Eversão do Pé – Entenda o que é, causas e tratamento!

EVERSÃO DO PÉ

A eversão do pé é uma condição em que a região interna do pé gira para fora, se deslocando da linha central do corpo. É como se, ao ficar de pé, você virasse o pé em direção à parte de dentro, o que faria a parte de fora do pé se levantar do chão.

Entenda o Movimento da Eversão do Pé

No pé e no tornozelo, existem músculos que desempenham um papel na eversão do pé. Esses músculos, como os músculos fibulares, trabalham junto com outros que movem o pé para dentro. Eles ajudam a manter o tornozelo estável e equilibrado quando fazemos coisas como ficar de pé, andar, correr, pular ou patinar. Por exemplo, se você está de pé e seus pés começam a se virar para dentro, os músculos fibulares automaticamente se apertam para trazer o tornozelo de volta à posição normal.

O tornozelo tem uma articulação chamada articulação subtalar, que permite a virada para dentro e para fora do pé. Essa articulação é formada pela parte de baixo do osso do tornozelo (tálus) e a parte de cima do osso do calcanhar (calcâneo). A articulação subtalar é cheia de um líquido chamado líquido sinovial, que ajuda a lubrificar e proteger a articulação.

EVERSAO DO PE 2

A eversão do pé, junto com outros movimentos do pé, ajuda a manter o equilíbrio e a boa postura quando estamos em pé, caminhando ou correndo, principalmente em superfícies que não são lisas.

Vamos imaginar que você está de pé de lado em um morro inclinado, com um dos seus pés mais alto que o outro. Para ficar equilibrado nessa situação, um pé precisa virar para longe do meio do corpo e o outro pé precisa virar para perto do meio do corpo. Isso faz com que as solas dos pés fiquem bem apoiadas no chão e você mantenha seu equilíbrio.

Esse tipo de movimento é importante, principalmente quando estamos em terrenos acidentados. Ele ajuda a evitar que você perca o equilíbrio e caia. Mas, às vezes, o pé pode virar demais e causar uma lesão, como uma torção no tornozelo para fora. Isso pode acontecer, por exemplo, quando os ligamentos dentro do tornozelo se esticam muito e se rasgam. No entanto, existem outras razões que podem fazer o pé virar demais para fora.

É comum que algumas pessoas achem que a eversão do pé é algo normal, mas na realidade, não é. A boa notícia é que corrigir isso geralmente não é tão complicado. Essa situação pode influenciar a forma como você anda e se posiciona, então é importante entender suas causas, sintomas e opções de tratamento para garantir uma abordagem eficaz para o manejo dessa condição.

Causas

EVERSAO DO PE 1

A eversão do pé pode ser causada por diversas razões, incluindo:

Genética: Algumas pessoas podem ter uma tendência genética a desenvolver essa condição.

Fraqueza Muscular: Se os músculos ao redor do tornozelo não forem fortes o suficiente, isso pode contribuir para a eversão do pé.

Lesões Anteriores: Traumas, entorses ou lesões anteriores no tornozelo podem prejudicar a estabilidade e levar à eversão do pé. Inclusive, atletas jovens são bastante vulneráveis ​​a lesões durante atividades esportivas e recreativas, causando a eversão do pé de forma involuntária. Atletas que se dedicam a treinos intensos e repetitivos podem sentir mais pressão nos músculos e articulações. O uso de sapatos inadequados ou desgastados também pode piorar a situação em atletas. Sapatos que não oferecem o suporte certo podem aumentar as chances de desalinhamento.

Desalinhamento Ósseo: Se os ossos do pé ou do tornozelo não estiverem alinhados corretamente, isso pode levar à eversão.

Desenvolvimento Muscular Desigual: Se alguns músculos se desenvolverem mais do que outros, isso pode criar um desequilíbrio e levar à eversão do pé.

Sintomas

Os sintomas da eversão do pé podem variar, e podem incluir:

  • Marcha Alterada: A criança ou adulto pode andar com os pés virados para fora, afetando a postura e a marcha normal.
  • Desconforto ou Dor: Pode haver desconforto ou dor na parte interna do pé, tornozelo ou perna devido ao desalinhamento.
  • Instabilidade: O tornozelo pode se sentir instável, aumentando o risco de entorses.
  • Dificuldade em Calçar Sapatos: A eversão pode tornar difícil encontrar sapatos que se encaixem confortavelmente.

Tratamento

O tratamento para a eversão do pé depende do que está causando o problema e da gravidade da condição. Existem algumas maneiras de tratar a eversão do pé. Uma delas é usar dispositivos especiais, como órteses personalizadas, suspensórios ou palmilhas para os sapatos. Esses dispositivos podem ajudar a corrigir como o pé está alinhado e dar o suporte necessário.

EVERSAO DO PE 3

Outra forma comum de tratar a eversão do pé é através da fisioterapia, envolvendo exercícios e atividades que ajudam a tornar os músculos do pé e do tornozelo mais flexíveis e fortes. Quando os músculos estão mais fortes e trabalhando da maneira certa, isso pode ajudar a prevenir lesões e corrigir problemas de alinhamento. Fazer exercícios específicos com a ajuda de um fisioterapeuta é importante para fortalecer os músculos do pé e do tornozelo.

Além disso, é importante usar calçados apropriados que ofereçam estabilidade e suporte ao tornozelo. Participar de terapia de alongamento e mobilização pode ser benéfico para aumentar a flexibilidade e a mobilidade do tornozelo. Em situações excepcionais e graves, quando outras abordagens não surtem efeito, a cirurgia pode ser considerada para corrigir o alinhamento.

Se a eversão do pé não for tratada de maneira adequada, pode resultar em outros problemas que geralmente são mais dolorosos. Deixar a eversão do pé sem tratamento adequado pode levar a complicações como fascite plantar (dor no calcanhar), entorses de tornozelo, fraturas, problemas no joelho, esporões ósseos, tendinite de Aquiles e complicações na banda iliotibial.

Lembre-se que cada caso é único. É importante consultar um profissional de saúde, como um fisioterapeuta ou ortopedista, para avaliar a situação e desenvolver um plano de tratamento adequado. A intervenção precoce ajudará a alcançar melhores resultados e promover o bem-estar da pessoa afetada pela eversão do pé.

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Carlos Roberto Babá

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925.

Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura.

Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT).

Atuação na Área Clínica e de Ensino Médico.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail