O que é a região das maçãs do rosto, por que são tão importantes no visagismo facial e como funciona o seu preenchimento em procedimentos estéticos.
As maçãs do rosto são a região da face correspondente a altura do osso malar (ou zigomático, ou até mesmo osso da bochecha), representando portanto os pontos altos das bochechas nas laterais do rosto.
Exatamente por comporem uma região tão marcante da face, pode-se dizer que as maçãs do rosto moldam em grande parte o formato, a sustentação e a aparência geral de um rosto.
É possível reparar que pessoas mais jovens costumam ter a região das bochechas mais firmes e cheias em relação às pessoas mais velhas. Isto ocorre pois além de marcantes, as maçãs do rosto correspondem a uma das primeiras regiões da face a demonstrarem os sinais da idade, principalmente devido a um relaxamento e queda da musculatura e a perda de gordura no rosto.
Devido a esta diferença que ocorre com o decorrer da idade, algumas pessoas gostam de realizar procedimentos estéticos nesta área do rosto como forma de rejuvenescer a aparência da face.
Mas não apenas como fator de rejuvenescimento estético, pessoas de variadas idades se voltam a preenchimentos na região por diferentes motivos, mas principalmente para agregar mais volume e harmonizar e enfatizar os traços naturais do rosto.
Visagismo e harmonização facial
Entende-se o visagismo como sendo um conjunto de técnicas bem pensadas e utilizadas com o intuito de valorizar a beleza natural do rosto das pessoas. Dentre estas técnicas se encontram por exemplo o uso de maquiagem, o preenchimento e design de sobrancelhas, cosméticos para a pele e os cortes e tinturas de cabelo.
O visagismo como processo depende de um largo e rico estudo das características físicas de uma pessoa, sendo necessário que se realize uma consulta com um profissional qualificado para isto, que recomendam personalizadamente as melhores maneiras de se valorizar a beleza de uma pessoa.
Dentre os possíveis caminhos que o visagismo pode seguir para gerar a valorização facial, está a harmonização e diversos procedimentos que envolvem preenchimentos faciais, como os que podem ser realizados nas maçãs do rosto.
O preenchimento estético das maçãs do rosto
Quando falamos em preenchimento facial nas maçãs do rosto, estamos falando de preenchimento com ácido hialurônico, uma substância reabsorvível e biocompatível, sendo portanto extremamente segura e muito utilizada, tanto em formato de cosméticos tópicos, devido ao seu alto poder de hidratação como para realizar o preenchimento de áreas do rosto, acrescentando volume em áreas que possuam certa depressão ou sulcos.
Para a realização do preenchimento das maçãs do rosto, o ácido hialurônico sinteticamente produzido é introduzido a partir de injeções nos locais demarcados pelo médico responsável, como maneira de restabelecer o volume das bochechas e melhorar a harmonia facial como um todo.
As sessões de preenchimento costumam ser rápidas, possuindo uma média de 30 minutos de duração, e podem ser realizadas nos próprios consultórios de muitos dermatologistas. Preenchimentos com ácido hialurônico não costumam ser procedimentos conhecidos por causarem grandes dores e desconfortos, porém há alguns tipos de analgésicos que podem ser utilizados para aumentar a sensação de conforto e reduzir possíveis dores ao longo da realização do preenchimento facial.
Os resultados do procedimento tem uma durabilidade média de entre 9 e 18 meses, com o ácido hialurônico aplicado sendo reabsorvido pelo próprio corpo de maneira natural e de acordo com o organismo de cada pessoa, podendo durar mais ou menos dependendo de quesitos como o estilo de vida, o metabolismo corporal e a idade de cada um.
Mesmo que os resultados não sejam duradouros para acima de um período de 18 meses, caso as aplicações sejam realizadas de maneira recorrente, o preenchimento pode começar a apresentar um padrão cumulativo, melhorando a aparência geral das maçãs do rosto a longo prazo.
A importância de buscar por bons profissionais
É sempre importante salientar a importância de buscar por médicos especialistas na área de procedimentos estéticos e que sejam de confiança, uma vez que aplicações indevidas de ácido hialurônico podem acarretar em resultados que tragam uma aparência assimétrica e desproporcional em relação às feições naturais do rosto, oferecendo portanto o efeito contrário do que o paciente espera e anseia em relação ao processo de preenchimento.
Para minimizar ao máximo a probabilidade de que resultados indesejados ocorram, é importante que o paciente se atente a alguns importantes itens, como por exemplo:
- A especialização médica do profissional que realizará o procedimento e que o número do conselho médico esteja ativo
- A qualidade e validade dos produtos utilizados
- A maneira com que o planejamento, o visagismo e o estudo das características faciais, da quantidade e dos locais de aplicação ocorrerão
- Se o profissional analisa o quadro antes da realização do procedimento, ou seja, se explica adequadamente os processos pós operatórios, pergunta sobre o histórico médico e de cicatrização da pessoa e entre outros
- As recomendações gerais de outras pessoas que já tenham realizado o preenchimento no mesmo local e com o mesmo profissional.
Dicas e recomendações para o período pós procedimento
Após a realização do preenchimento nas maçãs do rosto, o próprio médico responsável pelo procedimento irá prosseguir com as recomendações do pós, indicando os melhores cremes tópicos e dicas para cada caso específico. Porém, alguma recomendações gerais que podem ser pontuadas são:
- Evitar a realização de exercícios e atividades físicas nas primeiras 24 horas após o procedimento
- Aplicar compressas geladas de maneira delicada em caso de inchaços ou hematomas, que podem ocorrer devido às injeções ocorridas ao longo do preenchimento
- O resultado final com a integração total do produto pode demorar uma média de um mês para se estabelecer, portanto é importante manter a paciência e aguardar os resultados.
Contraindicações do procedimento
O preenchimento com ácido hialurônico é contra-indicado em casos de portadores de doenças autoimunes, grávidas, mulheres em processo de aleitamento, pacientes realizando tratamento com drogas de caráter anticoagulante ou com possíveis transtornos de coagulação e pessoas com alguns tipos de hipersensibilidades.s
Nos casos de hipersensibilidade, a pessoa deve comunicá-la ao médico responsável pelo procedimento, que deverá averiguar a situação e se o preenchimento poderá ou não ocorrer de maneira segura.