ponto de tapar a visão completamente, porque, pele flácida em excesso faz uma força de gravitação que empurra a criança para baixo, então o piscar fica comprometido

Cuidados pré e pós-operatórios

blefaroplastia exame

Para o maior conforto das pacientes é recomendada que a cirurgia aconteça mediate anestesia local e sedação. Neste caso, é necessário fazer exames pré-operatórios que incluem o risco cirúrgico.

O pós-operatório requer alguns cuidados como a utilização de compressas geladas e medicações para melhora da cicatrização e menor risco de infecção, afastamento profissional e de atividade físicas e não poder se expôr ao Sol por 3 meses.

Após a cirurgia, alguns pacientes podem apresentar inchaços ou uma sensação de “areia” nos olhos, mas esses sintomas geralmente desaparecem dentro de alguns dias.


Autoestima, cuidado e bem-estar não agregam somente na vida da mulher idosa que passam a se sentir mais bonitas e satisfeitas, mas obedecem também positivamente na vida de todos os que estão próximos.

Dra. Luiza Paulo Filho

CRM-RJ: 52.99681-5 / RQE: 34564

Médica Oftalmologista. Médica pela Faculdade Unigranrio. Pós-Graduação em Oftalmologia pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia e pela Policínica de Botafogo. Título de Especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Atendendimento clínico em Clínica Particular na Tijuca - RJ.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Luiza Paulo Filho

Dra. Luiza Paulo Filho

CRM-RJ: 52.99681-5 / RQE: 34564

Médica Oftalmologista. Médica pela Faculdade Unigranrio. Pós-Graduação em Oftalmologia pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia e pela Policínica de Botafogo. Título de Especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Atendendimento clínico em Clínica Particular na Tijuca - RJ.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail